IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simbolismo.
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Claude Monet Pierre Auguste Renoir Edgar Degas
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Quebra de particularidade
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
História.
Fauvismo.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
Revolucionários da “Arte no Brasil”!
6º ano 1º Volume.
Esculpindo cascas de ovos.
O Impressionismo.
Arte e Interpretação em Ação: Leitura de Textos Não-Verbais.
Início às grandes tendências da arte do século XX
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Impressionismo 02/04/2017
As concepções de espaço
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Arte Moderna: As Vanguardas
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
5 perguntas sobre os textos lidos.
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
Arte século XIX.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Impressionismo Grupo: Carolline Marinho Mayara Coelho Ingrid,
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Fotografia de paisagem
Pintura Pós-impressionista
Denise Dubiella.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
CUBISMO Profª Patricia.
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Revisão aulas anteriores
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Cândido Portinari.
O escultor foi o artista italiano do século XIX, Giovanni Strazza.
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
ALL STAR & MONET.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Impressionismo. IMPRESSIONISMO Fin-de-siècle : final do século XIX Superação do Realismo e do Academicismo Captação da impressão deixada pela realidade.
IMPRESSIONISMO.
Vincent Van Gogh e Tomie Ohtake
Impressionismo. Manet, O almoço sobre a relva Impressionismo T: Final do século XIX E: França Aqui vemos a arte como expressão típica das rápidas alterações.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)
Transcrição da apresentação:

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França no início dos anos de 1860, só durou até 1886; apesar disso determinou o curso da maior parte da arte que seguiu. O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França no início dos anos de 1860, só durou até 1886; apesar disso determinou o curso da maior parte da arte que seguiu. Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma “impressão” ou as percepções sensoriais iniciais registradas por um artista num breve vislumbre.

“Impressão: Nascer do Sol”, Monet, Esta pintura foi responsável pelo nome que o grupo (Degas, Renoir, Monet e outros) recebeu. “Impressionistas”, cunhado por um crítico como reparo depreciativo sobre a natureza “não acabada” das obras. Aqui as borbulhas e as faixas de cor de Monet indicando ondas e barcos ao amanhecer constituíam a pintura acabada. O nome pegou.

MONET (1840/1926) Seus temas eram paisagens marinhas, séries sobre campos de papoulas, rochedos,montes de feno,a Catedral de Rouen; fase final da obra: nenúfares aquáticos quase abstratos.

OUTRAS OBRAS DE MONET

A CATEDRAL DE ROUEN (MONET) PINTADA EM MOMENTOS DIFERENTES DO DIA

RENOIR (1841/1919) Seus temas eram: nus femininos voluptuosos, com pele de pêssego, o café- society, crianças, flores.

Renoir dizia... “Pinte com alegria, com a mesma alegria com que faria amor com uma mulher.”

DEGAS (1834/1917) “A arte não é um esporte”, disse Edgar Degas, explicando por que ele detestava pintar ao ar livre. Seus temas eram:bailarinas, corridas de cavalo, lavadeiras, circo, e na fase final nus no banho.

“A pequena dançarina de 14 anos”, Degas esculpiu essa figura em cera quando a visão lhe faltou e ele teve que criar através do toque.

EDOUARD MANET (1832/1883) É muitas vezes chamado o pai da arte moderna, por suas cores e estilo de pintar. Atualizou temas dos antigos mestres, pintou cenas contemporâneas com visão crítica.

Manet não era um grande teórico mais disse:” o artista procura simplesmente ser ele mesmo e mais ninguém.”

Disciplina de ARTE Disciplina de ARTE Profª. Cristiana Lobo Profª. Cristiana Lobo

REFERÊNCIAS Coll, César; Teberosky, Ana. Aprendendo Arte. Editora Ática, 1ª ed., São Paulo-SP, Coll, César; Teberosky, Ana. Aprendendo Arte. Editora Ática, 1ª ed., São Paulo-SP, Strickland, Carol. Arte Comentada: da Pré- história ao Pós Moderno. Tradução: Ângela Lobo de Andrade, Ediouro Editora, 2004 Rio de Janeiro - RJ. Strickland, Carol. Arte Comentada: da Pré- história ao Pós Moderno. Tradução: Ângela Lobo de Andrade, Ediouro Editora, 2004 Rio de Janeiro - RJ.