Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

1914 – 1918.
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
O barbeiro Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro sobre vários assuntos. Conversa.
Bom dia professora, eu adoro esse assunto.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
O barbeiro.
Geografia – Profº Renan
O NAPALM · Mistura de gasolina com uma resina da palmeira napalm
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
CONFLITO BASCO.
Ex-colônia se torna uma grande nação
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Era uma vez cinco homens da caverna: Unga, Bunga, Ugui, Bugui e Rodoaldo.
ROSAS VERMELHAS Por:
O ESPELHO Uma história de Amor.
Na vida temos que ter atitude.
Uma flor especial.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Esta é, sem dúvida, a canção mais popular da 2.ª Guerra Mundial.
Progressão automática
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
PODER PARALELO.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
O Poder.
... A ATITUDE É TUDO ....
O Quebra-Cabeças e a Vida.
A flor... Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família.
América.
O ESPELHO.
Irlanda do Norte e País Basco
Experiências das Três Leis de Newton
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
IMPROVISAÇÃO.
Música...4:01
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Os primeiros movimentos de independência
Mapas de Israel Fonte: BBC
conflito da Irlanda do norte
Independência das 13 colônias Americanas
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Crescimento Populacional:
ADAMUS – “Era Atual” – 01/08 A Série (SEGUINTE): SHOUD 12 "O Espírito Está Presente” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 02/07/2011 Se limparem todo o.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
Cil um gol de educação na copa de 2014 Bem-Vindos ao início do treinamento 2011.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
CANADÁ.
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
Da série “Poesia em quadrinhos”:
Uma história de resistência
Região, Regionalização e regionalismos
EXISTE UM GRANDE CÉU TÃO PERTO DE VOCÊ EU SEI QUE ENCONTREI ESSA NOVA FORMA DE VIVER ME TOCOU COM SEU AMOR E MUDOU MEU CORAÇÃO ME ILUMINOU COM SUA LUZ.
O ESPELHO Uma história de Amor Renato quase não viu a senhora, com o carro parado no acostamento. Chovia forte e já era noite. Mas percebeu que.
Conflito Étnico: Ulster Matéria : Geografia Professor :Fábio Alunos : Caio Henrique de Souza Santos, nº2 Diego Ramos Martines, nº5 Klaus de Paula Schneesche,
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
"As Peneiras da Sabedoria"
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
Transcrição da apresentação:

Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002. Qual é a causa do conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte? Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.

AF - Irlanda do Norte e a República da Irlanda AF – Antes de começar a leitura quero te dizer que no mundo existe duas Irlandas que são: AF - Irlanda do Norte e a República da Irlanda Co – Tá Bom! Meu colaborador não se preocupa em se monitorar ao dizer /tá bom!/ acredito que seja pelo fato de sermos irmãos e não exigirmos monitoramento em nossas conversas.

AF – Esta é a bandeira da Irlanda do Norte. (mostrando no Atlas)

AF - E esta é a bandeira da República da Irlanda

Começou a leitura!! CO – “É uma combinação de fatores étnicos, políticos, econômicos, religiosos e sociais que surgiram na Idade Média. A história começa no séc. XII, quando o monarca inglês Henrique II tentou anexar a ilha da Irlanda ao seu reinado. Os irlandeses resistiram até o século XVII, mas, a partir daí, milhares de britânicos passaram a se transferir para lá. “ O processo foi organizado para atrair colonos da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales através de generosas ofertas de terras, com o objetivo de transplantar toda uma sociedade para a Irlanda”, diz o antropólogo John Darby, da Universidade de Notre de Dame, nos Estados Unidos.”

AF – Você sabe onde fica a Irlanda do Norte? Co – Na Europa. AF – Muito bem! AF – Quando foi que começou o conflito entre os Católicos e Protestantes na Irlanda? Co – Quando o monarca inglês Henrique 2º tentou anexar a ilha da Irlanda ao seu reino. AF – Essa tentativa durou quantos séculos? Co – Sei lá!? AF – Observe no Parágrafo. Co – Ah! Tá! 5 séculos!!! Na resposta acima meu colaborador usou o marcador/ Ah! / por se surpreender em não ver algo notável na leitura. E o /Tá / ajudou-o a enfatizar a sua resposta.

Co – “Os recém-chegados eram, em sua maioria, protestantes – enquanto os irlandeses seguiam a religião católica. Assim, o mesmo território passou a ser ocupada por dois grupos hostis, um acreditando que suas terras haviam sido usurpadas e o outro temendo rebeliões. Entre as várias províncias da ilha, a de nome Ulster, ao norte, concentrou a maior parte dos imigrantes britânicos.”

AF – Sim, melhor dizendo seria Protestantes. AF – Nesses 5 séculos muitos britânicos da Escócia e do Pais de Gales se transferiram para aquela parte Norte da Irlanda, qual era a religião deles? Co – Eram Evangélicos. AF – Sim, melhor dizendo seria Protestantes. Meu colaborador utilizou a expressão Evangélicos por ser um Neologismo, quis ser correto na sua colocação!

Co - “A partir do século XIX, essa região se industrializou e se urbanizou mais rápido, aumentando as diferenças econômicas em relação ao sul do país, ainda dependentes da agricultura. Como as tensões continuavam, em 1920 o parlamento inglês criou duas regiões com autogoverno limitado na ilha: a de Ulster, ou Irlanda do Norte, com predomínio de protestantes, e a dos condados restantes, a Irlanda, com maioria católica. Dois anos depois, a soberania da Irlanda aumentou, abrindo caminho para que a parte sul da ilha se tornasse um país independente da Inglaterra.”

AF - Qual foi a província que mais concentrou imigrantes naquela época nesse país? Co – Ulster. AF – Isso aí! Hoje a Irlanda do Norte é também conhecida como Ulster. Você sabe qual é a capital da Irlanda do Norte? Co – Não. AF – É Belfast, A outra Irlanda que já te disse que se chama República da Irlanda é conhecida também como EIRE e a capital é Dublin. Co – hãm-ham Meu colaborador acima utiliza um recurso não-monitorado de dizer sim.

AF – No século XIX qual era a Irlanda que mais se desenvolvia? E como? Co – A Irlanda do Norte, com a industrialização e a urbanização rápida. AF – Isso gerou entre as duas Irlandas uma diferença em que fator? Co – No fator econômico. AF – A Irlanda/Eire ainda dependia de qual atividade econômica? Co – Da agricultura.

AF – Como se deu a criação da Irlanda do Norte/Ulster e a Irlanda/Eire? Co – Foi quê em 1920 o parlamento inglês criou essas duas regiões. AF – Qual das Irlandas possui a maioria da população Protestantes? Co – Irlanda do Norte. AF – Essas pessoas querem independência da Inglaterra? Co – Sim.

AF – Não! Releia no texto Co – Ah! Tá! É a Irlanda (Eire) que quer a independência da Inglaterra. AF – Não a Irlanda/Eire é independente desde 1922. Co – Argh! Então não sei! AF – Leia a próxima parte do que eu explico, pois realmente o texto ajuda a confundir.

Co – “Mas os católicos que viviam na Irlanda do Norte – hoje 40% da população – continuaram insatisfeitos. E foi lá que se acirraram os conflitos entre grupos armados dos dois lados como o Exército Republicano Irlandês (o IRA, católico e pró-independência) e os Movimentos Unionistas (protestantes e pró-Inglaterra).”

AF – A Irlanda do Norte tem dois grupos um de Protestantes 60% da população e os católicos que são 40% da população. Qual é o maior grupo? Co – Dos Protestantes. AF – O grupo católico que é o menor tem um sub-grupo católico chamado IRA (o nome não vem do pecado capital) que quer a independência da Inglaterra e unir-se a outra Irlanda/Eire onde a maioria é católica com 85% da população, enquanto os Protestantes querem continuar sendo província inglesa.

AF – Deu para entender? Co – Agora sim... AF – completando a informação o IRA é um grupo de movimento unionista, o IRA ajudou também na independência da Irlanda/Eire, já o ETA na Espanha é um grupo de movimento separatista que quer a independência da região Basca ao norte da Espanha. AF – voltando...

Co – “O mais famoso episódio desse histórico conflito ocorreu em 30 de janeiro de 1972, quando soldados britânicos mataram 14 católicos que faziam manifestação na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, incidente conhecido como Domingo Sangrento (o Sunday bloody Sunday cantado pelo U2). Essa violência caiu a partir dos anos 1990 – mas, até 2000, a lista de vítimas do conflito apresentava um total de mais de 3600 mortos.”

AF – qual foi o conflito histórico que aconteceu na Irlanda do Norte? Co – Foi o conflito de 30/1/1972 onde os soldados britânicos mataram 14 católicos numa manifestação que ficou conhecida como Domingo Sangrendo - Sunday Bloody Sunday. AF – Muito bem só uma observação: A canção Sunday Bloody Sunday do U2 não menciona nada parecido com o que aconteceu naquele 30/1/1972. A música retrata bem é o “Dia D” da 2ª Guerra Mundial.

AF – Essa violência continua nos dias de hoje? Co – Não essa violência caiu nos últimos anos. AF – Muito bem! Desde de 2000 as Irlandas vem sempre conversam em nome da Paz. Com interferência positiva do Bono do U2.

Terminou!