Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDiogo Castilho de Abreu Alterado mais de 8 anos atrás
1
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz
2
Objetivos da aula: Apresentação da disciplina e metodologia de trabalho; Identificar os fatores que contribuem para a crise ambiental e energética; Compreender a utilização da energia pelo homem ao longo dos tempos; Propor possíveis intervenções que podem contribuir para a solução da escassez dos recursos energéticos.
3
A Energia e o Meio Ambiente Crise ambiental crescimento populacional, demanda de energia e de materiais e geração de resíduos (poluição); Descoberta do fogo e máquinas para realizar trabalhos quantidades maiores de materiais e energia (satisfazer a necessidade de desenvolvimento da humanidade); Fontes de energia na ecosfera O sol é a principal fonte de energia da Terra, aproximadamente 99% da energia térmica utilizada nos ecossistemas provêm do sol; As fontes primárias contribuem com apenas 1%.Os recursos energéticos primários são classificados em renováveis e não renováveis.
4
Histórico da crise energética Como atender ao padrão de vida humano, consumir mais energia e viver em um ambiente sadio???? Alteração do consumo diário de energia dos humanos homem primitivo (2000 Kilocalorias), obtidas através da alimentação; Os primeiros caçadores aumentaram a média para 5000 kcal/dia; Os primeiros agricultores, utilizando o fogo para cozimento e aquecimento, juntamente com a tração animal para plantar elevaram o consumo de energia para 12000Kcal/dia.
5
A Revolução industrial, no século XIX a madeira para movimentar máquinas e locomotivas, para converter minério em metais e para fundir areia em vidro. Em 1850 a média de consumo diário na Inglaterra e nos EUA, um valor próximo de 60 000Kcal/dia. Destruição de florestas. Descoberta que o carvão podia ser obtido por mineração e substituir a madeira. Por volta de 1900 o carvão substitui integralmente a madeira na maior parte dos países europeus e nos EUA.
6
Em 1869 o primeiro poço de petróleo foi perfurado destilação e refino do petróleo em gasolina, óleo combustível e óleo diesel (mudança no consumo de energia primária). Descoberta que os depósitos de gás natural, encontrados junto aos depósitos de petróleo, podiam ser queimados como combustível. Em 1950 o petróleo nos EUA tornou-se a primeira fonte de energia primária e o gás natural a terceira.
7
Em 1983 o petróleo e o gás natural foram responsáveis pela produção de 53 % da energia primária mundial. Na década de 50 ao inicio dos anos 80 o consumo triplicou!! Na atualidade o consumo per capita mundial diário é de 125000Kcal/dia. Desequilíbrio entre países desenvolvidos e os subdesenvolvidos foi acentuado!! O consumo norte- americano possui 4,7% da população mundial e consomem 25% da energia comercial mundial.
8
Americanos usam mais energia em aparelhos de ar condicionado do que de chineses para todos os fins!! As fontes não renováveis são responsáveis por 69% do consumo e as renováveis 31%!!! A questão energética envolve: disponibilidade e eventos políticos Em 1973 o embargo promovido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) elevou o preço do barril de petróleo de U$$2,70 para U$$ 10
9
Nos anos 90 O preço do petróleo estabilizou em patamares mais baixos. O modelo atual energético é extremamente vulnerável e instável!!
10
Soluções?????
11
Repensar os padrões de produção; Pré-ciclar (avaliar a necessidade do produto antes de comprá-lo); Reduzir o Consumo da sociedade; Reaproveitar e reciclar materiais; Buscar fontes alternativas de energia; Desenvolvimento de novas tecnologias de conversão energéticas mais eficientes. Utilizar a energia de forma mais conscienciosa.
12
Panorama Brasileiro A forte preponderância da geração hidráulica no suprimento de eletricidade, cuja maior parte do potencial remanescente localiza-se na região de ecossistemas de elevada biodiversidade (região Amazônica) e sobre o qual ainda se detém pouco conhecimento científico; A existência de um importante segmento industrial (siderurgia, metalurgia, papel, celulose), baseada no consumo de carvão vegetal; Consumo maciço de fontes combustíveis derivadas do petróleo;
13
Declínio do programa institucional de aproveitamento do álcool combustível; A má qualidade do carvão mineral brasileiro, com alto teor de enxofre e cinzas; Estímulo à diversificação da matriz energética com base na instalação de 49 termoelétricas, 42 delas movidas a gás natural e o restante a carvão vegetal.
14
Matriz Energética Brasileira
15
Consumo de Petróleo
16
Referência da aula: BRAGA,Benedito et al.Introdução à Engenharia Ambiental.São Paulo:Prentice Hall,2002. ( Parte II-capítulo:7-Histórico da crise energética)
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.