Biomas Brasileiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Advertisements

Biomas brasileiros.
BIOMAS BRASILEIROS Prof. Airton.
Domínios vegetais originais
DOMÍNIO DAS CAATINGAS Prof. Paulo C. Moura.
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS BRASILEIROS.
MATA ATLÂNTICA.
BIOMAS.
Biomas brasileiros.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi.
A importância da Biodiversidade
Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
Biomas Brasileiros Renata Schmitt.
A caatinga.
OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Biomas do Mato Grosso do Sul
DISTRITO FEDERAL.
PRINCIPAIS BIOMAS DO MUNDO
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
Prof. Jeferson C. de Souza
4º Ano Professora Alessandra Stock
Biomas brasileiros.
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
G12 – A cobertura vegetal brasileira
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Cerrado brasileiro Originalmente correspondia a 25% do território brasileiro cerca de 2 milhões de km2, hoje possui apenas cerca de 800mil Km2 Dia 11/09.
OS BIOMAS BRASILEIROS.
Cerrado.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Floresta Amazônica.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
BIOMAS.
Biomas do Brasil.
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
CAATINGA As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos.
PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS
AS REGIÕES DO BRASIL.
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
PROFESSOR: Warley Ferreira
Biomas Brasileiros.
BIOMAS DO BRASIL.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Canudos.
Situação de aprendizagem 1
Região Nordeste/Região Sudeste
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
GEOGRAFIA CERRADO Grupo: Gabriel Antonio Pellegrini Dias, Milena Pieri Nathalia Zanoni, Veridiana Maraschin, Arnold Hostins, Amanda Thiel TURMA: AA11 Prof°:
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
FORMAÇÕES VEGETACIONAIS
Clima no Brasil Professor Jeferson.
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

Biomas Brasileiros

Brasil O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes.

Amazônia O maior bioma Nacional com área aproximada de 49,29% do território Nacional. Ocupa a totalidade de cinco unidades da federação (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), grande parte de Rondônia (98,8%), mais da metade de Mato Grosso (54%), além de parte de Maranhão (34%) e Tocantins (9%). A floresta vive do seu próprio material orgânico (auto-sustentável)- micorrizas no solo

Amazonia Temperatura entre 24º C e 26º C. Umidade alta Floresta estável- produz o O2 que consome

Amazônia A área desmatada da Amazônia já atinge 16,3% 80% da produção madeireira da Amazônia provêm da exploração ilegal, insuficiência de pessoal dedicado à fiscalização A Amazônia guarda a maior diversidade biológica do planeta - e escoa 20% de toda água doce da face da Terra

Amazônia Outra forma de destruição tem sido os alagamentos para a implantação de usinas hidrelétricas Segundo estimativas oficiais, até 2020 a Amazônia terá perdido 25% de sua cobertura nativa. Em agosto de 2010 a Amazônia perdeu 265 quilômetros quadrados (km²) de floresta.  Redução de 47%.

Curiosidades O maior peixe de água doce do mundo é encontrado no Amazonas-pirarucu (2,5 de comprimento) A vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia, é a maior flor do mundo. Algumas chegam a medir 2 metros de diâmetro. O maior animal da Amazônia é o peixe-boi, que pode atingir o peso de meia tonelada Os insetos estão presentes em todos os estratos da floresta

Amazônia A sucuri da Amazônia chega a medir 10 metros de comprimento a Amazônia (em comparação com os demais) é o bioma que detém o maior número de áreas de proteção integral maior quantidade de pessoas em situação de escravidão no Brasil: Pará (48%), Mato Grosso (15%), Maranhão (8%) e Tocantins (7%).

A bacia hidrográfica da Amazônia possui muitos afluentes importantes tais como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo que o rio principal é o Amazonas (Cordilheira dos Andes- Peru). No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada "Amazônia Legal" definida a partir da criação da SUDAM Brasil segundo exportador de soja.

Caatinga Caatinga (do tupi: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca Há apenas dez mil anos atrás era uma imensa floresta tropical, como a Amazônia. Ocupa quase 10% do território nacional Único bioma exclusivamente brasileiro- espécies endêmicas. Estende-se pela totalidade do estado do Ceará (100%) e mais de metade da Bahia (54%), da Paraíba (92%), de Pernambuco (83%), do Piauí (63%) e do Rio Grande do Norte (95%), quase metade de Alagoas (48%) e Sergipe (49%), além de pequenas porções de Minas Gerais (2%) e do Maranhão (1%).

Caatinga Região de clima semi-árido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil. Duas estações não muito bem definidas: uma quente e seca, e outra quente e com chuvas Temperatura :26ºC e 28º C Dividido entre agreste e sertão Algumas plantas armazenam água, como os cactos, outras se caracterizam por terem raízes praticamente na superfície do solo (flora xerófila) As folhas, por exemplo, são finas ou inexistentes, impermeabilizadas.

