BONE COLLECTED DURING DENTAL IMPLANT SURGERY: A CLINICAL AND HISTOLOGICAL STUDY Malcolm Peter Jackson Young Helen Victoria Worthington Richard Ernest Lloyd.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço Confinado  Vigia
Advertisements

Conceitos Gerais e Epidemiologia das IH
Estatística amintas paiva afonso.
Processamento de tecidos duros: técnica de descalcificação
Adequar as funções mastigatórias Fonética Estética Manter espaço perdido Desenvolver o bem-estar psicoemocional.
COLETA, TRANSPORTE E PROCESSAMENTO
ANÁLISE DISCRIMINANTE
Andréa Menezes Cássio José Renata C. M. Silva
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Nascimento, L. C.; Corso, P. F. C. L., Delson, J. C.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Introdução aos Princípios e elementos de design
Métodos Quantitativos
Método de Referência par Determinação de Material Particulado
APLICABILIDADE DO PLASMA RICO EM
Qualidade Da Água Conclusão Introdução Resultados Metodologia
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
The Role of Fine-Needle Aspiration Biopsy in the Rapid Diagnosis and Management of Thyroid Neoplasm O Papel da Biópsia de Aspiração com Agulha Fina no.
Sistemas Operacionais
Dra Denise Ramos de Almeida Hematologia Hemoterapia
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Convencer ou conscientizar?
Prof. Ilydio Pereira de Sá UERJ - USS
Etapa Estatística Planejamento Análise Estatística Efeito de sequência
Implantes Dentários.
PALESTRA INFORMATIVA.
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Transformação de soluções
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
EFEITOS DA MICROINJEÇÃO DE BUSPIRONA NO NÚCLEO BASOLATERAL DA AMIGDALA SOBRE A CATATONIA INDUZIDA PELO HALOPERIDOL Monteiro, D.; Landeira-Fernandez, J.;
Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
Aluna: Monique A. de Souza C. Barreto
Limites de Consistência
Matemática Financeira
Alvos de saturação de oxigênio em recém-nascidos pré-termos extremos
TERCEIRA IDADE.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Fernando Gláuber Júnior Luana. Fase quente Fase fria.
Métodos de diagnóstico rápido
Liga Baiana de Cirurgia Plástica
Regressão e Previsão Numérica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Aula 6. Delineamento amostral
CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO (CEP)
Grupo I (artigos I/II/III)
A Prevalência do Dano Iatrogênico em Superfícies Proximais Previamente Restauradas Veruska Angotti F. de Medeiros Esp, MS 1° Tenente - HGeB Departamento.
para exames laboratoriais
ANOVA.
Testes de Hipóteses.
Dosagem de Radiação Luciana Cooper.
Medidas e Instrumentos
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 7ª aula -
INTERVALOS DE CONFIANÇA
Probabilidade Teste de hipóteses para duas médias:
NOÇÕES DE TESTE DE HIPÓTESES (I) Teste de hipóteses para a proporção populacional.
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas 10ª aula.
REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA E OS IMPLANTES DENTÁRIOS
Distribuição de Freqüências
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Estatística Inferencial. É um processo de tomada de decisão baseado em probabilidades e pode ser de dois tipos: - Estimação de parâmetros – usando a informação.
: Hochheim*, R.N; Bez**, L ; Benfatti***, C.; Chagas****, M *Doutor em Implantodontia pela UFSC, Professor FURB ** Mestre em Implantodontia pela UFSC ***
FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini
Osteodensitometria, Biomecânica do Osso e Risco de Fractura Cadeira de Introdução à Engenharia Biomédica Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica 2007/2008.
Spatial analysis of anthropogenic disturbance regimes and roadside shrubs in a fragmented agricultural landscape Peter G.Spooner; Ian D. Lunt; Sue V. Briggs.
Transcrição da apresentação:

BONE COLLECTED DURING DENTAL IMPLANT SURGERY: A CLINICAL AND HISTOLOGICAL STUDY Malcolm Peter Jackson Young Helen Victoria Worthington Richard Ernest Lloyd David Bernard Drucker Philip Sloan Duncan Howard Carter 2002

