Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Absorção de radiação.
Advertisements

FÍSICA MODERNA  Efeito Fotoelétrico  Aplicação Prática
ESPECTROSCOPIA Licenciatura em Educação do Campo
Questão 01: Depois de anos de interrupção, ocorreu neste ano (2005) a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas.
FÍSICA MODERNA Marta Rebuá.
Jessica Resende Joana Alves João Pinto Juliana Simão
EE-03 FUNDAMENTOS DE FOTÔNICA
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
Curso de Pós- Graduação em Física
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
Modelos Atômicos de Bohr ao “átomo moderno”.
A Física do século XX Nicolau Gilberto Ferraro Paulo A. Toledo Soares.
Prof. carlos eduardo saes moreno
EFEITO FOTOELÉTRICO TEMPORADA 2013 DISCIPLINA: FÍSICA 1
Métodos Instrumentais de Análise
EFEITO FOTOELÉTRICO Maria Inês Castilho MPEF Setembro 2002.
EFEITO FOTOELÉCTRICO Consiste na emissão de electrões por acção de uma dada radiação electromagnética sobre uma substância, que fica carregada positivamente.
O Modelo Atômico de Bohr
Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza
Conceitos de Astrofísica
Modelo atômico de Bohr.
Departamento de Química (U.P.) Centro de Investigação em Química (CIQ)
Final do Século XIX Professor Leonardo
SATÉLITES INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS Produtos imagens
3ª Lei de Newton ou Lei da Ação-Reação
ESPECTROS Um espectro é o conjunto de radiações simples (obtidas por decomposição com um prisma, rede de difracção, etc) que foram emitidas por uma fonte.
Final do Século XIX Professor Leonardo
Emissão e absorção de radiação
Efeito Estufa.
Revisão 2 – UEPA 2013 Prof.:Marco Macêdo.
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
Wilhelm Conrad Röntgen
Diagrama de Linus Pauling
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
O nascimento da Mecânica Quântica
Estrutura eletrônica dos átomos
Universidade Federal de Itajubá
Efeito Fotoelétrico.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - FÍSICA
Modelo atômico de Böhr Principais postulados de Böhr:
Escola Estadual Camilo Bonfim Alunos:Bruna Melo,Bruna Silva,Eduarda Souza,Daniela,Zilda, Felipe e Leandro 1° Ano “D”
3.3. Propriedades periódicas dos elementos representativos
Aula-10 Mais Ondas de Matéria II
O Modelo Atômico de Bohr
EFEITO FOTOELÉTRICO Viviane Stoeberl
Estrutura eletrônica dos átomos
2.3. Espetro do átomo de hidrogénio
QUIMICA Cap. 6 Integrantes: Bruno Antonio Carlos.
Estrutura eletrônica dos átomos
Considerações acerca de eurística do modelo atômico de Rutherford-Bohr
Prof: Hugo Cesário.
Modelos Atômicos – Sequência Histórica
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
PROFESSORA: Shaiala Aquino
Prof: Hugo Cesário. Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos de Física clássica. Todo corpo carregado.
Unidade Um Das Estrelas ao Átomo
Caracterização da Matéria
Interação da radiação com a matéria
Modelo atómico de Dalton
7.1 Evolução dos modelos atómicos:
ESPECTROS/RADIAÇÕES/ENER GIA
Unidade 7 Estrutura atómica. Unidade 7 Estrutura atómica 7.2 Modelo da nuvem eletrónica.
É uma onda eletromagnética
EFEITO FOTOELÉTRICO DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
Espectroscopia no Ultravioleta e no visível
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Outubro de 2011.
SUMÁRIO: Interpretação do espetro de emissão do átomo de hidrogénio. Modelo atómico de Bohr e a quantização da energia Séries espetrais do átomo de.
2.2 Modelo de Bohr.
Transcrição da apresentação:

Átomo de Hidrogénio Série espectral – conjunto de radiações emitidas por um átomo quando os seus eletrões transitam de níveis energéticos mais elevados para o nível com valor de energia inferior.

