Nos primeiros tempos da humanidade o Homem para se abrigar utilizou as cavernas naturais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
Advertisements

Aprendizagem da construção do “Falso Vitral”
Arte Gótica.
O que é Proporção Áurea? Esse rapaz abaixo é o matemático Luca Pacioli que inventou a contabilidade moderna. Em 1509 ele e Leonardo da Vinci publicaram.
A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
Os sectores de actividade
ARTE ROMÂNICA.
Arte gótica Renascimento Barroco
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
Humanismo Século XV.
AULA 13 CULTURA NA IDADE MÉDIA
Idade MÉDIA Queda do Império Romano do Ocidente e do Oriente – ( ).
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
PRÉ HISTÓRIA.
Trabalho de História Professor: Joaquim Aluno: Bruno Cautiman
A ARTE MEDIEVAL História 3ºCiclo.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Arquitetura, Escultura e Pintura
(:Castelos medievais:)
ARCO ROMANO OU DE VOLTA INTEIRA (sendo dado o vão)
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
A Arte do Renascimento.
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
Indivíduo, Cultura e Identidade
Disciplina: Sistemas CONSTRUTIVOS
Declínio da Idade Média
Os sectores de actividade
Escultura da Grécia Antiga
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Catedral Gótica.
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Reviver os ideais da cultura greco-romana
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
Arte Romana.
Arte Gótica Idade Média A Religiosidade; O Analfabetismo;
Arquitetura vernacular
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
A Cultura Medieval.
Arte Gótica.
Gótico GÓTICO Mudanças Expansão do comércio entre diferentes regiões e países. Centralização do comércio em “grandes” cidades. Deslocamento do campo para.
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
História da Cultura e das Artes
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A.
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
Arte bizantina O cristianismo não foi a única preocupação para o Império Romano nos primeiros séculos de nossa era.Por volta do século IV, começou a invasão.
Arte - Medieval Arte Românica.
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
Escola E.B. 2, 3 Padre Alberto Neto História
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
Componentes: Prontuário: Danielle Marques
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
PRÉ - HISTÓRIA.
9. UEM – “Dos povos da Antiguidade, os que apresentaram uma
ARTE GÓTICA.
História da arte: breves considerações
Pré-História. Surgimento do Fogo Com o frio das noites as povos tinham de se juntar perto de uma fogueira para se aquecer e se proteger dos animas, assim.
ARTE GÓTICA.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

Nos primeiros tempos da humanidade o Homem para se abrigar utilizou as cavernas naturais. Com a evolução do tempo começou a construir os seus abrigos com materiais rudimentares, como por exemplo: pele dos animais, folhas, colmo e madeira.

Nos primeiros tempos da humanidade o Homem para se abrigar utilizou as cavernas naturais. Com a evolução do tempo começou a construir os seus abrigos com materiais rudimentares, como por exemplo: pele dos animais, folhas, colmo e madeira. Mais tarde ao utilizar materiais mais duráveis e processos construtivos adequados à resolução dos problemas de suporte, surgiu o arco, que por sua vez, conduziu ao aparecimento da abóbada.

À altura do arco chama-se flecha e à largura vão. O arco é uma estrutura arquitectónica, cuja função é a de suporte. Dá estabilidade ao peso sustentado que, por sua vez, é distribuído pelos dois pilares onde assenta.

Através dos tempos e com o desenvolvimento das civilizações, vemos este processo construtivo passar por várias formas, surgindo assim: arco romano arco árabe arco ogival arco contracurvado arco abatido arco aviajado ou esconso.

Arco de volta inteira ou romano - Presume-se que este arco remonte à Mesopotâmia, tendo sido assimilado e aperfeiçoado pelos romanos e posteriormente transmitido a outros povos.

Arco árabe ou ultrapassado - Já utilizado pelos Visigodos nas suas construções, foi contudo aperfeiçoado pelos árabes e divulgado através dos seus monumentos.

Este arco cuja forma foi evoluindo em altura, pode apresentar três aspectos: ogiva perfeita ogiva encurtada ogiva alongada. Na Idade Média, o arco ogival ou arco em ogiva possibilitou a elevação da flecha (altura) dos arcos, permitindo, ao mesmo tempo, suportar melhor as cargas a que estavam sujeitos. Na arquitetura gótica, vamos encontrar a utilização deste arco nos monumentos, imprimindo-lhes características de verticalidade.

Os processos construtivos do arco foram evoluindo através dos tempos e consequentemente, a sua forma alterou-se dando lugar a um novo estilo decorativo. Assim, no final da Idade Média, surge o arco contracurvado ou em quilha que marcou o final do estilo gótico. Em Portugal, foi utilizado, frequentemente em construções de estilo manuelino.

Com a saturação e declínio da arte gótica houve um regresso à horizontalidade, assim no renascimento, a preocupação de fazer ressurgir os ideais da cultura clássica, levou os arquitetos à procura de novas formas, como o arco abatido.

Com a abertura de espírito e a procura de novas formas para outras soluções, surge o arco aviajado ou esconso.

Educação Visual Prof.ª Cristina Santos