MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Advertisements

MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PLANAPO BRASIL AGROECOLÓGICO Cássio Trovatto Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
PROGRAMA NUCLEAR 3 a CONFERÊNCIA NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.
Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
República Federativa do Brasil Ministério de Minas e Energia Thiago Guilherme Ferreira Prado Coordenador-Geral de Planejamento de Energia Elétrica Substituto.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Inovação e Desenvolvimento Regional Conferência Nacional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação. Paulo de Tarso Araújo Souza Assespro-BA
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Solicitação do Ministério da Educação ao presidente da CNI Designação do GTI – CNI, SESI, SENAI, IEL Reunião com os secretários nacionais e assessores.
BVS Brasil, perspectivas do Ministério da Saúde São Paulo, 8 de outubro de 2009.
Apresentação da Candidatura31 de Maio de 2005 Aprovação da Candidatura27 de Março de eurosCusto Total do Programa (c/privado*) Contribuição.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Parque Tecnológico Capital Digital
Secretaria Executiva - SEXEC Secretaria Técnica dos Fundos Setoriais - SETEF Ministério da Ciência e Tecnologia MCT Ministério da Ciência e Tecnologia.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
SUSTENTABILIDADE 1920 A sociedade de PRODUÇÃO descobre a existência do CONSUMIDOR.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Artesanato Políticas Culturais.
Selo Combustível Social – Avanços e Desafios
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
MINISTÉRIOS Na Escola. Principais Objetivos 1 - Criar Pequenos Grupos ou Classes Bíblicas 2 - Explorar as potencialidades dos educandos dando-lhes a oportunidade.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Instituto Brasil para Convergência Digital. Cenário Global A evolução científico-tecnológica da sociedade conduz a um cenário de alianças estratégicas.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Clauber Leite Eliana Vileider Rossana Filetti Soranz.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
27/02/12Warlley L. Antunes Aula 1. 27/02/12Warlley L. Antunes O que é Engenharia Química? A engenharia química criativamente combina as três principais.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Carlos RV Silva Filho Produção e Consumo Urbanização Crescimento Populacional.
Secretaria de Estado da Indústria do Comércio e da Ciência e Tecnologia Conferência Regional de Ciência e Tecnologia GERAÇÃO DE RIQUEZAS PROJETOS MOBILIZADORES.
III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Meio Ambiente Paulo Romano Brasília, 17/11/2005.
Serviço Brasileiro de Apoio às Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Micro e Pequenas Empresas 3ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
“Promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da região através do estímulo e apoio ao empreendedorismo e à inovação.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Transcrição da apresentação:

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Eron Bezerra Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade – Professor da UFAM – Engenheiro Agrônomo – Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI. Objetivos e Fundamentos

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Objetivo geral Através do incremento científico, tecnológico e de inovação, proporcionar mecanismos de inclusão econômica e sócio cultural, de forma sustentável, que possibilite a elevação do padrão de vida da sociedade, especialmente dos segmentos que, historicamente, foram segregados e deixados a margem das políticas públicas. Objetivos e Fundamentos

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Fundamentos Os nossos programas e projetos, tendo presente a necessidade de reduzir a assimetria entre as diversas regiões, devem primar pela sustentabilidade, contemporaneidade científica e tecnológica, verticalização da produção e agregação de valor a matéria prima, eficiência econômica e justiça social. Devem ser sustentáveis. Objetivos e Fundamentos

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Sustentabilidade Sustentabilidade aqui entendida como todo e qualquer processo social que gradativamente elimine a dependência e busque a interdependência política, econômica e cultural Elevar o padrão de vida Ampliar o apoio a projetos sustentáveis que priorizem a verticalização da produção, agregação de valor a matéria prima regional e elevação do padrão sócio econômico dos envolvidos Principais Ações

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social PRINCIPAIS EIXOS DE AÇÃO SECIS  Difusão da C&T 1.Semana Nacional de C&T 2.Olimpíada de Matemática 3.Feiras de Ciências, SBPC, Museus, etc.  Inclusão Digital 1.Cidades Digitais 2.Tele centros  Desenvolvimento de Pesquisa Social e Assistiva 1.Tecnologias sustentáveis (solar, resíduos, captação e tratamento de água, etc.) 2.Tecnologias Assistivas (cegos, surdo mudo, cadeirantes, idosos, etc.)  Extensão Tecnológica / Economia 1.Segurança Alimentar e Nutricional - APL 2.PCTIS - Parques de Tecnologia Social 3.CVT – Centro Vocacional Tecnológico 4.Cidades Sustentáveis Principais Ações

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Principais Ações

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Principais Ações Extensão Tecnológica. PCTIS UFAM - Parque de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Cidades Inteligentes Cidades Digitais

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar, SC

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social CVT – Centro Vocacional Tecnológico

REGIÃOR$ VALOR% NORTE NORDESTE CENTRO OESTE SUDESTE SUL TOTAL VALORES APLICADOS

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Principais Ações VALORES APLICADOS PELA SECIS NAS REGIÕES Ações: APL – CVT – FEIRAS & EVENTOS – INCLUSÃO DIGITAL – TECNOLOGIA ASSISTIVA

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Principais Ações Custo Básico De uma cidade Digital R$ a De um Telecentro R$

MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação SECIS - Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social Principais Ações EXECUTADO Cidade Digital: 149 Valor: 230 Milhões de Reais Telecentros Convênios:1.273 (+/-) 6 mil Valor: 302 milhões de Reais