REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
REGÊNCIA.
Profª. Bia Buganeme Lingüista/USP
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo.
Regência Verbal Quando falamos em regência verbal, estamos nos referindo ao fato de o verbo vir ou não seguido de preposição. Alguns verbos causam dificuldades,
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Regência Verbal Professora: Josi
Sintaxe de Regência Nominal.
Regência verbal.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Regência verbal Profª.:Fátima Liporage.
Revisão – termos da oração
Classe Gramatical da palavra QUE
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
REGÊNCIA VERBAL Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos.
O que você deve saber sobre
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
REGÊNCIA VERBAL II Módulo 19.
REGÊNCIA VERBAL.
REGÊNCIA Regência nominal e Regência verbal.
Profª.: EDILAINE PEREIRA DE SOUSA
Universidade veiga de almeida Professora sabine mendes
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
Predicação Verbal e Complementos Verbais
Regência Verbal.
REGÊNCIA   A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência.
Regência verbal e nominal
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Professora: Vilma Paixão
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
EXERCÍCIOS REGÊNCIA VERBAL PROF. : RICARDO ERSE
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Termos essenciais da oração e predicação verbal
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
Regência nominal e verbal
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Definição. Principais casos de regência nominal.
PREDICAÇÃO VERBAL.
EXERCÍCIOS SOBRE REGÊNCIA
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
1. ASPIRAR Não é nada agradável aspirar ____ ar de São Paulo. Todos aqueles rapazes aspiram ____ um bom emprego. Respirar, sorver = sem preposição Desejar,
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
Ficha de Revisão 3º Ano.
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
MATERIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA PROF.: HIDER OLIVEIRA
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
REGÊNCIA VERBAL Simone Cerullio.
Professora: SUZETE BEPPU
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Resumo Assuntos estudados
Regência PORTUGUÊS - GRAMÁTICA Professora Flávia Rossi R. Albino.
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Transcrição da apresentação:

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto.

VEJA:

AGORA NOTE :

Quando um termo REGENTE é um VERBO, ocorre a REGÊNCIA VERBAL.

VOLTEMOS:

AGORA VEJA :

NNota: Na regência verbal, o termo regido pode ser ou não preposicionado: na regência nominal, ele é obrigatoriamente preposicionado. A palavra REGÊNCIA vem do verbo reger (reger = -ência), e este do latim Regere = dirigir, guiar, conduzir, governar. Dessa forma, regente é aquele que DIRIGE, CONDUZ, GOVERNA, e regido é aquele que é DIRIGIDO, CONDUZIDO, GOVERNADO.

Fique atento a isto: termo que completa sentido de verbo é OBJETO (termo regido). - sem preposição obrigatória, objeto direto; - por meio da preposição obrigatória é objeto indireto. Podem ocorrer em período simples ou composto por subordinação.

AAcessível a AAcostumado a ou com AAlheio a AAlusão a AAnsioso por AAtenção a ou para AAtento a ou em BBenéfico a CCompatível com CCuidadoso com DDesacostumado a ou com DDesatento a DDesfavorável a DDesrespeito a EEstranho a FFavorável a FFiel a GGrato a Hábil em Habituado a Inacessível a Indeciso em Invasão de Junto a ou de Leal a Maior de Preferência a ou por Preferível a Prejudicial a Próprio de ou para Próximo a ou de Querido de ou por Respeito a ou por Sensível a Simpatia por Simpático a Útil a ou para REGÊNCIA DE ALGUNS NOMES

ASPIRAR = 'almejar', 'pretender' pede complemento com a preposição 'a' (objeto indireto): = 'cheirar', 'sorver', 'inalar' pede complemento sem preposição (objeto direto):

ASSISTIR = 'prestar assistência', 'dar ajuda' normalmente com complemento sem preposição (objeto direto) = 'ver', 'presenciar como espectador' complemento com a preposição 'a' (objeto indireto):

= caber’, ‘pertencer’ pede complemento com a preposição 'a' (objeto indireto): = morar – intransitivo, regido pela preposição ‘em’: Ele assiste em São Paulo. V I a dj. adv. de lugar

CHAMAR = ‘ convocar’, ‘mandar vir’ exige complemento sem preposição (objeto direto): = 'cognominar', 'dar nome’ pode ser: tt ransitivo direto seguido de predicativo do objeto direto introduzido ou não pela preposição 'de‘; tt ransitivo indireto seguido de predicativo do objeto indireto introduzido ou não pela preposição 'de‘

