TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

OS SISTEMAS: ofensivo e defensivo
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
VÔLEI DE QUADRA Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede.
Jogos desportivos coletivos:
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
Voleibol Professor:Leandro..
VOLEIBOL – REGRAS PROF. BIA
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Aspectos tácticos elementares:
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 3
REGRAS BÁSICAS DO voleibol.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Movimentos da Capoeira
Capoeira - Movimentos básicos e floreios
QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.
Voleibol.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JOGO
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
Floreios (acrobacias)
Movimentos de Ataque.
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
VOLEIBOL.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
Histórico - Voleibol Criador – William Morgan (USA) – 1895;
PROFª. MARIA HELENA CARVALHO
SITUAÇÕES DE JOGO: 1 CONTRA 1 2 CONTRA 2 3 CONTRA 3
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Gestos técnicos do voleibol
Basquetebol.
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho Realizado por: - Jessica Morgado -Miguel Pratas
Profª. Maria Helena Carvalho
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O esporte é Handebol? Fone:
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Escola Marcelino Mesquita
As Técnicas Básicas do Volley
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
ASPECTOS TÉCNICOS FUNDAMENTOS:
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES - BASQUETEBOL
VOLEIBOL.
NADO CRAWL.
Profª. Maria Helena Carvalho
Análise Biomecânica – FOREHAND
Voleibol.
Profª. Maria Helena Carvalho
Escola Básica de Canidelo
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Fundamentos do Voleibol
Voleibol Prof. Leonardo Miglinas (132).
TÁCTICO FUTSAL.
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
FUTSAL.
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
GINÁSTICA de SOLO.
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL DEF5847 Professor: Ricardo Lucas Pacheco Monitora: Amanda Pacheco Beck Turma: 0367

INICIANDO NO VOLEIBOL Que elementos existem no universo do Voleibol? Como devemos/podemos proceder para o ensino/aprendizagem destes Elementos? Agrupa-se por similaridade: Fundamentos Técnicos; Fundamentos Táticos; Fundamentos Físicos, Fundamentos Psicossociais; Regulamentação. (regras e arbitragem) Utiliza-se uma metodologia adequada ao Público alvo.

E quando for para a Iniciação? Na Escola Para Formação de Atletas. Características do Voleibol -Esporte: competição; técnica; tática; priorização dos “melhores”; exclusão dos “limitados”; premiação dos “melhores”; cooperação; socialização; desenvolve aspectos cognitivos, sociais e afetivos; perseverança; entre outras.

Pergunta-se: Todos estes elementos são desejáveis na Escola? Como introduzir, adequadamente, o Voleibol na Escola? Como ter, presentes na Escola os elementos desejáveis do Voleibol? Devemos ter: o Voleibol na escola, ou um Voleibol para a Escola?

OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS PRELIMINARES (PPP) Processo: Conjunto de atos, (ações), pelos quais se realiza alguma coisa; Modo de executar uma tarefa. Pedagógico: Relacionados, relativos, ligados ao ensino, à formação, à educação; Preliminar: Que precede ao objeto principal, servindo para torná-lo mais claro; introdução.

PPP = Conjunto de ações, relacionadas com o ensino/educação/formação, que tem como objetivo, introduzir o aprendiz em uma determinada modalidade esportiva, facilitando/possibilitando o seu aprendizado. Características do PPP: Participação; Integração, Inclusão; Ludicidade; Construção coletiva; Adaptação (regras, gestos, movimentos, etc.); Facilitação das terefas; Criar Memória Motora, entre outras.

INICIANDO NOS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO VOLEIBOL O QUE SÃO FUNDAMENTOS TÉCNICOS? FUNDAMENTOS: Alicerce; base; sustentáculo; apoio sobre os quais se assenta uma construção. TÉCNICO: Perito em uma ciência, em uma arte ou ofício. TÉCNICA: Maneira, forma mais eficiente/correta de se realizar uma determinada tarefa. FUNDAMENTOS TÉCNICOS: Gestos, movimentos básicos, (gestual básico), necessários, à prática eficiente e correta, de uma determinada modalidade esportiva. No caso o Voleibol.

OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS - (PPE) Processos: Conjunto de atos, (ações), pelos quais se realiza alguma coisa; Modo organizado de executar uma determinada tarefa. Pedagógicos: Relacionados, relativos, ligados ao ensino, à formação e à educação; Específicos: Que é exclusivo, característico, particular, próprio, especial.

