PÁSCOA  Páscoa Cristã  Páscoa Judaica. Índice  Introdução  Páscoa Cristã  História;  Símbolos;  Tradições.  Páscoa Judaica  História;  Significado;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Páscoa Seu Significado
Advertisements

O POVO DE DEUS PASSOU 430 ANOS NO EGITO E CLAMOU AO SENHOR
Símbolos de Páscoa.
AULA: O CORDEIRO DA PÁSCOA E, JESUS, O CORDEIRO DA NOSSA PÁSCOA.
PÁSCOA....
Cristo Ressuscitou. Aleluia!!!.
Símbolos da Páscoa.
PÁSCOA FESTA RESSURREIÇÃO.
A eucaristia Começar.
Domingo de Ramos.
PÁSCOA ORIGEM E SIGNIFICADO
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
Pêssach é um feriado judaico de origem bíblica com oito dias de duração. Marca o nascimento dos judeus como um povo há mais de anos, e também seu.
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
páscoa, foi sacrificado
Jesus é preso, julgado e condenado
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
A PÁSCOA DOS GENTIOS (OS QUE NÃO SÃO JUDEUS) Data: 19/04/2015
(AQUELES QUE NÃO SÃO JUDEUS)
OPOSIÇÃO A DEUS Exôdo 7:20-22.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
LIÇÃO 4 A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA
Felizes os convidados Catequese 15.
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
Índice:  O Cristianismo;  Livro Sagrado;  Templo dos cristãos;  O Fundador do Cristianismo;  Cidade Sagrada;  Calendário litúrgico;  Bibliografia;
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Páscoa, A Grande Celebração pela Liberdade Pr. Leôncio Martins.
O que é a páscoa? A Páscoa é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais.
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
Estamos no primeiro domingo da QUARESMA, tempo sagrado para uma renovação interior como preparação para a grande festa da Páscoa. A Palavra de Deus.
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Ciclo A Domingo V da QUARESMA Domingo V da QUARESMA 6 de Abril de 2014 Música: Aleluia da Liturgia das Gálias.
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
VIDA DO APÓSTOLO SÃO PAULO
RavenaBatistérioNeoniano(mosaico) (séc. V). Três experiências humanas fundamentais A água destrói, é perigosa, origem de morte, dá medo.
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
2013 Quinta-feira Santa Judeus diante do Muro Ocidental, orando em dia de festa Música: Canto bizantino de Semana Santa.
15 de Abril de 2012 Domingo II da PÁSCOA Cântico Gregoriano.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
Ciclo C VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor 9 de Maio de 2013 Música: Jesus ressuscitou das trevas.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
A páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes. Isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.
Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
O que é uma oferta de comunhão? Levítico 3.1 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 04/08/2010.
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou
26 de Fevereiro de 2012 Domingo I Domingo I da Quaresma da Quaresma Domingo I Domingo I da Quaresma da Quaresma Música: “Paulus” antes da conversão, de.
HÁ ESPERANÇA APÓS A MORTE?
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
São Tomás, Apóstolo Curso de Licenciatura em História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano de Oliveira Afonso Ano Letivo.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
Ciclo A Domingo V da PÁSCOA Domingo V da PÁSCOA 18 de maio de 2014 Música: Prece sefardita.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Ciclo C IV Domingo da Páscoa 21 de Abril de 2013 Imagens das montanhas de Montserrat, cedidas pelo fotógrafo Jaume Balanyà Música: Salmo que evoca a alegria.
A Liturgia de hoje mostra que Deus é SENHOR DA VIDA. Ele VISITA seu povo e o liberta do pecado e do sofrimento. As Leituras bíblicas ilustram essa verdade:
Depois de Babel, que simboliza o máximo do pecado, Deus intervém, dando início à história da salvação. Escolhe Abraão e seus descendentes. Liberta-os da.
Lição 6 Mateus. Lição 6 Mateus Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Transcrição da apresentação:

PÁSCOA  Páscoa Cristã  Páscoa Judaica

Índice  Introdução  Páscoa Cristã  História;  Símbolos;  Tradições.  Páscoa Judaica  História;  Significado;  Símbolos;  Tradições.  Páscoa na Arte

Introdução A época pascal relaciona-se com a passagem da escravidão à liberdade e autodeterminação, ou seja, é a passagem efetuada por cada crente em direção a uma vida em liberdade.

Páscoa Cristã Para os cristãos, a Páscoa simboliza a celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Celebra-se no primeiro domingo depois da Lua Cheia, a seguir ao equinócio da primavera (21 de Março). Nunca é antes de 22 de Março nem depois de 25 de Abril.

História Um homem, ex-carpinteiro, com cerca de 30 anos dizia, em Israel, anunciava uma boa-nova que vinha de Deus, fazendo crescer assim a sua fama e criando o grupo dos doze apóstolos. Estes eram muito obedientes a Jesus, seguindo-o para onde quer que fosse, ouviam a sua pregação, tinham reuniões especiais com ele e rezavam em conjunto.

