PETIANOS: Lya Beiruth Robson Galvão PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO PET/UFAC TUTOR: Ribamar Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dificuldades da Língua Portuguesa
Advertisements

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Classes Gramaticais.
Cuidado! O tubarão nada muito rápido! Estou triste!!!
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Professor Carlos Zambeli
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Click para mudar de slide
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
BEM VINDOS À AULA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Meu nome é Ana Lucia e sou sua tutora, ou se você preferir sua professora- mediadora, estou certa que nossas.
A/há A => tempo futuro ou distancia que ainda irá percorrer. Sairei daqui a pouco. Minha casa fica a dois quilômetros daqui. Há=> tempo passado. Há dois.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
EMPREGO DE CERTAS PALAVRAS
Professora Maria Carolina Payão
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
O HOMEM QUE QUERIA SER MULHER...
1. ASPIRAR Não é nada agradável aspirar ____ ar de São Paulo. Todos aqueles rapazes aspiram ____ um bom emprego. Respirar, sorver = sem preposição Desejar,
CAP. 13 – GRUPO VERBAL: VERBO E ADVÉRBIO
Escola Evangélica Ágape 8º Ano
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Ligue o som... Deixe a raiva secar... Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
Deixe a raiva secar... Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte,
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
Nome: Dayse Cordeiro 2°B N°05. A escolha que iremos fazer sobre as nossas vidas, vai nos mostrar quem somos e o que queremos ser. Se você fizer uma escolha.
Uso da linguagem padrão de palavras da Língua Portuguesa
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” (Luiz Antonio Sacconi)
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Tópicos diversos “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Emprego dos Porquês.
Uso de há, a , à.
Autor: Hugo Rafael Alves Prazeres. Era uma vez um menino chamado João, que quando estava a ir para casa, depois das aulas, viu o colega a fumar cigarros,
I) SOLTEIROS (25 minutos) 1) Tem gente que diz que eu escolho demais, mas eu quero o melhor e tenho meus critérios, estou errado?
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Sentei em uma varanda, em um dia de verão, bebendo chá gelado enquanto visitava minha mãe. "Nunca esqueça de suas amigas" ela falou, mexendo nos cubos.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Introdução No Brasil as estimativas de dependência química vem aumentando de forma visível e assustadoramente. Nesse sócio drama vamos apresentar uma realidade.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo.
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
OS ERROS MAIS COMUNS DO PORTUGUÊS. 1.A gente “fomos” embora. Concordância normal:A gente foi embora.E também:O pessoal chegou(e nunca “chegaram”).
Um jardim de infância muito especial… Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de texto partilhado por Sílvia Cruz (Professora.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
DIFICULDADES DA LÍNGUA. A FIM DE Finalidade / Objetivo Estou fazendo cursinho na Apotec, a fim de passar no Juarez.
Sou Teu Deus Ligue o som e aguarde! Sou Teu Deus Ligue o som e aguarde! Clique para avançar!
É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. A noite vem, quando ninguém pode trabalhar Jo 9.4.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Certificação x Recertificação São Independentes Cada um deve fazer sua certificação mesmo que estejam no mesmo EVS Quando existir Certificado.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
E. M. Profª. Vilma Tâmega Inclusão Digital Professoras: Cláudia( Língua Portuguesa) Simone ( Informática)
O MENINO POUPADINHO Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) e formatada com imagens disponíveis na internet.
Chapeuzinho preto Caio Almeida n°4 – Gabriel Mesquita n°7 – Luis Eduardo Botelho n°14 – Roberto Mikaelin n°22 – Rodrigo Diez n°23.
Disciplina na Igreja.
DEZ DICAS DE ATENDIMENTO
FORMAS DE GRAFIA.
Dificuldades da Língua Portuguesa
Transcrição da apresentação:

PETIANOS: Lya Beiruth Robson Galvão PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO PET/UFAC TUTOR: Ribamar Silva

Você não veio _______? por quê Por que / Por quê / Porque / Porquê ________ razão você não foi à festa? Por que Faltou à festa _______ estava doente. porque Ninguém entendeu o _______ da briga. porquê Não encontrei o caminho _______ passei. por que

Aonde / Onde ________ você vai com tanta pressa? Aonde Não sei ______ você mora. onde MOVIMENTO: NÃO EXPRESSA MOVIMENTO:

CERTO OU ERRADO?

Mau / Mal Escolheu um ______ momento para sair.mau Comportou-se _____ na sala de aula. mal ADJETIVO (Bom): ADVÉRBIO (Bem): O _____ não tem remédio. mal SUBSTANTIVO (Bem): _____ você chegou, ele saiu. Mal CONJUNÇÃO (Bem):

Cessão / Sessão / Seção / Secção Ele confirmou a ________ dos bens a uma instituição de caridade. cessão A Câmara reuniu-se em _______ extraor- dinária. sessão Compramos os presentes na ___________ de brinquedos daquela loja. seção (secção)

Há / A Ele não come carne ____ dois meses.há Ele retornará daqui ___ uma semana. a TEMPO PASSADO: TEMPO FUTURO:

Senão / Se não Devemos entregar o trabalho no prazo, ______ o contrato será cancelado. senão A festa será amanhã à noite, _______ ocor- rer nenhum imprevisto. se não CASO CONTRÁRIO: SE POR ACASO NÃO:

Ao invés de / Em vez de __________ que previu a meteorologia, choveu muito ontem. Ao invés do _________ jogar futebol, preferimos ir ao cinema. Em vez de AO CONTRÁRIO DE: NO LUGAR DE:

Ao encontro / De encontro Aquelas atitudes vão ______________ que eles pregavam. ao encontro do Sua atitude veio _____________ que eu es- perava. de encontro ao ESTAR A FAVOR DE: SER CONTRA:

Acerca de / Há cerca de Discutimos _________ uma melhor saída para o caso. acerca de ___________ uma semana, discutíamos uma melhor saída para o caso. Há cerca de A RESPEITO DE: FAZ:

A fim de / Afim Ele saiu cedo _________ poder chegar a tempo. a fim de O genro é um parente _____. afim FINALIDADE: SEMELHANTE: Tratava-se de idéias _____. afins

Demais / De mais Eles falam _______. demais Não havia feito nada _______. de mais MUITO: DE MENOS:

À-toa / À toa Ninguém lhe dava valor: era uma pessoa ______. à-toa Andavam ______ pelas ruas. à toa IMPENSADO, INÚTIL, DESPREZÍVEL: SEM RAZÃO, INUTILMENTE:

Dia-a-Dia / Dia a Dia O _________ do trabalhador é estrema- mente monótono. dia-a-dia Os preços das mercadorias aumentam _________. dia a dia COTIDIANO: TODOS OS DIAS:

Tampouco / Tão pouco Não realizou a tarefa, _________ apresen- tou qualquer justificativa. tampouco Tenho _________ entusiasmo pelo trabalho. tão pouco TAMBÉM NÃO: ADVÉRBIO OU PRONOME INDEFINIDO: Estudamos _________ nesta semana. tão pouco

Não houve aula _______ o professor faltou. Exercício: porque Nem o próprio ministro sabe o _______ da inflação. porquê _______ nos leva com tal rapidez? Aonde Sua resposta foi _____ redigida. mal Assistimos a uma _______ de cinema. sessão

A _______ do terreno para a construção do estádio agradou a todos os torcedores. cessão Ele retornará daqui ___ um mês. a _______ chover amanhã, iremos à praia. Se não _________ estudar química, preferiu estudar português. Em vez de Exercício: