Secretaria de Telecomunicações A banda larga no Brasil Maximiliano Salvadori Martinhão UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA Comunicações Ministério das.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução e Inclusão Digital
Advertisements

Governo Eletrônico para Todos
Universidade – Tecnologias – Articulação
Internet e telefonia rural
COMPETITIVIDADE DE PROVEDORES DE SERVIÇOS E OPERADORAS
Regulamentação SCM e o Futuro do Provedor de Acesso à Internet
CIDADES DIGITAIS FÓRUM TI & GOVERNO MUNICÍPIOS 2007
Por que investir? 09 de junho de 2010
Programa Nacional de Banda Larga
Plano Nacional de Banda Larga
Evolução da Sociedade de Informação em Portugal
Plano Nacional de Banda Larga
ATO 1 Nove meses de pesquisas. Trinta oito entrevistas. Quatro painéis temáticos. Dezenas de estudos revistos.
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Infra-estrutura Avançada E Novos Serviços
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
SECOP 2014 O que as redes de alta velocidade possibilitam na prestação de novos serviços ao cidadão? 30/05/
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
Regulação no Mercado de Banda Larga em 2005 ICP-ANACOM.
Ações do Ministério das Comunicações
Premissas Dados das Microrregiões.
Globalização: Boa ou ruim?.
Programa Nacional de Banda Larga: desenvolvimento e próximos passos
Audiência Pública – Câmara dos Deputados Brasília, 19 de novembro de 2014 Ministério das Comunicações Maximiliano Salvadori Martinhão Secretário de Telecomunicações.
Cidades Digitais Educação Continuada PUCRS. Cidades Digitais Cidade Digital é aquela que apresenta, em toda sua área geográfica, infra-estrutura de telecomunicações.
SECOP 2014 Jurandir Lima Gerente de Estratégia e Desenho de Serviço
Acesso público e gratuito de internet Roberto Petry Presidente da SUCESU NACIONAL e SUCESU-RS
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
ADRIANA DANIELE DEIVIDIANE FÁBIO ROMERITO LEANDRO
Departamento de Banda Larga Secretaria de Telecomunicações
O novo negócio de comunicações digitais e possíveis implicações para o Brasil Setembro, 2007.
Banda Larga no Brasil e América Latina José Fernandes Pauletti
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
Estabilização, reformas e desequilíbrios macroeconômicos
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
Ministério das Comunicações _dados setoriais.
Ministério das Comunicações. Audiência Pública, 19/09/2015 Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
cenário e perspectivas
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Audiência Pública Relacionamento com provedores e o futuro Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Câmara dos Deputados 11 de julho.
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
Última atualização: 02/12/2015 Material de uso restrito AUDIÊNCIA PÚBLICA Câmara dos Deputados 03/12/2015.
Caso de Sucesso Referência de mercado. Tecnologia | Software Projeto: Tornar referência Tornar o estudo State of the Internet a principal referência em.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Sede em Curitiba e Escritórios Regionais no Interior Atende a estrutura da Administração Estadual nos.
1 Última atualização: 14/11/2014 Material de uso restrito Audiência Pública Debater o Programa Espacial Brasileiro à Implantação do SGDC-1 CCTCI - Senado.
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
Ministério das Comunicações O MINISTÉRIO -Secretaria de Telecomunicações Políticas para expansão dos serviços de telecomunicações, prioritariamente.
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
TI, Telecom e Inclusão Digital Maio, 2003 Hélio Marcos M. Graciosa Presidente.
1 Information Society Strategic Program Electronic Government Action Plan Estado Actual e perspectivas TIC em Cabo Verde.
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
Audiência Pública, Senado Federal Medida Provisória nº690/2015 Brasília, 14 de novembro de 2015.
Audiência Pública sobre redução e interrupção de trafego de dados Comissão de Defesa do Consumidor - CDC Brasília, 8 de abril de 2015 Amaury Oliva Diretor.
DETI - Marcio Patusco Lana Lobo Agosto de 2011Painel Perspectivas das Telecomunicações e BL1 O Futuro das Telecomunicações no Brasil Painel Perspectivas.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
1 PERSPECTIVAS DO MODELO DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL VISITA A PUC/RS PORTO ALEGRE- 09 DE JULHO DE 2001 Antônio Carlos Valente Membro do Conselho Diretor.
A UDIÊNCIA P ÚBLICA – S ENADO F EDERAL EDUARDO LEVY B RASÍLIA, 09 DE J ULHO DE 2013 D ESTINAÇÃO E L ICITAÇÃO DA F AIXA DE 700 MH Z.
Ministério das Comunicações Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
Última atualização: 06/07/2015 Material de uso restrito TELEBRAS: Universalização da Banda Larga 07/07/2015.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
Educação para o desenvolvimento e competitividade Marcos Formiga CNPq/UnB Brasília, Junho de 2013 Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico,
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
1 Painel IV Universalização, rentabilidade e competitividade no setor de Telecomunicações A perspectiva de um Operador SMC/banda B Arnaldo F. Tibyriçá.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “O Processo de Universalização da Telefonia.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Telecomunicações A banda larga no Brasil Maximiliano Salvadori Martinhão UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA Comunicações Ministério das