Chamei- o de covarde. Chamei- lhe de covarde. Chamei-o covarde. Chamei-lhe covarde. 1 2

ESQUECER, LEMBRAR  não acompanhados de pronome pessoal oblíquo átono pedem complemento sem preposição (objeto direto).  a acompanhados de pronome pessoal oblíquo átono pedem complemento com preposição 'de' (objeto i ndireto):

IMPLICAR = 'trazer como conseqüência', 'acarretar' exige complemento sem preposição (objeto direto): = 'mostrar-se impaciente', 'demonstrar antipatia' exige complemento com a preposição 'com' (objeto indireto):

INFORMAR Normalmente é usado com dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e outro com preposição (objeto indireto). Admite duas construções: informar alguma coisa a alguém ou informar alguém de (ou sobre) alguma coisa.

OBEDECER Na linguagem culta deve ser empregado como transitivo indireto, com o complemento introduzido pela preposição 'a':

NAMORAR usado como complemento, é transitivo direto; portanto o complemento não deve vir introduzido por preposição: ERRADO: QUERO NAMORAR COM VOCÊ. OD

PAGAR / PERDOAR S e o complemento denota coisa deve vir sem preposição (objeto direto); mas se o complemento denota pessoa deve vir regido pela preposição 'a' (objeto indireto). O I

PREFERIR N a linguagem culta, o verbo preferir deve ser empregado com dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e outro com a preposição 'a' (objeto indireto).

QUERER = 'desejar', 'ter vontade de' pede complemento sem preposição (objeto direto): = 'estimar', 'ter afeto' é transitivo indireto com complemento regido pela preposição 'a':

SIMPATIZAR / ANTIPATIZAR Pede complemento com a preposição 'com' (objeto indireto). NÃO É PRONOMINAL. Antipatizamos com sua ideia. ERRADO: SIMPATIZOU- SE COM ELE.

VISAR = 'mirar' e de 'dar visto' pede complemento sem preposição (objeto direto): = ‘ter vista', 'objetivar' é transitivo indireto com complemento regido pela preposição 'a':

PARA NÃO ESQUECER Os pronomes o, a, os, as devem ser empregados como complementos de verbos transitivos diretos e os pronomes lhe, lhes como complementos de verbos transitivos indiretos: Quero uma mesa nova. —> Quero-a. Quero a meus pais. —> Quero-lhes. Paguei o empréstimo. —> Paguei-o. Paguei ao gerente. —> Paguei-lhe. Convidei meus pais. —> Convidei-os. Obedeço a meu pai. —> Obedeço-lhe.

Os verbos aspirar (desejar); assistir (presenciar); visar (desejar) NÃO podem ter seus objetos indiretos substituídos pelo pronome pessoal oblíquo átono LHE. Ele assistiu ao filme. Eu não assisti a ele.

O verbo PREFERIR NÃO PODE ser usado em construções como: Prefiro mais dançar do que cantar. (A) Antes prefiro chocolate do que sorvete. (A) Ele prefere muito mais estudar que passear. (A)

NÃO SE PODEM USAR ESTRUTURAS UNINDO VERBOS DE REGÊNCIAS DIFERENTES. Cheguei e saí de casa. (Cheguei a casa e saí dela.) Assisti e gostei do filme. ( Assisti ao filme e gostei dele. Entrei e saí cedo da academia. (Entrei na academia e saí dela.

EXERCÍCIOS (FEI) Assinalar a alternativa que apresenta incorreção na regência verbal: a) Custou-lhe entender a explicação. b) Toda mudança implica um novo comportamento. c) Os paraquedistas precisaram o lugar da queda. d) As autoridades não perdoaram aos grevistas a sua ousadia. e) Informei-lhe sobre os novos planos da empresa.

 Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.  I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família. II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro. III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde. IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou. a) II, III, IV b) I, II, III e) I, III, IV d) I, III e) I, II

(TRE-MT) A lacuna da frase "A situação aspiro começou a se delinear" é preenchida, de acordo com a norma culta, por: a) onde b) que c) cujo d) a que

 Diante das orações que seguem, analise- as e indique aquela que não se adéqua ao uso da preposição “a”: a) Estou ávido * boas notícias. b) Esta canção é agradável * alma. c) O respeito é essencial * boa convivência. d) Mostraram-se indiferentes * tudo. e) O filme é proibido * menores de dezoito anos.

USO DA CRASE  VER APOSTILA p. 174, 175, 176  Exercícios p. 181 e 182