OSSO COLETADO DURANTE CIRURGIA DE IMPLANTE DENTAL: UM ESTUDO CLÍNICO E HISTOLÓGICO SEMINÁRIO DE HISTOLOGIA Vinícius S. Silveira Patrícia W. Fregapani

Coletores de osso são usados para coletar tecidos produzidos durante as cirurgias, e o uso desses coletores de detritos ósseos foi primeiramente reportado no campo da Otorrinolaringologia. Coletores de osso são usados para coletar tecidos produzidos durante as cirurgias, e o uso desses coletores de detritos ósseos foi primeiramente reportado no campo da Otorrinolaringologia.

Os detritos ósseos coletados da cirurgia de implante dental são usados para implantação imediata na “técnica de reforço simultâneo”(Lauer & Schilli 1994) “técnica do aumento faseado” (Tinti & Parma-Benfenati 1998) Os detritos ósseos coletados da cirurgia de implante dental são usados para implantação imediata na “técnica de reforço simultâneo”(Lauer & Schilli 1994) “técnica do aumento faseado” (Tinti & Parma-Benfenati 1998)

Embora os detritos ósseos coletados terem demonstrado conter níveis significativos de bactéria, um protocolo de aspiração rigoroso pode reduzir significativamente esses níveis de contaminação (Young et al. 2001) Embora os detritos ósseos coletados terem demonstrado conter níveis significativos de bactéria, um protocolo de aspiração rigoroso pode reduzir significativamente esses níveis de contaminação (Young et al. 2001)

As amostras desse estudo são: I) Comparar a performance clínica de 2 coletores de osso durante a cirurgia de implante. I) Comparar a performance clínica de 2 coletores de osso durante a cirurgia de implante. II) Estabelecer a massa de tecido coletada por cada um. II) Estabelecer a massa de tecido coletada por cada um. III) Caracterizar a natureza do detrito recolhido. III) Caracterizar a natureza do detrito recolhido.

MATERIAIS E MÉTODOS 38 voluntários, 18 homens e 20 mulheres com uma média de idade de 52 anos. 38 voluntários, 18 homens e 20 mulheres com uma média de idade de 52 anos. Os pacientes seriam incluídos nesse estudo se fossem parcialmente ou total dentados e sem evidência clínica e radiográfica de atividade de lesão oral. Os pacientes seriam incluídos nesse estudo se fossem parcialmente ou total dentados e sem evidência clínica e radiográfica de atividade de lesão oral.

Nos edêntulos, todos os participantes haviam perdido os dentes há pelo menos 12 meses. Nos edêntulos, todos os participantes haviam perdido os dentes há pelo menos 12 meses. Nos parcialmente dentados os pacientes haviam perdido os dentes a serem reimplantados há pelo menos 12 meses antes de sofrer a cirurgia de implante. Nos parcialmente dentados os pacientes haviam perdido os dentes a serem reimplantados há pelo menos 12 meses antes de sofrer a cirurgia de implante.

Foram excluídos indivíduos que necessitassem de enxertos ou estivessem tomando medicação. Foram excluídos indivíduos que necessitassem de enxertos ou estivessem tomando medicação. Foi investigada a história médica e indivíduos sem contra indicação para adrenalina ou para procedimento de cirurgia oral menor. Foi investigada a história médica e indivíduos sem contra indicação para adrenalina ou para procedimento de cirurgia oral menor.

Alocação dos grupos Os 38 pacientes foram divididos em 3 grupos de acordo com o maxilar envolvido (Maxila ou Mandíbula) e o número de implantes que o paciente receberia: Os 38 pacientes foram divididos em 3 grupos de acordo com o maxilar envolvido (Maxila ou Mandíbula) e o número de implantes que o paciente receberia:

Alocação dos grupos Implante único de maxila (14 implantes) Implante único de maxila (14 implantes) 4 implantes em edêntulos de maxila (12 pacientes) 4 implantes em edêntulos de maxila (12 pacientes) 3 implantes em edêntulos de mandíbula 3 implantes em edêntulos de mandíbula Implantes Frialit 4,5mm x 13mm foram usados no grupo I Implantes Frialit 4,5mm x 13mm foram usados no grupo I Implantes IMZ-TP 4,0mm x 13mm foram usados nos grupos II e III Implantes IMZ-TP 4,0mm x 13mm foram usados nos grupos II e III

Número igual de pacientes de cada grupo foi randomizadamente atribuído para submeter-se à coleta de osso quer por um ou outro coletor ósseo. Número igual de pacientes de cada grupo foi randomizadamente atribuído para submeter-se à coleta de osso quer por um ou outro coletor ósseo.