PPE = Um conjunto de ações (atos), relacionados com o ensino/educação/aprendizado, que tem como objetivo, levar o aprendiz ou o praticante, em uma determinada modalidade esportiva, à prática eficiente e correta dos gestos e movimentos, (fundamentos técnicos), desta modalidade.

Características do PPE Não significando que a participação, a integração, a inclusão e a ludicidade sejam deixadas de lado, o PPE tem como característica principal, a busca pele execução eficiente e correta dos gestos técnicos da modalidade, devendo, portanto o educador, corrigir o gestual executado pelo educando, propiciando-lhe um conhecimento daquilo que ele está fazendo corretamente e do que precisa ser melhorado.

QUAIS SÃO OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO VOLEIBOL? I) – POSIÇÃO DE EXPECTATIVA II) – MANCHETE III) – TOQUE IV) – SAQUE V) – CORTADA VI) – BLOQUEIO VII) – JOGADAS ESPECIAIS

POSIÇÃO DE EXPECTATIVA Posicionamento correto do corpo, necessário para uma correta execução dos movimentos subseqüentes, de defesa, (manchete, bloqueio, etc.) e de ataque, (cortada, toque, etc.). Caracteriza-se por uma boa base dos pés, (sendo que se deve ficar na ponta destes),com um pé ligeiramente à frente do outro, os joelhos semi flexionados e o tronco ligeiramente inclinado para a frente. A cabeça deve estar ereta de formas que permita uma ampla visão e os braços à frente do corpo.

POSIÇÃO DE EXPECTATIVA

MANCHETE Fundamento utilizado principalmente para a defesa, (1º momento), que consiste em, partindo da Posição de Expectativa, e estando com as mãos unidas e os braços esticados, tocar a bola com os punhos, de forma a direcioná-la para o seu colega de equipe, normalmente o levantador.

MANCHETE

TOQUE Fundamento utilizado principalmente para o “2º momento” - levantamento, (executado pelo levantador da equipe). Partindo da Posição de Expectativa, toca-se a bola, acima e a frente da cabeça, com as pontas dos dedos e a parte calosa das mãos, para deixá-la em uma situação favorável para o ataque, “3º momento”. O toque pode ser: Com uma ou ambas as mãos, (preferencialmente); Para frente; para os lados ou para trás.

TOQUE

SAQUE Fundamento básico do VB, pois é através dele que se coloca a bola em jogo. Partindo-se da Posição de Expectativa, o executante golpeia a bola que deverá estar solta, (no ar), com uma das mãos, enviando-a para a quadra adversária, por sobre a rede e por entre as antenas. O saque pode ser: Por baixo: de frente ou de lado para a quadra; executado com qualquer parte da mão. Por cima: tipo tênis; balanceado (tático) ou precedido de um salto (viagem).

SAQUE

CORTADA Fundamento de conclusão da jogada, (3º momento). Consiste em golpear a bola de forma que ela seja enviada com força, velocidade e precisão para a quadra adversária, de forma que não possa ser defendida e, com isto, se obter o ponto. A cortada pode ser: Em relação a rede: Entrada; Meio e Saída; Em relação a direção: Paralela, (corredor); Diagonal longa e Diagonal curta; Em relação a intensidade: Forte (definição); Média (direção) e Fraca (colocação).

CORTADA

BLOQUEIO Fundamento importantíssimo para o sistema tático defensivo da equipe. Caracteriza-se pelo fato do jogador saltar verticalmente próximo a rede, com os braços esticados e as mãos erguidas e espalmadas a frente da cabeça, obstruindo a passagem da bola, na tentativa de impedir que esta chegue à sua quadra, ou limitando as possibilidades de ação do atacante adversário e consequentemente, facilitando a ação defensiva. O bloqueio pode ser: Em relação ao número de jogadores: individual; duplo e triplo; Em relação à posição das mãos e o plano da rede: ofensivo e defensivo.

BLOQUEIO

JOGADAS ESPECIAIS São os fundamentos utilizados como recurso em situações específicas e que, normalmente, requerem uma habilidade muito grande para a sua execução. As jogadas especiais podes ser: De Defesa: Peixinho (mergulho); rolamento; espalmadas, manchete invertida e com os pés; De Ataque: Colocadinha, (com a ponta dos dedos) e soquinho.

JOGADAS ESPECIAIS

É A PARTIR DA CORRETA EXECUÇÃO DOS FUNDAMENTOS TÉCNICOS QUE SE EDIFICAM OS FUNDAMENTOS TÁTICOS, DEFENSIVOS E OFENSIVOS E, AFINAL, QUE SE CONSTROI UMA EQUIPE DE VOLEIBOL.