Parcerias com Empresas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Prof Dr Jeovan Figueiredo (UFMS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

Universidade Federal de Minas Gerais Coordenadoria de Transferência
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Profª. Elza Fernandes de Araújo Rio de Janeiro - Outubro de 2005
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
NIT Virtual do APL Madeira-Móvel do Planalto Norte Catarinense: Um Modelo de Gestão da Inovação Baseado na Proteção da Propriedade Intelectual Angélica.
Propriedade Intelectual
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
Inovação em saúde e promoção da saúde
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
PARCERIA TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE - EMPRESA:
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Governança e Desenvolvimento
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Aula 2 Inovação Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Estímulos Governamentais à Inovação Fernando Paiva.
3.Productividade Científica e tecnológica Medição de produtividade dos trabalhadores 3 dificuldades: Quem contabilizar? Inconsistência na definição de.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Talentos para Inovação
Panorama da Saúde no Brasil
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Premissas Dados das Microrregiões.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Contributo para a Análise dos Factores Críticos de Sucesso para a Dinamização da Cooperação Inter - Empresarial.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
1 Custos de desenvolvimento interno Receita Custos Custos de desenvolvimento interno Receita Diminuição do ciclo de vida dos produto Aumento dos custos.
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Desafios e Perspectivas Joel Weisz Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM Rio de Janeiro, 28 de maio de 2015 cognética.
Prof. Dr. Daisson José Trevisol INOVAÇÃO EM SAÚDE.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica - LNCA Plataforma do Conhecimento no contexto.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
A Demanda por Tecnologia em Águas Profundas
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
SEESP 2015 Balmes Vega Garcia
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Lei da Biodiversidade. CONCEITOS IMPORTANTES Patrimônio Genético: Informação de origem genética contida nos seres vivos, princípios ativos, proteínas,
I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR, 29 de setembro de 2010.
TEMA: Os Institutos de Pesquisa Tecnológica nos Sistemas de Inovação Financiamento Oportunidades Desafios Luis Madi Presidente Abipti Coordenador Apta.
Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez Professor Titular Decano de Administracao Universidade de Brasilia Audiencia Publica: INTEGRACAO UNIVERSIDADE – EMPRESA.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
III CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ©Maria Brasil de Lourdes Silva.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Inovação Tecnológica & Propriedade Intelectual “Peer Production” Conhecimento Compartilhado “Commons” Conferência do Sudeste B.HTE
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

Parcerias com Empresas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Prof Dr Jeovan Figueiredo (UFMS)

No entanto, o país é responsável por 3 a cada 100 publicações científicas internacionais. O Brasil é responsável por apenas 1 a cada patentes depositadas no mundo. Dados de 2007 para patentes e 2008 para publicações. Fonte: UNESCO. Relatório Unesco Sobre Ciência 2010.

CiênciaTecnologia Indicador tradicional Publicação (com avaliação dos pares) Patente CaracterísticaAmpla DivulgaçãoSigilo Objetivo Ampliar a fronteira do conhecimento Ampliar os resultados econômicos

Universidade Conhecimento técnico- científico Equipamentos com alto conteúdo de tecnologia embarcada Competência em parcerias estratégicas Empresa Conhecimento das demandas do mercado Disponibilidade de recursos para investimento em inovação Capacidade para implementar novas idéias IDÉIAS IMPLEMENTAÇÃO RESULTADOS

O modelo internacional de interação das universidades com as empresas: Academia Governo Indústria Redes de PD&I ETZKOWITZ, H. Incubation of incubators: innovation as a triple helix of university-industry-government networks. Science and Public Policy, v. 29, n. 2, p , 2002.

LEI DE INOVAÇÃO de 02/12/2004 Construção de ambientes especializados e cooperativos de inovação. Participação das ICTs no processo de inovação. Estímulo à inovação nas empresas e ao inventor. Cooperação entre instituições públicas e privadas para a realização de pesquisas para geração de produtos e processos inovadores.

Fonte: PIMENTEL, Luiz Otávio. Núcleo de Inovação Tecnológica. Relatório da Política de Inovação nas Instituições de Ciência e Tecnologia do Brasil: (Análise do Formulário para Informações sobre a Política de Propriedade Intelectual das Instituições de Ciência e Tecnologia do Brasil – Formict: 2010, ano base Lei de 02/dez/2004 Lei de Inovação Decreto de 11/out/2005 NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT)

PROJETOS DE PD&I E IMPLICAÇÕES PARA A REDE PRÓ-CENTRO-OESTE Análise Empírica

A questão do grau de novidade Observações: n = 57; informações de patentes fora do prazo de sigilo. Fonte: PEREIRA, D. V. F. Análise da Valoração de Tecnologias nas Universidades Federais do Centro- Oeste f. Dissertação (Mestrado em Administração). UFMS, Campo Grande, 2012.

A questão da proteção patentária Observação: 1982 a Fonte: IRIE, A. C.; CASTRO, G. S.; FIGUEIREDO, J. C. Produtos e Processos Inovadores para Organizações de Saúde: Análise de Patentes no Campo da Biotecnologia. Anais...XVI SIMPOI. São Paulo: FGV-EAESP

A questão da proteção patentária Fonte: IRIE, A. C.; CASTRO, G. S.; FIGUEIREDO, J. C. Produtos e Processos Inovadores para Organizações de Saúde: Análise de Patentes no Campo da Biotecnologia. Anais...XVI SIMPOI. São Paulo: FGV-EAESP

A questão da proteção patentária Fonte: IRIE, A. C.; CASTRO, G. S.; FIGUEIREDO, J. C. Produtos e Processos Inovadores para Organizações de Saúde: Análise de Patentes no Campo da Biotecnologia. Anais...XVI SIMPOI. São Paulo: FGV-EAESP Dinâmica dos projetos de PD&I

Lições Aprendidas Importância da hélice tripla Patente 1: indicador e mecanismo de garantia de direitos de propriedade e econômicos Patente 2: identificação do estado-da-arte e gestão da inovação tecnológica Aperfeiçoando o sistema: transferência de tecnologia e conhecimento

OBRIGADO Coordenadoria de Relacionamento Universidade/Empresa (CRE-PROPP) Prof Jeovan Figueiredo