Coletores Ósseos Frios Bone Collector (FBC) Frios Bone Collector (FBC) Invólucro de titâneo com um crivo interno de uso único. Invólucro de titâneo com um crivo interno de uso único. CRIVO: CRIVO: Estrutura de suporte de poliéster com um crivo de titâneo. Estrutura de suporte de poliéster com um crivo de titâneo. 246 slots com largura de 0,3mm e uma gama de comprimentos (0,5mm; 3,6mm e maior que 5,3mm) 246 slots com largura de 0,3mm e uma gama de comprimentos (0,5mm; 3,6mm e maior que 5,3mm)

Coletores Ósseos Osseous Coagulum Trap (OCT) Osseous Coagulum Trap (OCT) Parte inferior contém um cilindro de malha de nylon. Parte inferior contém um cilindro de malha de nylon. CRIVO: CRIVO: Uso único, embora o fabricante indique que pode ser reesterilizado de 4 a 6 vezes. Uso único, embora o fabricante indique que pode ser reesterilizado de 4 a 6 vezes. O tamanho dos poros é de 150 microns. O tamanho dos poros é de 150 microns.

Procedimentos Clínicos Todas as cirurgias foram realizadas a nível ambulatorial com técnicas assépticas e material esterilizado. Todas as cirurgias foram realizadas a nível ambulatorial com técnicas assépticas e material esterilizado. Durante as cirurgias assistentes experientes faziam o controle do fluido tecidual através de sucção e aspiravam o osso. Durante as cirurgias assistentes experientes faziam o controle do fluido tecidual através de sucção e aspiravam o osso.

Procedimentos Clínicos Os implantes Frialit-2 ou IMZ-TP foram usados de acordo com o fabricante. Os implantes Frialit-2 ou IMZ-TP foram usados de acordo com o fabricante. 15 minutos eram aguardados antes da cirurgia para garantir uma vasoconstrição adequada. 15 minutos eram aguardados antes da cirurgia para garantir uma vasoconstrição adequada.

Procedimentos Clínicos Imediatamente após o preparo do alvéolo para o implante, FBC ou OCT foram montados de acordo com uma seqüência randomizada, e foram conectados ao sugador central com uma técnica asséptica. Imediatamente após o preparo do alvéolo para o implante, FBC ou OCT foram montados de acordo com uma seqüência randomizada, e foram conectados ao sugador central com uma técnica asséptica.

Procedimentos Clínicos A coleta de tecido ósseo foi realizada apenas durante a cirurgia de tecido duro e foi coletada apenas do interior do alvéolo cirúrgico. A coleta de tecido ósseo foi realizada apenas durante a cirurgia de tecido duro e foi coletada apenas do interior do alvéolo cirúrgico. No complemento da inserção do implante e antes de fechar a ferida, a amostra óssea foi removida do coletor por meio de uma cureta estéril e foi colocada em um pote histopatológico de 20ml contendo formol salina. No complemento da inserção do implante e antes de fechar a ferida, a amostra óssea foi removida do coletor por meio de uma cureta estéril e foi colocada em um pote histopatológico de 20ml contendo formol salina.

Procedimentos Laboratoriais e Histológicos Evolução: Evolução: As amostras foram fixadas em formalina em menos de 48h. As amostras foram congeladas e liofilizadas a -60 graus Celsius por 6h e então pesadas. As amostras foram fixadas em formalina em menos de 48h. As amostras foram congeladas e liofilizadas a -60 graus Celsius por 6h e então pesadas.