História Judas, um dos doze apóstolos, traiu Jesus prendendo-o no Jardim das Oliveiras, após a ceia pascal. Este, sendo confrontado com o tribunal judaico, foi acusado por se ter feito passar pelo filho de Deus. O governador romano não acreditou que a acusação fosse verdadeira, mas perante a insistência dos chefes dos judeus, acabou por mandar matar Jesus.

História  Como Jesus não tinha qualquer importância para o poderoso representante do imperador romano, aplicaram-lhe a pior de todas as condenações, a crucificação.  Então, foi sepultado numa colina,na sexta-feira. No domingo seguinte, alguns discípulos foram ao sepulcro e encontraram-no vazio.

História Jesus tinha vencido a morte e estava vivo. Foi já durante a festa de Pentecostes que os discípulos de Jesus começaram a anunciar a Boa-Nova. Os apóstolos anunciavam a ressurreição de Jesus, desafiando a morte.

Símbolos

Tradições Como foi feita a Ceia Pascal?  Jesus pegou no pão, abençoou, partiu-o e deu-o a comer aos presentes, dizendo que aquele vinho era o seu sangue que havia de ser derramado pela libertação da humanidade. O que comer durante a Quaresma?  Cada sexta-feira da Quaresma, todos os cristãos têm o dever de não comer carne.

Páscoa Judaica Para os judeus, a Páscoa é a festa que celebra a passagem da escravidão a que estavam sujeitos no Egito à liberdade e autodeterminação conquistadas, através do poder de Deus e de Moisés. Simboliza então o êxodo do Egito em direção à terra prometida e a ajuda de Moisés ao conduzir o povo de Israel à liberdade.

História Os hebreus eram oprimidos pelos egípcios e então Deus quis intervir a favor do seu povo, confiando a Moisés a missão de o libertar do Egito. Moisés foi ter com o faraó e pediu-lhe que libertasse os hebreus, mas este, em vez de aceitar o pedido, obrigou o povo a trabalhar ainda mais. Depois, ao acontecerem várias catástrofes no Egito, reconheceu-se a força de Deus a atuar, de forma a obrigar o faraó a deixar o povo de Israel ir em liberdade.

História Após isto, o faraó deu-lhes autorização para irem, mas logo a seguir arrependeu- se, fazendo com que os hebreus fugissem. De seguida, o exército egípcio perseguiu- os, mas sem sucesso, pois o povo hebreu já tinha atravessado o Mar Vermelho. A passagem da escravidão à liberdade foi tão marcante na vida coletiva que passou a ser comemorado anualmente.

Significado Foi neste contexto que surgiu a Aliança: Deus escolheu o povo hebreu para ser sinal da sua força libertadora. Desde então, todos os anos este povo celebra, no dia 15 de Nissan, a Páscoa, recordando sempre as maravilhas que Deus fez em seu favor.

Tradições O que é o Sêder?  Entende-se por sêder um jantar que segue rituais estabelecidos onde são recordados os acontecimentos do êxodo e da instituição da Páscoa. É recitada a bênção, são cantados salmos, são apresentados pratos tradicionais, onde todos têm um significado diferente.  Mergulha-se a salsa numa bacia com água salgada, símbolos das lágrimas dos judeus no Egito. Ervas amargas comemoram o sofrimento da escravatura sob o domínio do faraó.

Tradições  Uma mistura de maçãs, nozes, vinho e mel simboliza a argamassa que utilizavam para fabricar tijolos. Um osso de cordeiro assado representa o sacrifício pascal. Ovos cozidos recordam os sacrifícios oferecidos no templo. E bebe-se vinho, um símbolo de alegria. Que mais fazem eles?  Antes do início da festividade, os judeus limpam as suas casas de uma forma ritual, devendo utilizar para a comida um serviço pouco próprio da Páscoa e não devem comer nem beber nada que contenha grãos ou farinha que tenham levedado.

Curiosidades A Páscoa hebraica é frequentemente conhecida por “Festa do pão não-levedado”. Representa uma recordação do tempo em que os judeus tiveram que abandonar apressadamente o Egito, sem ter tempo de esperar que a massa do pão crescesse. Ao terminar o Sêder, afirmam: “No próximo ano em Jerusalém”, como afirmação da sua confiança na redenção final do povo judeu.

Páscoa na Arte PietáCordeiro Pascal

Páscoa na Arte

A Última Ceia

Páscoa na Arte

Conclusão Após a elaboração deste trabalho verificámos que existem algumas diferenças entre a páscoa cristã e a páscoa judaica, nomeadamente, a razão por que surgiram, as tradições… Vimos ainda que a páscoa celebra-se também na arte, não só em quadros, mas também em poemas e músicas, como vimos anteriormente.

Bibliografia Manual e Caderno do Aluno de E.M.R.C.: Livres para amar 8º ano. O Livro das Religiões de Jostein Gaarder.

Trabalho elaborado por: Luísa Mendonça Keanu Ramos