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CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente.

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1 CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente A estrutura da experiência mais recente para a mais antiga também é possível, por forma a tornar mais relevante a última experiência profissional Exemplo:

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3  Não se deve utilizar este tipo de CV quando:
Se possui pouca experiência profissional Não se possui uma especialização específica à qual se pretende candidatar Se a última experiência profissional não é a mais relevante para a candidatura em questão

4 CV funcional Centra-se na actividade / nas funções desenvolvidas pelo candidato ao longo da sua carreira profissional Divide a experiência profissional em conhecimentos específicos, de acordo com a área de especialidade técnica de cada pessoa e todas as competências que o candidato foi desenvolvendo, concorrendo, assim, para um melhor desempenho das suas funções Exemplo:

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6 Vantagens: Permite disfarçar aspectos menos positivos (média baixa no curso) Resulta melhor se os recrutadores pretendem uma pessoa com um perfil que resulta do aperfeiçoamento Estimula o recrutador a confrontar o candidato com questões que visam aferir a sua capacidade argumentativa e crítica, bem como a revelar a sua ambição e vontade de vencer Permite ao candidato revelar a sua capacidade de redacção

7 Desvantagens: Encarado como uma forma de camuflar aspectos menos positivos Tende a ser extenso Susceptível de diversas interpretações por parte de quem o lê

8 CV misto Alia uma maior formalidade do curriculum cronológico e a adaptabilidade do curriculum funcional Combina uma boa organização, destacando os aspectos mais importantes, com a descrição da situação profissional que melhor se adequa à candidatura Exemplo:

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10 Vantagens: - Permite ao candidato ser mais telegráfico em alguns aspectos e mais descritivo noutros que interessam mais para aquela situação concreta

11 CV - Formato Europeu Lançado em 2002, com vista a favorecer a mobilidade de profissionais na Europa Garante a adaptação aos diferentes perfis e uma maior transparência das qualificações a nível europeu Exemplo:

12 Carta de acompanhamento / Apresentação
Acompanha o CV Breve Formal Simples Linguagem correcta Exemplo:

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14 Estrutura

15 CV de apresentação Utilizado para proceder à apresentação de determinada pessoa, sob determinado prisma em função da ocasião Conferencista (especialista) Pretende resumir apenas alguns aspectos do percurso de uma pessoa, evidenciando determinadas características relevantes para a situação em questão (o que faz da pessoa um perito numa determinada matéria) Exemplo:

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17 Carta de Candidatura Simultaneamente carta de apresentação e CV resumido Deve incluir: Referências à fonte do anúncio Dados solicitados no anúncio Deve ainda: Mostrar disponibilidade para responder a questões aquando de uma possível entrevista Apresentar cumprimentos, colocar a data e assinar Exemplo:

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19 Candidatura espontânea
Forma da pessoa se dar a conhecer / fazer a sua promoção pessoal Como? Dirigindo uma carta a uma entidade empregadora, oferecendo espontaneamente os seus serviços Acompanhar a carta de um CV A promoção é feita através da carta que deverá suscitar o interesse do empregador, realçar as virtualidades do curriculum e mostrar a motivação e o interesse do candidato relativamente à entidade empregadora Exemplo:

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21 Anúncio de emprego Forma da pessoa se dar a conhecer / fazer a sua promoção pessoal Deve: Ter uma leitura fácil Possuir um estilo telegráfico Salientar as principais características para a função que se pretende desempenhar Ser apelativo, despertar a atenção e o interesse Exemplo:

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23 Carta formal / informal
Ambas obedecem a uma estrutura fixa: Saudação Fórmula de saudação Introdução Motivo da carta Exposição – apresentação dos assuntos Despedida Exemplo de carta formal:

24 Carta Comercial Envolve duas partes principais: Deve ser: Exemplo:
Elementos de identificação do emissor, do receptor e do assunto a tratar (remetente, destinatério, referências, data, assunto) O texto – a mensagem Deve ser: Clara no discurso Correcta no enquadramento do assunto Lógica na sua sequência Exemplo:

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26 Convocatória Meio através do qual se convidam e informam os participantes de uma reunião acerca do dia, hora, local e ordem de trabalhos dessa reunião Três tipos de convocatórias: Formais Informais Call for papers Possuem elementos fixos: Nome da empresa ou organismo que convoca Data da reunião: dia, mês, ano, hora e local Ordem de trabalhos/agenda: assuntos a debater Quem convoca Data da convocatória Exemplo:

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28 Acta Relato fiel dos assuntos tratados e dos factos ocorridos durante uma reunião, especificando: Data, hora, local, grupo que reuniu e nome da pessoa que presidiu Presenças e ausências Ordem de trabalhos Outros assuntos discutidos, mesmo que não constem da ordem de trabalhos Quaisquer acções que tenham sido acordadas e respectivos responsáveis pela sua execução Quaisquer votações que tenham sido efectuadas, indicando o número de votos a favor, contra e abstenções Encerramento com indicação da hora Exemplo:

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30 Relatório Forma especializada de comunicação escrita que fornece informação de forma concisa sobre determinados factos Características que deve possuir: Elaborado tendo por base a estrita realidade, com uma linguagem simples e adequada ao destinatário do relatório e fazendo a observação crítica dos factos narrados A argumentação apresentada deve conduzir a uma demonstração e respectiva conclusão Tem como objectivo a apresentação de propostas viáveis e soluções pertinentes Exemplo:

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