Procedimentos Laboratoriais e Histológicos Análise Histológica: Análise Histológica: As amostras liofilizadas foram desagregadas e uma amostra estandardizada para cada grupo. Foram então embutidos em parafina. Cortes finos (5 micrometros de espessura) foram feitos, montados em lâminas de vidro e corados com Hematoxilina e Eosina. As amostras liofilizadas foram desagregadas e uma amostra estandardizada para cada grupo. Foram então embutidos em parafina. Cortes finos (5 micrometros de espessura) foram feitos, montados em lâminas de vidro e corados com Hematoxilina e Eosina.

Todos os cortes foram examinados em uma magnificação padrão (100x) em um microscópio ótico. Todos os cortes foram examinados em uma magnificação padrão (100x) em um microscópio ótico. A porcentagem de osso e coágulo foi determinada histomorfometricamente pelo Point Counting. A porcentagem de osso e coágulo foi determinada histomorfometricamente pelo Point Counting.

Um Mertz Eyepiece (com 36 marcas de pontos) foi usado para examinar 10 campos escolhidos randomizadamente para cada uma das 38 amostras. Um total de 6840 pontos foram então examinados para cada coletor ósseo. Um Mertz Eyepiece (com 36 marcas de pontos) foi usado para examinar 10 campos escolhidos randomizadamente para cada uma das 38 amostras. Um total de 6840 pontos foram então examinados para cada coletor ósseo.

Os tecidos em cada campo foram analisados por meios histológicos, e a proporção de osso e coágulo foi expressa em porcentagem. As amostras foram apenas identificadas como sendo coletadas palo FBC ou OCT após exame histológico e contagem. Os tecidos em cada campo foram analisados por meios histológicos, e a proporção de osso e coágulo foi expressa em porcentagem. As amostras foram apenas identificadas como sendo coletadas palo FBC ou OCT após exame histológico e contagem.

Os achados por campo foram expressos como uma proporção de número total de campos. (por exemplo: em um campo o tecido em 22 pontos foi identificado como ósseo, 8 coágulo e outros 6 não pode ser identificado tecido. A porcentagem de osso para coágulo foi expressa por 22/30 x 100 = 73,3%) Os achados por campo foram expressos como uma proporção de número total de campos. (por exemplo: em um campo o tecido em 22 pontos foi identificado como ósseo, 8 coágulo e outros 6 não pode ser identificado tecido. A porcentagem de osso para coágulo foi expressa por 22/30 x 100 = 73,3%)

Análise Estatística A porcentagem de osso para coágulo e a massa média de osso liofilizado que foi coletado por cada coletor para cada grupo clínico, foi comparado a um nível de significância de 0,05 usando o não paramétrico Mann-Whitnay U- test. A porcentagem de osso para coágulo e a massa média de osso liofilizado que foi coletado por cada coletor para cada grupo clínico, foi comparado a um nível de significância de 0,05 usando o não paramétrico Mann-Whitnay U- test.

RESULTADOS Performance Clínica: Performance Clínica: Ambos coletores trabalharam satisfatoriamente em ambos os casos, só ocorreu bloqueio em 5 das 38 cirurgias. Os bloqueios só ocorreram nos casos em que 4 implantes foram colocados na maxila. O FBC só bloqueou uma vez e um novo crivo de titânio foi colocado para o procedimento finalizar. Ambos coletores trabalharam satisfatoriamente em ambos os casos, só ocorreu bloqueio em 5 das 38 cirurgias. Os bloqueios só ocorreram nos casos em que 4 implantes foram colocados na maxila. O FBC só bloqueou uma vez e um novo crivo de titânio foi colocado para o procedimento finalizar.

O OCT bloqueou duas vezes durante 4 cirurgias separadas ( 1 cirurgia 2 vezes; 2 cirurgias 1 vez e 1 cirurgia 7 vezes). O OCT bloqueou duas vezes durante 4 cirurgias separadas ( 1 cirurgia 2 vezes; 2 cirurgias 1 vez e 1 cirurgia 7 vezes). Durante 3 cirurgias foi limpo o bloqueio removendo os detritos do crivo com um escavador estéril. Durante 3 cirurgias foi limpo o bloqueio removendo os detritos do crivo com um escavador estéril. Durante a cirurgia que bloqueou 7 vezes, limpar o crivo não foi suficiente e foi necessário trocar o OCT para completar a cirurgia. Durante a cirurgia que bloqueou 7 vezes, limpar o crivo não foi suficiente e foi necessário trocar o OCT para completar a cirurgia.

Em todas as amostras em que ocorreram bloqueio observava-se excesso de coágulo. Em todas as amostras em que ocorreram bloqueio observava-se excesso de coágulo.

Massa de tecido coletado: Massa de tecido coletado: Não houve diferença significativa entre a média de massa coletada entre os dois coletores tanto para o implante de um único dente quanto para os implantes múltiplos de maxila. Entretanto, houve diferença significativa para os implantes de mandíbula, com uma maior massa sendo coletada pelo OCT (P = 0,025) Não houve diferença significativa entre a média de massa coletada entre os dois coletores tanto para o implante de um único dente quanto para os implantes múltiplos de maxila. Entretanto, houve diferença significativa para os implantes de mandíbula, com uma maior massa sendo coletada pelo OCT (P = 0,025)

As amostras de detritos liofilizados coletados por ambos coletores estão na tabela abaixo. Implant group Collector Mass of FDD (g) Range Median MedianP-value from Mann–Whitney U-test Single-tooth, maxillary FBC0.002– implantOCT0.016– Multiple (4) maxillary FBC0.012– implantsOCT0.072– Multiple (3) mandibular FBC0.018– implantsOCT0.073–

Porcentagem de Osso para Coágulo: Porcentagem de Osso para Coágulo: Todas as amostras coletadas pelo FBC continham osso e coágulo, com uma média de osso variando entre 92 e 100%. Todas as amostras coletadas pelo FBC continham osso e coágulo, com uma média de osso variando entre 92 e 100%. Nas amostras coletadas pelo OCT, o osso apareceu ausente em 1 amostra e bem pouco presente em outras 2. As porcentagens médias das amostras ficaram em torno de 85%. Nas amostras coletadas pelo OCT, o osso apareceu ausente em 1 amostra e bem pouco presente em outras 2. As porcentagens médias das amostras ficaram em torno de 85%. Houve diferença estatisticamente significativa entre os 3 grupos de implantes, com o FBC tendo melhores valores médios para a porcentagem de osso para coágulo. Houve diferença estatisticamente significativa entre os 3 grupos de implantes, com o FBC tendo melhores valores médios para a porcentagem de osso para coágulo.

Implant group Collector Percentage of bone to coagulum Range Median P-value from Mann–Whitney U-test Single-tooth, maxillary FBC96– implantOCT42–89670,001 Multiple (4) maxillary FBC71–9792 implantsOCT0–63120,002 Multiple (3) mandibular FBC98– implantsOCT58–98850,002

DISCUSSÃO Quantidades pequenas de osso podem ser removidas para corrigir pequenos defeitos como Fenestras ou Deiscências. Com isso o uso de material alógeno pode ser minimizado Quantidades pequenas de osso podem ser removidas para corrigir pequenos defeitos como Fenestras ou Deiscências. Com isso o uso de material alógeno pode ser minimizado

Em consideração a performance clínica esse estudo demonstrou que há uma tendência ao OCT de bloquear quando usado em casos de múltiplos implantes maxilares. Em consideração a performance clínica esse estudo demonstrou que há uma tendência ao OCT de bloquear quando usado em casos de múltiplos implantes maxilares. Os bloqueios não são suscetíveis a diferentes graus de vasoconstrição. Os bloqueios não são suscetíveis a diferentes graus de vasoconstrição.

Como todos os pacientes tiveram seus dentes extraídos há pelo menos 12 meses a variação na vascularização local não é significativa. Como todos os pacientes tiveram seus dentes extraídos há pelo menos 12 meses a variação na vascularização local não é significativa. Uma explicação para os bloqueios é o excesso de coágulo que foi coletado no grupo da maxila. Uma explicação para os bloqueios é o excesso de coágulo que foi coletado no grupo da maxila.

