Atmosfera.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

A ATMOSFERA.
Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Vamos conhecer O clima.
TEMPO E CLIMA.
Fatores determinantes do clima
Atmosfera e climatologia
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
CLIMA NO BRASIL.
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO E CAMADAS
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
Massas de ar e Classificação Climática
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
CLIMATOLOGIA.
CLIMAS BRASILEIROS.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais

CLIMA NO BRASIL TEMPO CLIMA É A SUCESSÃO HABITUAL DO TEMPO
Climas do Brasil.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Fatores que influenciam nos Climas da América
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
CLIMATOLOGIA II.
 MEC: forma-se sobre a amazônia – quente e úmida – atua o ano inteiro no norte do Brasil e avança em direção ao sul durante o verão, ocasionando chuvas.
CLIMA BRASILEIRO.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Climas do Brasil Prof. Filipe Santos.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
Unidades Climáticas brasileiras
CLIMA BRASILEIRO.
Dinâmica Climática.
Climas do Brasil.
A dinâmica da atmosfera (Tempo x Clima)
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Atmosfera e suas camadas
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
INTERTROPICAL Temperada MEC MEAMEA MEA MTC MPA INVERNO.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
Transcrição da apresentação:

Atmosfera

Camadas da Atmosfera

Troposfera É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos Troposfera É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens etc.). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e passageiros voam nesta camada. Estratosfera Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altitude) até 50 km de altitude. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta Terra, protegendo-a dos raios ultravioletas do Sol. Mesosfera Esta camada tem início no final da estratosfera e vai até 80 km acima do solo. A temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Termosfera Tem início no final da mesosfera e vai até 500 km acima do solo. É a camada atmosférica mais extensa. É uma camada que atinge altas temperaturas, pois nela há oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grande quantidade. Exosfera Vai do final da termosfera até 800 km acima do solo.

Elementos do Clima -Temperatura: é o calor absorvido pela atmosfera. -Pressão atmosférica: é o peso exercido pelo ar. -Umidade: é a quantidade de vapor d´água existente na atmosfera. -Ventos: são deslocamentos do ar provocados pelas diferenças das pressões atmosféricas entre duas regiões.

Principais fatores do clima -Latitude: quanto menor a latitude, maior a temperatura e menor a pressão atmosférica. - Altitude: quanto maior a altitude, menor a temperatura e menor a pressão atmosférica. -Maritimidade ou continentalidade: no continente a amplitude térmica é maior em relação ao oceano. -Correntes marítimas: são massas de água que migram nos oceanos e mares. -Massas de ar: são porções ou volumes da atmosfera que possuem as mesmas características de pressão, temperatura e umidade por causa de sua localização e são bastante espessas e homogêneas.

Massas de ar que atuam no Brasil

mEa - Equatorial Atlântica – quente e úmida, com atuação no litoral setentrional principalmente no Verão. mEc - Equatorial Continental – quente e úmida, com maior intensidade no verão, provoca  chuvas em grande parte do país (forma-se na região da Amazônia o que explica sua umidade mesmo sendo Continental) mTc - Tropical Continetal – quente e seca, forte no Verão e atua mais no Centro do Brasil e Pantanal. mTa - Tropical Atlântica – quente e úmida, mais intensa no inverno (junto com a mPa causa chuvas frontais no Sul e litoral leste e chuvas orográficas nas encostas das serras e nos planaltos ao longo do litoral). mPa - Polar Atlântica – fria e úmida, mais atuante no inverno, quando provoca geadas no Sul e Sudeste, chuvas frontais no litoral e Friagem na Amazônia Ocidental.

FIM