O espectro atómico – espectro de emissão – pode ser obtido quando se faz passar uma corrente elétrica através de uma amostra deste gás. Alta tensão lâmpada de descarga fenda prisma Espectro do Hidrogénio, que apresenta na região do visível, 4 riscas bem distintas.

Planck anuncia a “quantificação da energia eletromagnetica” Niels Bohr (1885 - 1962) Planck (1858 - 1947) Albert Einstein (1879 - 1955) Planck anuncia a “quantificação da energia eletromagnetica” Einstein interpreta o efeito fotoelétrico Bohr fornece a explicação teórica para o espectro de riscas do hidrogénio E = h 

Modelo de Bohr para o átomo de hidrogénio O eletrão gira à volta do núcleo em orbitas circulares. Só pode ocupar certas orbitais com determinado raio. A cada órbita está associado um certo valor de energia. As saídas dos eletrões das órbitas só são permitidas por absorção (excitação) ou emissão (desexcitação) de certas quantidades de energia, isto é, a energia do eletrão está quantizada.

Quantização da energia do eletrão no átomo de H O estado de mais baixa energia corresponde ao nível mais estável (n=1) - Estado Fundamental. Um dos níveis de energia correspondentes a n=2,3,4,…, cuja energia é superior à do estado fundamental - Estado excitado.

Porque é que o eletrão só pode ocupar certas órbitas e não todas as órbitas? Quando o eletrão se desloca de um nível de menor energia (n mais baixo) para um nível de maior energia (n superior), absorve energia radiante (excitação) Representação esquemática em diagrama de órbitas Diagrama de energia Absorção de energia

Quantização da energia do eletrão no átomo de H Quando o eletrão transita (“queda”) de um nível de energia superior para um inferior, emite energia. Emissão de energia

Quantização da energia do eletrão no átomo de H A diferença de energia entre os níveis de transição é: Explica o aparecimento das riscas no espectro Na absorção de energia tem-se: Na emissão de energia tem-se:

Radiação Infravermelha Espectro de riscas do Hidrogénio E/J Radiação Infravermelha Radiação Visível Radiação UV

Efeito Fotoelétrico

Efeito Fotoelétrico A emissão de eletrões não depende da intensidade da radiação, mas sim da sua frequência (é necessário atingir uma frequência limite, ou frequência mínima, característica de cada metal).

O eletrão abandona o átomo, que fica ionizado. Absorção de energia por um átomo Quando sobre um átomo incide energia, pode ocorrer: A energia da radiação incidente é igual ou superior à energia suficiente para extrair o eletrão do átomo. O eletrão abandona o átomo, que fica ionizado.

Absorção de energia por um átomo A energia incidente inferior à Erem do eletrão, então, o eletrão transita para um estado de energia permitido e o átomo fica excitado. Se a Erad < Erem, mas não corresponde à energia adequada para nenhuma transição => a radiação não é absorvida e nada acontece ao átomo.

Quantização da energia do eletrão no átomo de H Há várias transições para o átomo de hidrogénio quando este absorve energia. A transição limite corresponde à situação em que: Erad = Erem => não há Ecin O eletrão é extraído do átomo fica ionizado e transforma-se em H+ Eelectrão extraído = 0 J

Quantização da energia do eletrão no átomo de H Conhecendo-se a energia de ionização (Ei=Erem) podemos calcular a energia correspondente ao estado fundamental.

Sabendo En=1 é possível calcular as energias correspondentes aos vários níveis. Qual será a energia do eletrão correspondente ao nível 2 (n=2)? Corresponde à absorção de um quanto (quantum) de energia, no valor de 1,635x10-18 J.

A energia do eletrão no átomo de hidrogénio é: n = número do nível = 1,2,3,….. Os átomos podem ser excitados através: Elevação da temperatura. Colisão com outro eletrão. Radiação eletromagnética.

Radiação Infravermelha Espectro de riscas do Hidrogénio E/J Radiação Infravermelha Radiação Visível Radiação UV