O que já foi feito pela banda larga no Brasil As ações desempenhadas permitiram avançar substancialmente no acesso à banda larga no Brasil. Comunicações Ministério das BANDA LARGA REPNBL Smartphone Satélite Debêntures Desoneração de VSATs Banda Larga Popular Tablet Rede nacional Decreto NetMundial Datacenter Marco Civil Regulamentos Leilão de espectro M2M

Resultados do Programa Nacional de Banda Larga - PNBL Comunicações Ministério das +56,8% De domicílios com acesso à internet 31,2 milhões +60% De acessos de banda larga fixa 24 milhões +735% De acessos de banda larga móvel 158 milhões

Reconhecimento internacional UIT: a banda larga móvel no Brasil vem se expandindo em um ritmo 3x mais rápido que no mundo. Comunicações Ministério das GSMA: reconheceu o governo do Brasil no prestigioso prêmio Government Mobile Excellence do setor de tecnologia móvel. World Economic Forum: as infraestruturas de telefonia móvel e fixa são as melhores comparadas às outras do país.

O que já foi feito pela banda larga no Brasil O PNBL FOI CRIADO PARA ENDEREÇAR: Comunicações Ministério das Concentração Velocidade Preço Alcançar maior velocidade + pessoas terem acesso

6 Fonte: União Internacional de Telecomunicações. O tráfego domiciliar mensal do Brasil hoje é de 53 GB (será de 87 GB em 2019). Um plano móvel de franquia de 10 GB no país é ofertado hoje por R$ 229,99 ao mês. Franquia tem criado grande disputa entre operadoras e consumidores Acesso móvel não dará conta da evolução do tráfego Comunicações Ministério das

7 Posição em 2013: 83 Posição em 2013: 83 Fonte: Akamai (2015). “State of the Internet”. Nos últimos anos, o país tem perdido posições à medida que planos ambiciosos de banda larga focados na elevação dos patamares de velocidade têm sido adotados por diversas economias Velocidade média: Estamos ficando para trás Comunicações Ministério das

A manutenção do uso de redes baseadas em longos trechos de cobre apresenta limitações expressivas A concepção do plano Comunicações Ministério das < 10 % dos domicílios brasileiros são cobertos por redes baseadas em fibra óptica Menos da metade dos municípios brasileiros são abordados com fibra óptica PROBLEMÁTICA O Brasil é carente de infraestrutura de fibra óptica A capilaridade da infraestrutura de suporte à banda larga de alta velocidade é limitada.

A concepção do plano Comunicações Ministério das COBRE: 2002COBRE: 2014 FIBRA: 2015FIBRA: 2055 COBRE: 2018

10 Planos nacionais de Banda Larga: Metas agressivas de velocidade Comunicações Ministério das

BANDA PARA LARGA TODOS programa Banda larga e desenvolvimento Comunicações Ministério das

Banda larga e desenvolvimento METAS Dobrar os acessos à internet em banda larga 300 milhões Velocidade MÉDIA da banda larga fixa 25 Mbps Modernizar a gestão dos serviços públicos essenciais 40 mil escolas 23 mil U.B.S. _e-gov _saúde _educação Comunicações Ministério das

Banda larga e desenvolvimento AÇÕES Comunicações Ministério das Rede de acesso em Fibra Óptica em 45% dos domicílios: Regiões metropolitanas + cidades > 100 mil habitantes 1284 cidades < 100 mil habitantes FTTx Rede de transporte de fibra óptica em 90% dos municípios Backbone interior

Banda larga e desenvolvimento AÇÕES TELEBRAS Comunicações Ministério das Lançamento de 2 cabos submarinosEUAEuropa Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações: Internet em banda larga em TODO o país SGDC Rede Nacional e Anéis Metropolitanos Backbone interior

Banda larga e desenvolvimento BENEFÍCIOS Comunicações Ministério das Rede de transporte reduzirá desigualdades regionais Rede de acesso cobrirá classe C e parte da classe D Rede de acesso: domicílios cobertos Fonte: IBGE. Fonte: g1.globo.com (13/5/2015) AB C CD Mapa de calor da velocidade média 80% dos acessos estão concentrados em 4% dos municípios Dos acessos acima de 12 Mbps, 80% estão em 1% dos municípios

16 Para as empresas Maior produtividade Economia de tempo e recursos materiais Adoção de processos mais eficientes Inovação de negócios tradicionais Redução de custos de transação, principalmente os geográficos Geração de novos produtos e negócios no setor de tecnologia (aplicativos e serviços em nuvem) Para as famílias Mais alternativas de comunicação (VoIP, vídeo e mídias sociais) Mais acesso à informação e, consequentemente, maior qualificação profissional e melhor condição de saúde Compras online Acesso a serviços públicos online Teletrabalho Redução da desvantagem para pessoas com locomoção comprometida Economia nacional Dobrar a velocidade média pode acrescentar 0,3 pontos percentuais ao PIB Isto é, R$ 16,5 bi a mais no PIB de 2014 (R$ 5,5 tri) Quintuplicar a velocidade média pode aumentar a renda domiciliar mensal média em até 5,7% Isto representa R$ 164 a mais na renda de 2013 (R$ 2,8 mil) Fonte: Ericsson (2013). “Socioeconomic Effects of Broadband Speed”. Por que velocidade é importante? Comunicações Ministério das

Maximiliano Salvadori Martinhão Comunicações Ministério das Obrigado! Secretaria de Telecomunicações A banda larga no Brasil UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA