S.O.S. Biodiversidade em Risco! Trabalho realizado por: Diana Ferreira e Soraia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiversidade em risco
Advertisements

A importância da Biodiversidade
Lêmure Gato Golfinho Mico – leão - dourado
Extinção Espécies AP 2010/ de Março de 2011
CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE
Nura Slides O URSO PANDA Pesquisa NURA SLIDES Figuras da Internet CLIC.
Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres
Animais em extinção.
Extinção uma ameaça Em Portugal
Escola : E.E. Dona Consuelo
O planeta Terra está em perigo !!!
Pesquisas Orientação Professora Carine Ferreira da Silva Organização
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
Onça-pintada. Características do animal Ela é carnívora; Sua longevidade é de 20 anos; Ela vive em florestas úmidas e savanas.
ILHA DE CALOR Fenômeno climático que resulta no aumento incomum das temperaturas. O termo “ilha” é empregado por se tratar de um fenômeno que se resume.
Lobo-guará. Lobo-guará Quando filhote, o lobo-guará pesa 350 g; Sua gestação é de 62 a 66 dias; Ele come pequenas cutias, pacas, aves, répteis e algumas.
MUNDO ANIMAL. OS ANIMIAS VIVEM EM LUGARES DIFERENTES. UNS VIVEM NA TERRA... OS ANIMIAS VIVEM EM LUGARES DIFERENTES. UNS VIVEM NA TERRA...
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Lobo Ibérico Animais em vias de extinção em Portugal.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
Distribuição da Vegetação Brasileira
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Planeta terra A Terra como um sistema.
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
ESPÉCIES PISCÍCULAS NO GRANDE LAGO DE ALQUEVA. ESPÉCIES PÍSCICOLAS GASTRONOMIA A PESCA.
Mauricio Correia de Barros. INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÕES CONCLUSÕES.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Ciências Naturais – 8.º ano
Espécies em vias de extinção em Portugal Ciências Naturais – 8.ºano.
DESENVOLVIMENTO-ECOLOGIA, 1 Mater et Magistra (1961) 222 Mater et Magistra (1961) 222: “o pro- blema talvez maior dos nossos dias é o que diz respeito.
A desflorestação Escola Secundária Dr. Augusto da Silva Ferreira Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: Geografia Docente: Zilda Vasconcelos.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
PRÉ-HISTÓRIA.
Qual é o principal animal que conheces que, tem a capacidade de mudar de cor? Sim…?! Qual é?... É esse mesmo.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
Pluviosidade É a quantidade de chuva que cai numa região num determinado período de tempo. Este factor abiótico condiciona a distribuição das plantas terrestres.
Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora (CITIES) Assinada em Washington – 1973 Entrando em vigor no Brasil – 1975.
Biodiversidade Viva o Ambiente!.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
A água na Terra 2009 Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Professora: Zilda Vasconcelos Trabalho realizado por: Ana Isabel – n.º 4 Bárbara.
Segurança pública e Violência
Ciências da Natureza – 5º ano Variedades de regimes alimentares.
Ciências Naturais – 7.º ano
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
A distribuição da população a nível mundial
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
PLANETA TERRA Idade: 4,6 bilhões de anos.
REGIÃO NORTE.
Diversidade nas plantas
Ciências Naturais – 8.º ano
Elefantes TEXTO DIFERENÇAS ARTE E O MARFIM PRESERVAÇÃO FIXAR E CÁLCULO.
Ciências da Natureza – 5º ano Variedades de regimes alimentares (cont.) Animais herbívoros: granívoros frugívoros Animais omnívoros.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
Escola EB 2,3 Sec. Dr.Hernâni Cidade. 1. Introdução 1. Introdução 2.O Lince Ibérico 2.O Lince Ibérico 3.A Cegonha Preta 3.A Cegonha Preta 4.O Coelho Bravo.
Os Diversos Problemas Ambientais
Impactes ambientais da agricultura
Transcrição da apresentação:

S.O.S. Biodiversidade em Risco! Trabalho realizado por: Diana Ferreira e Soraia

Introdução Actualmente, o número de espécies em risco de extinção é bastante elevado. Cada vez são mais as causas para que a extinção de espécies continue a crescer acentuadamente. Neste trabalho vamos aprofundar mais este problema e apresentar algumas causas e consequências do mesmo.

O que é a biodiversidade? A biodiversidade é a diversidade de seres vivos que existe na Terra. Refere-se não só às espécies vegetais e á diversidade genética, como também à variedade dos ecossistemas e habitats naturais da Terra.

Causas Hoje em dia, as principais causas para o desaparecimento de espécies são: -D-Desflorestação; -A-Aquecimento Global; -D-Destruição da camada do ozono; -C-Chuvas ácidas; -P-Poluição dos meios aquáticos; -D-Desertificação; -I-Introdução de espécies invasoras; -S-Sobrepesca, caça furtiva e comércio ilegal de espécies ameaçadas -F-Falta de alimentos

As Principais Espécies Animais em Vias de Extinção

Lince Ibérico É a espécie de felino mais gravemente ameaçada de extinção, e um dos mamíferos mais ameaçados. Existem, actualmente, apenas cerca de 100 linces ibéricos em toda a Península Ibérica.

Lobo Cinzento O lobo é um canídeo selvagem que vive nas planícies sem árvores das regiões peri- árticas. É um animal carnívoro, e está quase extinto. Agora encontra-se somente em alguns desertos frios.

Panda Hoje em dia, existem apenas 183 pandas- gigantes em toda a China. Os outros 20 espécimes encontram-se distribuídos por alguns dos principais Zoo's do Mundo. O número de filhotes que resiste (por ninhada) está a diminuir cada vez mais devido á escassez de bambu ( cortado e usado pelo Homem para fabrico de móveis e artigos alimentares).

Tigre Siberiano O tigre siberiano é a subespécie de tigre mais setentrional e uma das cinco subespécies de tigre ainda hoje existente. Está agora confinado a uma pequena área, no leste da Rússia, onde é protegido. A grande ameaça para esta espécie é o comércio de órgãos na medicina chinesa, e a destruição dos seus habitats.

Espécies Vegetais em Vias de Extinção (em Portugal)

Carvalho A diminuição substancial de carvalhos deu-se quando se descobriu que a qualidade da madeira destas árvores era boa. Os seus troncos foram utilizados na indústria do mobiliário e na construção civil. Por outro lado, também muitas florestas não conseguiram resistir ao fogo destruidor. Hoje, os carvalhos passaram para a lista das espécies mais ameaçadas.

Azevinho Devido às suas folhas verdes e brilhantes, persistentes no Inverno, e aos frutos vermelhos, o azevinho é muito apreciado como adorno natalício. Mas o abate incontrolado depressa o transformou numa espécie ameaçada. Hoje, só a sua protecção legal pode evitar que se extinga.

Conclusão Todas estas espécies apresentadas estão em vias de extinção. Não são as únicas, pois a cada dia é mais uma espécie vegetal e/ou animal que desaparece. Na nossa opinião, o Homem devia alterar o seu modo de vida, porque cada vez são mais os seres vivos que morrem devido á poluição (principalmente) e a outras causas, formadas maioritariamente pelo ser humano.

Trabalho realizado por: -Diana Ferreira, nº 10 - Soraia Rodrigues, nº 23 Professora Zilda Vasconcelos Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira