A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2º GUERRA MUNDIAL Tem origem nas conseqüências da derrota alemã na 1ºGuerra > perda de território e colônias, proibição de manter exército, pagamento de.
Advertisements

As origens do mundo atual
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Nazismo e Fascismo.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Estados Totalitários Século XX.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
2ª Guerra Mundial.
II Guerra Mundial.
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Tiago.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
A Segunda Guerra Mundial
II Guerra Mundial (1939 – 1945) Thiago Rocha.
Início da guerra Agosto de 1939: assinatura do pacto de não-agressão entre Alemanha e U.R.S.S. A Polônia seria dividida entre eles.
 Este papel, redigido e assinado pelo Chanceler Adolf Hitler no dia 31 de Agosto de 1939, dá a ordem para todas as Forças Armadas do Terceiro Reich invadirem.
 O Tratado de Versalhes foi importante para o surgimento do Nazismo  Líder: Adolf Hitler  Local: Alemanha  Alemanha: inflação, dívida externa, desemprego,
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
Trabalho de História Alunas: nº: Gracielle B. Vasconcelos 11 Laylla Cristina Lima 17 Nayara de Abreu Reis 25 Sala: 8ª 10 Professora: Márcia Cristina Tannús.
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
Entre Guerras Crise de 1929 NazismoFascismo.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
As fases da 2ª Guerra Mundial 1 de setembro de 1939 – Invasão da Polónia.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
II Guerra Mundial. FASCISMO  Movimento político e filosófico ou regime (como o estabelecido por Benito Mussolini na Itália, em 1922), que faz prevalecer.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.
O PRIMEIRO IMPÉRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
II Guerra Mundial
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
II Guerra Mundial feita para por fim a todas as guerras Profª Marilia Coltri Colégio Ser!
A Era Vargas ( ). 1. Introdução: 1.1. Significado: Segundo momento da história republicana brasileira. Exemplo de carteira de trabalho dos anos.
Primeira Guerra Mundial
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
FASCISMO NA EUROPA “ assim como o corpo humano funciona com órgãos principais e secundários, assim funciona a sociedade, com órgãos superiores e inferiores.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA
A Crise gerada na Europa devido à Primeira Guerra Mundial possibilitou a acentuação dos problemas socioeconômicos, seja pelas catástrofes, pelo desemprego.
A guerra Civil da Síria.
Segunda Guerra Mundial
OS FASCISMOS Conceito * origem da palavra: fascio * regimes de características autoritárias surgidas no período entre guerras. * em outro sentido, pode.
A Revolução Francesa. No ano de 1789, uma revolução pôs fim à monarquia absoluta em França, dando lugar a uma nova ordem política, social e económica.
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
O desenvolvimento do conflito Trabalho realizado por: Beatriz Ferreira de Pinho Nº8.
Início da guerra Agosto de 1939: assinatura do pacto de não-agressão entre Alemanha e U.R.S.S. A Polônia seria dividida entre eles.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Transcrição da apresentação:

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira

Antecedentes: emergência de regimes totalitários Totalitarismo é uma forma de governo no qual o mesmo é comandado rigidamente por uma única pessoa. Características: o Países que passaram por regimes totalitários foram comandados por partidos únicos; o Houve uma burocratização do aparelho estatal e repressão política e ideológica; o Exaltação de ideais patrióticos e ufanistas (nacionalismo exacerbado); o Propagada estatal e a censura e propaganda; o Militarização e o expansionismo.

Totalitarismo de Esquerda: aboliu propriedade privada, coletivizou os meios de produção e suprimiu a religião. Caracterizou a URSS, durante o governo de Stalin. Totalitarismo de Direita: resultado de uma ideologia conservadora que deu forte apoio à burguesia. Fundamentou-se em valores tradicionais, apoiou a religião e estabeleceu tutela sobre organizações sindicais.

São exemplos de totalitarismos de direita: 1. Fascismo italiano (Benito Mussolini) 2. Nazismo alemão (Adolf Hitler) 3. Franquista na Espanha (Francisco Franco) 4. Salazarista em Portugal (Antonio de Oliveira Salazar)

O conceito do Espaço Vital Em alemão, Lebensraum, o conceito do espaço vital foi concebido por por Friedrich Ratzel, segundo ele: A teoria do Espaço Vital foi utilizada por Hitler para justificar o expansionismo alemão, que antecede a II Guerra Mundial Toda a sociedade, em um determinado grau de desenvolvimento, deve conquistar territórios onde as pessoas são menos desenvolvidas.Um Estado deve ser do tamanho da sua capacidade de organização.”

O espaço vital seria o espaço necessário para a expansão territorial de um povo, no caso, o povo alemão. Não apenas a restauração das fronteiras de 1914, mas também a conquista da Europa Oriental, espaço onde as necessidades, relativas à dominação territorial e recursos minerais desse povo seriam supridas. O interesse alemão e italiano nesta expansão justificava- se pelo fato dos dois países terem entrado atrasados na corrida imperialista, e ao contrário da França e da Inglaterra, não tinham vastos domínios coloniais.

O INÍCIO A Guerra teve início em 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).

A ocupação da França Entre 1940 e 1944 a Terceira República Francesa foi ocupada pelas forças da Alemanha nazista, e teve seu território dividido em dois, sendo a metade norte governada diretamente por Berlim, e a parte sul constituindo um estado fantoche, o État français (Estado Francês), com sua capital na cidade de Vichy. Numa curta campanha militar que durou apenas 39 dias, o exército alemão, melhor armado e equipado, conseguiu obter a capitulação da França. A invasão do país pelas divisões blindadas e pela infantaria alemã se dera no dia 13 de maio, encerrando-se com o cessar fogo do dia 25 de junho de O Governo de Vichy foi o único da Europa ocupada que colaborou diretamente com o invasor nazista.

Hitler em Paris, em 1940

La Résistance française Ficou conhecida como Resistência Francesa uma diversos movimentos organizados com o objetivo de libertar a França da ocupação alemã e do movimento colaboracionista francês baseado em Vichy, durante a Segunda Guerra Mundial. Além da libertação de seu próprio país, a Resistência teve um papel importante no auxílio aos aliados em meio ao seu avanço na Europa Ocidental, fornecendo relatórios de inteligência vitais, e promovendo inúmeros atos de sabotagem contra as forças alemãs e suas linhas de comunicação no interior da França.