O OCT coletou maior massa óssea, com significância estatística para amostras coletadas durante a inserção de 4 implantes maxilares. O OCT coletou maior massa óssea, com significância estatística para amostras coletadas durante a inserção de 4 implantes maxilares.

osso e coágulo foram predominantes nas amostras, enquanto fibras e músculos ocorreram ocasionalmente. osso e coágulo foram predominantes nas amostras, enquanto fibras e músculos ocorreram ocasionalmente.

As amostras coletadas pelo OCT tiveram maior proporção de coágulo e osso, refletindo o tamanho muito menor dos poros desse equipamento. As amostras coletadas pelo OCT tiveram maior proporção de coágulo e osso, refletindo o tamanho muito menor dos poros desse equipamento.

A malha natural e o menor tamanho dos poro do OCT poderiam dar-lhe maior atividade como um fator extrínseco da coagulação em cascata, e levar a um bloqueio prematuro com coágulo. A malha natural e o menor tamanho dos poro do OCT poderiam dar-lhe maior atividade como um fator extrínseco da coagulação em cascata, e levar a um bloqueio prematuro com coágulo.

Enquanto o Plasma Rico em Plaquetas tem sido demonstrado como acelerador da regeneração óssea (Marx et. al. 1998; Anitua 1999), o coágulo sozinho provavelmente possua um potencial osteogênico limitado em relação ao osso autógeno. Enquanto o Plasma Rico em Plaquetas tem sido demonstrado como acelerador da regeneração óssea (Marx et. al. 1998; Anitua 1999), o coágulo sozinho provavelmente possua um potencial osteogênico limitado em relação ao osso autógeno.

Por um lado, os defeitos ósseos que são aumentados com detritos ósseos recolhidos compostos principalmente de coágulo pode ser passível de compressão e não servir para manter espaço. Por um lado, os defeitos ósseos que são aumentados com detritos ósseos recolhidos compostos principalmente de coágulo pode ser passível de compressão e não servir para manter espaço.

As maiores proporções de osso que foram encontradas nas amostras nas amostras coletadas pelo FBC pode indicar que esse material deve ser melhor adaptado para promover osteogênese, como fragmentos ósseos podem promover uma superfície para aposição de novo osso (Aaron & Skerry 1994) enquanto também mantém o espaço sem o defeito. As maiores proporções de osso que foram encontradas nas amostras nas amostras coletadas pelo FBC pode indicar que esse material deve ser melhor adaptado para promover osteogênese, como fragmentos ósseos podem promover uma superfície para aposição de novo osso (Aaron & Skerry 1994) enquanto também mantém o espaço sem o defeito.

A determinação do design do coletor deve ser de acordo com a performance clínica, a massa do tecido que é coletada, a natureza do tecido coletado e também o propósito para o qual o tecido é pretendido. A determinação do design do coletor deve ser de acordo com a performance clínica, a massa do tecido que é coletada, a natureza do tecido coletado e também o propósito para o qual o tecido é pretendido.

Quando puder haver uma ótima proporção de osso/coágulo para detritos ósseos coletados que produza a melhor clínica para enxertos ósseos, esta deve ser imediatamente estabelecida. Quando puder haver uma ótima proporção de osso/coágulo para detritos ósseos coletados que produza a melhor clínica para enxertos ósseos, esta deve ser imediatamente estabelecida. Apenas quando isto estiver sido determinado poderá ser desenvolvido um coletor ósseo para reter detritos com uma ótima composição histológica para o propósito de enxerto ósseo. Apenas quando isto estiver sido determinado poderá ser desenvolvido um coletor ósseo para reter detritos com uma ótima composição histológica para o propósito de enxerto ósseo.

CONCLUSÕES Quando usados durante cirurgias de implantes dentais, os coletores ósseos coletam principalmente osso e coágulo. Quando usados durante cirurgias de implantes dentais, os coletores ósseos coletam principalmente osso e coágulo. OCT coleta mais material, mas essa amostras contém mais coágulo. OCT coleta mais material, mas essa amostras contém mais coágulo. FBC coleta menos material mas contém uma maior proporção osso/coágulo. FBC coleta menos material mas contém uma maior proporção osso/coágulo.