Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Elaborado por: Profa. Ms. Elaine Ap. Barreto Gomes de Lima
Como Preparar Seminários
O dia em que quase perdemos o
Organização do Caderno Diário
Como fazer uma apresentação oral
Introdução aos Estudos Linguísticos
O Trabalho De Projecto.
Um bom Sermão geralmente tem três partes:
A Estrutura de uma apresentação
A Escrita como Processo
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
Metodologia Científica Divulgação de resultados
Palavra de PODER Ministério Casa Nova.
Entramos numa sala de trabalho cheia de anjos
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
A História do Meio Local Santo António dos Cavaleiros
AS PLANTAS.
O QUE FARIAS...?.
Como preparar um seminário?
1. Sugestões para o trabalho individual
CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente.
Formas de Expressão Expressão Oral
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
COMO LER BEM EM PÚBLICO.
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
Literacia da Informação Bibliotecas Escolares: Abertura ao Saber.
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
Sentimentos SAUDADE é quando o momento tenta fugir da recordação para aparecer de novo e não consegue.
Planear a mudança Tomar controle.
Meios de Transporte.
Metodologia e Redação Científica
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
Literacias da informação
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
PROJETO.
Aspectos físicos de Portugal
Senhor Que queres que eu faça?
Resumo.
298 - “ESTOU PRONTO” NEM SEMPRE SERÁ PRA O LUGAR QUE EU QUISER QUE O MESTRE ME TEM DE MANDAR; É TÃO GRANDE A SEARA JÁ A EMBRANQUECER A QUAL EU TEREI DE.
AUMENTE O SOM ! Amado filho.
Como Falar Bem em Público
TORRADAS QUEIMADAS... CLICAR.
COMUNICAÇÃO PESSOAL - II
AMADO FILHO!
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
PEGADAS NA AREIA.
O Relatório de Aula.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
A Exposição Oral 1. Postura 2. Exposição Oral e Gestão do discurso 3. Linguagem usada.
APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
In Fábrica do Texto (adaptado)
Tipo de actividades Passeios pedestres. Provas de orientação. Recolha de contos e histórias regionais. Descrição da paisagem (observação das características.
Como fazer um resumo? Mediateca Escolar - Guia Prático.
Manuela Matos Monteiro (adaptado). Filmes Na referência bibliográfica de filmes devem constar os seguintes elementos: Realizador Título original Título.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Como se faz um debate? In Fábrica de Texto (adaptado) Mediateca Escolar - Guia Prático.
Como se faz um cartaz? In "Que fazer na biblioteca da escola” de Maria Eugénia Cunha (adaptado)
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
O Instituto Nacional de Estatística, IP (INE) tem como missão produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação,
Mediateca Escolar - Guia Prático
Transcrição da apresentação:

Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)

PREPARAÇÃO

Perguntas que deves fazer a ti próprio sempre que tiveres de fazer uma apresentação oral: Quais os objectivos da minha exposição? Quem são os destinatários a que me vou dirigir? Quais as características do meu auditório? Como posso captar a atenção dos ouvintes? Que argumentos posso apresentar para os convencer da tese que pretendo defender? Que estratégias deverei usar para saber se a minha mensagem foi compreendida?

Organização 1. Combina o dia e a hora da apresentação. 2. Se o trabalho é de grupo, divide tarefas para a apresentação. 1. Lê uma ou duas vezes todo o trabalho. 2.Treina, frente ao espelho, a apresentação. 3. Prepara a sala - mesa e cadeiras para os comunicadores e lugares para os colegas.

Conselhos Gerais … Prepara a mente … Encara sempre o público de frente. Controla a respiração. Repete para ti próprio frases que te deixem mais calmo. Lembra-te que se outros conseguem, tu também és capaz.

Conselhos Gerais … Não sejas repetitivo, monocórdico, nem monótono. Usa um tom de voz agradável, vivo. Não fales nem lento, nem rápido demais. Gesticula naturalmente. Controla o tempo: reserva o tempo adequado para a introdução do tema, desenvolvimento, conclusão e posterior debate.

O Dia D

Introdução… Põe o auditório à vontade, desperta o seu interesse para o tema para tal poderás: –Contar uma anedota. –Referir um facto recente. Enuncia os pontos que vão ser abordados na exposição e respeita essa ordem.

Desenvolvimento Expõe a tua tese com clareza. Em seguida apresenta as razões que justificam o teu ponto de vista, articulando os argumentos mais fortes com os mais fracos. Usa interrogações retóricas, isto é, dirige perguntas ao público, ainda que este não tenha de responder, para suscitar o seu interesse.

Recursos auxiliares Poderás enriquecer a tua exposição, torná-la mais apelativa usando: –Cartazes, desenhos, gráficos, gravuras, excertos de filmes ou documentários, PowerPoints…

Aspectos a ter em atenção no uso de recursos Os recursos auxiliam a exposição, não são a própria exposição. Assim por exemplo um acetato, um PowerPoint deve enunciar apenas os pontos principais, nunca deverá SER UM TEXTO COMPACTO. Caso contrário além de cansativo e confuso, acentuará a tua tendência para leres, em vez de expores.

Conclusão No final da apresentação deverás fazer uma breve síntese dos aspectos mais relevantes. Não te esqueças de deixar algum tempo para quem quiser fazer perguntas, falar do assunto ou acrescentar algo mais.

13 Mediateca Escolar – Projecto Bons Métodos, Bons Resultados Ficha Técnica Realização: Mediateca Escolar Coordenadora do Projeto: Gina Rodrigues Equipa do Projeto : Gina Rodrigues, Mª José Rodrigues e Rosa Albuquerque 2010/2011 ES com 3º Ciclo do EB de Matias Aires