A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais."— Transcrição da apresentação:

1 Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais

2 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Gêneros Orais  A fala é uma atividade muito mais central do que a escrita, nas atividades diárias da maioria das pessoas (1). (1)  Certos gêneros, em sua constituição tipológica (narrativa, argumentativa, explicativa, declarativa e injuntiva), apresentam especificidades que os caracterizam como pertencentes ao domínio da oralidade, como no caso, por exemplo, das conversações telefônicas, da entrevista, do debate, do seminário, associando-os, assim, a diferentes usos.  Veremos a seguir algumas dessas características.

3 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Os componentes orais da língua  A Entoação – é a maneira de emitir o som, a modulação da fala. Por ela é possível distinguir se um enunciado é assertivo, interrogativo ou exclamativo. Ela também nos ajuda a expressarmos nossos sentimentos, emoções, opiniões, desejos etc.  O acento – é a energia com que pronunciamos grupos de fonemas ou enunciados inteiros.  O ritmo – é a velocidade com que pronunciamos os enunciados.  Cadência melódica – é a combinação de força acentual, pausas e entoação.

4 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l A exposição oral  É uma das maneiras de fazermos relatos orais em situações de comunicação pública.  Há, nesse tipo de interação, uma platéia e um expositor.  Uma das formas de uso desse gênero é o seminário, que segue alguns critérios, tais como:  posicionamento do apresentador – deve ter postura ao falar, domínio do conteúdo, habilidade para uso de recursos audiovisuais;

5 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l  fala e voz – falar alto e claro, variando a entoação, as pausas e a cadência melódica;  linguagem – utilizar a variedade padrão da língua, com grau de formalidade adequado ao perfil dos interlocutores;  olhar – para o público uniformemente; caso use roteiro, faça consultas rápidas, sem interromper o pensamento e sem abaixar o tom da voz;  tempo – controlar e organizar o tempo, sendo capaz de ajustes para adequar a exposição ao tempo estipulado.

6 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l O debate regrado público  É uma forma de argumentar, expor livremente nosso ponto de vista e conhecer o pensamento dos outros.  Nesse gênero, há um organizador do debate chamado de mediador e os debatedores.  Para a realização de um debate são necessários alguns procedimentos:  Preparação da sala – organizar o espaço dos debatedores, do moderador e da platéia;

7 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l  O mediador deverá explicar aos debatedores as regras quanto ao tempo ;  O moderador fará as perguntas para os debatedores que serão sorteadas e, se for necessário, deverá interferir no debate para esclarecer perguntas;  Os debatedores deverão utilizar a variedade padrão da língua e obedecer o tempo recomendado.

8 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l  Acessem o Debate eleitoral 2010 exibido pela Rede Globo. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=dx Gn--l64f0#t=18s

9 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Atividade 1 Treinando a leitura em voz alta  Escolha um texto, faça uma cópia e leia silenciosamente até ter certeza de tê-lo compreendido.  Caso tenha dúvida quanto à pronúncia de algumas palavras, pesquise em dicionários.  Reúna-se com colegas, forneça a cópia e leia o texto em voz alta para que seus amigos façam anotações.  Analise os problemas de entoação e faça mais uma leitura antes da gravação.  Grave a leitura do texto e ouça enquanto acompanha o texto escrito.  Regrave para fazer as adequações necessárias.  Compare as duas gravações e verifique o seu progresso.

10 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Atividade 2 Exposição oral  Divida a classe em equipes e façam a escolha dos temas para o seminário.  Escolha os apresentadores.  Os alunos deverão gravar as falas para trabalhar a entoação, a cadência melódica e a coesão entre os participantes.  Treine o uso de recursos audiovisuais.  No dia da apresentação, organizem a sala ou usem o auditório da escola para proporcionar uma atividade mais próxima do real.  Grave a apresentação para analisarem o desempenho de cada um.

11 COMPONENTE CURRICULAR, Série: 2 ano Tópico: Estruturas e funções de gêneros orais l Atividade 3 Debate  Escolha os debatedores e o mediador.  Elabore as perguntas para o debate.  Treinem o fala, gravando-a.  No dia do debate, organizem a sala ou usem o auditório da escola.  Grave o debate e elejam um vencedor.


Carregar ppt "Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google