GUTS-RS TESTES EM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO ERP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Atividades genéricas Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Engenharia de Software
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Fundamentos de Engenharia de SW
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Engenharia de Software
Contabilidade Sistemas de Informação
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Katia Passos Fernandes / /0 Estágio Supervisionado – ENG1153.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Implementação de Sistemas
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Testes – visão geral Vanilson Burégio.
Gestão de Defeitos Vanilson Burégio.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Team Foundation Server
Introdução aos conceitos de Teste de Software
Gerenciamento de Implantação
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Estratégia de Planejamento do Projeto
Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Visão Geral PRO.NET.
Fundamentos de Engenharia de SW
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento da Integração
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
Business Intelligence:
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Técnicas e Projeto de Sistemas
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
O Processo de desenvolvimento de software
Marcio de Carvalho Victorino Processo Unificado. Unidade VI: Teste.
The Avengers Testers Team. Diraci Junior Trindade da Silva Analista de Qualidade CWI Software Coordenador do GUTS-rs
Teste de Software Conceitos iniciais.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE – PDS VALIDAÇÃO.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Automação de Testes de Software
IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DE PROJETOS
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Técnicas e Projeto de Sistemas
APS Assessoria de Projetos e Soluções. Completar a etapa de testes identificando eventuais falhas(dentre os critérios de avaliação) e identificando possíveis.
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
Instrutor: Objetivos:.
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
SGIML – Sistema de Gerenciamento do Instituto Médico Legal
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Desenvolvimento de Software I
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Ricardo de Andrade Kratz
SIACWeb Estrutura dos WebServices Junho, SIACWeb – Momentos previstos em pauta 09:20 1. Expor os ws criados; 2. documentação dos ws (padrões utilizados);
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
1 Application Performance Assurance Soluções sob medida para cada necessidade Serviços pontuais ou contínuos Alto nível de especialização Utilização das.
<inserir a data – formato dd/mm/aaaa>
Transcrição da apresentação:

GUTS-RS TESTES EM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO ERP

Agenda Estratégia de Teste Tipos de Testes Metodologia para Testes Roadmap para Testes Ferramentas Lições Aprendidas

Estratégia de Teste

Tipos de Testes Smoke Test: Validar tecnicamente se os ambientes do projeto apresentam as características de integração e conectividade necessárias para a execução do teste integrado. Trata-se de um teste rápido; Testes Unitários: testam a menor unidade de uma aplicação (ex.: um campo, um relatório, um programa); Testes Integrados: testam as integrações dentro da própria aplicação e com as demais aplicações que possuem interface; Testes de Usabilidade: Verificar se a navegação no sistema, layout, estão de acordo com o previsto;

Tipos de Testes Teste de carga: Verifica se o sistema está preparado para a Carga de dados a ser processada; Teste de Performance: Testar se o tempo de resposta da aplicação está condizente com o planejado Testes de Segurança: Verificar se o sistema está preparado para as principais vulnerabilidades de segurança. Testes de Regressão: Garantir que as mudanças não trarão impacto ao restante do sistema;

Recomendação de Testes

Metodologia para Testes Projeto Planejamento de Testes Execução de Testes Implantação e Melhoria Validação Gestão dos Requisitos Estratégia de Testes Testes de Aceitação Melhoria e Mudanças Validação Testes de Sistemas, de Volume, Performance, Regressão Especificação Funcional Revisão de Documentos Melhoria e Mudanças Validação Especificação Técnica Revisão do Desenho de Testes Testes Integrados Melhoria e Mudanças Validação Construção Melhoria e Mudanças Script de Testes Testes Unitários

Roadmap para Testes 1 2 4 5 3 Fase Realização Ciclo 1 Ciclo 2 Ciclo 3 Preparação do Projeto 1 2 BBP 4 Final 5 Go Live & Suporte 3 Realização Estratégia de Testes Planos de Testes Estratégia de Cargas Construção de Scripts Fase Realização 3 Semanas 3/4 Semanas 3/4 Semanas Construção de Scripts Testes Ciclo 1 Dados Mestre I Teste Integrado I Ciclo 2 Teste Regressão Dados Mestre II Teste Integrado II Ciclo 3 Teste Homologação Testes de Cargas I Testes de Cargas II Teste Segurança Carregar cenários de testes Testes de Cargas III Testes Unitários Performance

Ferramentas de Teste As ferramentas sugeridas para atender as fases de Testes são: QUALITY CENTER permite automatizar os testes de usuário nos desenvolvimentos corretivos ou evolutivos , mediante aplicação de uma tecnologia que permite guardar os cenários de testes das soluções transacionais. FUNCTIONAL TESTING proporciona uma solução completa de testes automatizados e testes de regressão que ajudam a reduzir riscos e erros. LOAD RUNNER ferramenta de testes de stress ou de performance. Simula a execução em paralelo de vários usuários, integrando o ERP a outros sistemas que fazem parte dos processos.

Lições Aprendidas (I) Definir a Estratégia de Testes, antes mesmo de iniciar a Fase de BBP. Que empresas, centros, organizações de vendas vamos testar? Que cenários testar? Que ferramentas vamos usar? Quem são os responsáveis por Testes? Quantos Ciclos de Testes? Que ambientes usar? Que dados usar? Que interfaces vamos conseguir realizar testes de performance Em que ciclo fazemos testes de perfis? Testes de regressão? Dar Treinamento antes de iniciar os Testes (navegação basica, principais transações, SOLMAN) Dar Tempo para carregar os cenários e passos de Testes na ferramenta

Lições Aprendidas (I) Testes de Perfis/Segurança em pelo menos um ciclo de testes; Testes de Interfaces desde o primeiro ciclo de testes; Classificação Correta de Erros: Bloqueante, Melhoria, Erro de processo, etc.; Abandonar o ciclo de testes ao terminar o tempo e passar para o próximo ciclo, garantindo os Quality Gates;

Lições Aprendidas (II) Testes Integrados/Homologação devem ser feitos no mesmo local físico e com dinâmica; Simular atividades de Fechamento Contábil; Juntar Testes de Cargas com Testes Integrados/Homologação; Não Focar em Atividades de Interfaces e Migração de Dados.

Recomendações Reaproveitar os Cenários e Scripts de Testes para o Pós Go Live

Carlos Tristacci carlos.tristacci@meta.com.br Rafael Machado Eder rafael.eder@meta.com.br