Caatinga Solo ácido e argiloso Algumas das espécies mais comuns da região são a amburana, aroeira, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru e juazeiro. Palma-forrageira Umbuzeiro- ameaçado de extinção

Mandacaru

Caatinga Na Caatinga vive a ararinha-azul, ameaçada de extinção. Outros animais da região são o sapo-cururu, asa-branca, cotia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatu-peba e o sagüi-do-nordeste, entre outros. Mais ameaçados: os felinos (onças e gatos selvagens), os herbívoros de porte médio (veado-catingueiro e capivara), as aves (ararinha azul, avoante) e abelhas nativas

Caatinga Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela Caatinga, em quase 800 mil Km2 de área. Na estação seca a temperatura do solo pode chegar a 60ºC. cerca de 70% da caatinga já se encontra alterada pelo homem e somente 0,28% de sua área encontra-se protegida em unidades de conservação.

Última vez vista em 2000

Pampas Ocupa 2,07% do território nacional. No sul do país, a vegetação é composta por campos limpos, as chamadas estepes úmidas. O solo é revestido de gramíneas, subarbustos e ervas. Temperatura:10ºC a 23ºC Em 2004 foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como um bioma

Pampas As chuvas distribuem-se regularmente pelo ano todo e as baixas temperaturas reduzem os níveis de evaporação. Clima sub-tropical (por volta de 20ºC) Devido à riqueza do solo, as áreas cultivadas do Sul se expandiram rapidamente, agricultura e criação de animais. Região brasileira que possui o menor número de espécies de árvores.

Cerrado O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira. 23,1% do território brasileiro Ocupa a totalidade do Distrito Federal, mais da metade dos estados de Goiás (97%), Maranhão (65%), Mato Grosso do Sul (61%), Minas Gerais (57%) e Tocantins (91%), além de porções de outros seis estados.

Cerrado O Cerrado tem um clima tropical, com altas temperaturas e com uma estação seca pronunciada é típica. apenas cerca de 20% do Cerrado ainda possui a vegetação nativa o Cerrado é uma das regiões de maior diversidade do planeta (menor que a Amazônica e que a Mata Atlântica) O solo possui pH baixo, baixa fertilidade e um alto nível de alumínio.

Cerrado 57% do Cerrado já foram totalmente devastados Contaminação por mercúrio em garimpos a expansão da agricultura e da pecuária –monocultura- representa o maior fator de risco para o Cerrado. O Cerrado tem a seu favor o fato de ser cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins, São Francisco e Prata)

Cerrado Estima-se que a flora da região possua 10 mil espécies de plantas diferentes. Vegetação adaptada à escassez nutrientes com caules e ramos tortuosos, cascas e folhas grossas e raízes compridas. Vegetação não homogênea

Fauna Animais como o tamanduá-bandeira, o macaco, a anta, o lobo-guará, o pato-mergulhão e o falcão-de-peito-vermelho, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, o cachorro-vinagre, a onça-pintada, a ariranha e a lontra são exemplos de cerrado.

Fogo no Cerrado fogo - elemento fundamental à estruturação de paisagens do cerrado. rápida rebrota após o fogo - atraindo herbívoros em busca de forragem nova germinação de sementes

Fogo no cerrado

Mata Atlântica Ocupa 13,04% do território brasileiro O Bioma Mata Atlântica ocupa inteiramente três estados - Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina - e 98% do Paraná além de porções de outras 11 unidades da federação. A maior parte das espécies de animais brasileiros ameaçados de extinção são originários da Mata Atlântica, como os micos-leões, a lontra, a onça-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pequena. 7% de sua cobertura original

Mata Atlântica Antigamente-Rio Grande do Norte até o Sul Solo fértil O pinheiro-do-paraná, o cedro, as figueiras, os ipês, a braúna e o pau-brasil, entre muitas outras. Extração do pau-brasil e palmito Juçara e implantação de monoculturas Tráfico de animais

Pantanal Ocupa aproximadamente 1,76% do território nacional Oeste dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Maior área úmida continental do planeta – com aproximadamente 210 mil Km2 As chuvas fortes são comuns nesse bioma. 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1.132 espécies de borboletas e 656 espécies de aves.

Pantanal A maior cobra do Pantanal é a sucuri amarela. Mede até 4,5 metros e se alimenta de peixes, aves e pequenos mamíferos. O jacaré do Pantanal mede até 2,5 metros de comprimento, alimentando-se principalmente de peixes. Tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, tem mais de 2 metros de envergadura com as asas abertas

Pantanal A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo É a maior planície do planeta. Possui a maior reserva de água potável do planeta: o Aquífero Guarani

Questão UNICAMP Esceve James W.Wells em Três mil milhas através do Brasil. “A aparência desta vegetação lembra um pomar de frutas mirrado na Inglaterra, as árvores ficam bem distantes uma das outras, ananicadas no tamanho, extremamente retorcidas tanto de tronco quanto de galhos, e a casca de muitas variedades lembra muito a cortiça, a folhagem é geralmente seca, dura, áspera e quebradiça, as árvores resistem igualmente ao calor,frio, seca ou chuva. A)A que tipo de formação vegetal brasileira o texto se refere? B)Qual é o principal causa do aspecto “ananicado” das árvores? C)Qual é a principal causa do aspecto da casca? D) Cite outras características importantes das plantas dessa formação vegetal que não esteja descrita no texto.A que se deve essa característica?

A)Cerrado B)Falta de nutrientes ou excesso de acidez no solo. C)É uma adaptação ao fogo D)Raízes profundas ou espessa cutícula

Referências http://floresta.ufpr.br WWF http://www.ib.usp.br/