SRF-RFFC 1 2 SUPERINTENDÊNCIA DE RADIOFREQÜÊNCIA E FISCALIZAÇÃO EDILSON RIBEIRO PALESTRA ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS DAS TELECOMUNICAÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

USO DA SUBFAIXA DE 2,4 GHz – Radiação Restrita
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
Ondas Electromagnéticas
O rádio e a lei Setembro
A Radiação Não Ionizante e a atuação da Anatel
PLANO DE GESTÃO.
Redes de Computadores Cabamento e Topologia
Tecnologias de Redes sem Fio
Em BH é exigido por lei: Em caso de evento em local público, o empreendedor responsável deverá apresentar à Secretaria de Administração Regional Municipal.
AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES
PLC – Aspectos regulatórios da Anatel Maximiliano S. Martinhão
Seminário Ministério das Comunicações Anatel e Abert
Ondas Eletromagnéticas
Orientações quanto a Fiscalização de prestadoras
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
O Ministério Público e o Direito do Consumidor à Saúde e à Informação
ATUAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL E SEGURANÇA NO CAMPUS
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
1 - DRM: O que é, e quais seus benefícios
Seminário CBR Agência Nacional de Telecomunicações Regulação x Regulamentação Marcos Oliveira Rio, 27/07/2006.
Revisão As ondas podem ser classificadas de três modos:
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
26º. CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIODIFUSÃO. AGENDA CONFERÊNCIA MUNDIAL DE RADIOCOMUNICAÇÕES 2012 Revisão do Regulamento de Rádio, tratado internacional.
O papel da Telebras no Decreto nº 8.135/13 e a segurança da informação
Radiocomunicação Migração para Tecnologia Digital
CAPITANIA FLUVIAL DE BRASÍLIA
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Audiência Pública sobre Serviço de Atendimento ao Consumidor - DPDC Brasília, abril de 2008.
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
Legislação aplicada ao controle da pressão sonora
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
O som.
Política Nacional do Meio Ambiente
CRIAÇÃO Lei Estadual de janeiro de 1997 autarquia com autonomia financeira, funcional e administrativa.
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
As Estações de Rádio-Base de Telefonia Celular no Contexto de uma Sociedade de Riscos Ana Maria Moreira Marchesan Promotora de Justiça de Defesa do Meio.
Direito à saúde e defesa do consumidor
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
Introdução a Propagação
Ciência da Computação – Campus Marquês Turma: CC6P13
Propriedade e concentração Panorama geral e aspectos críticos Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social Seminario Erbol – ponencia João Brant Seminario.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Propostas de novo Reg. de Radiação
Radiodifusão Comunitária e legislação
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
PRINCIPAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UTILIZADOS NA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
Atribuições e funcionamento do Conselho Tutelar
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
Propagação.
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Qualidade da telefonia móvel e fixa Brasília, 03/12/2015 Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
DESTINAÇÃO E LICITAÇÃO DA FAIXA DE 700MHZ JOÃO REZENDE Presidente da Anatel Brasília/DF Julho/2013 Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação.
JARBAS JOSÉ VALENTE Presidente Substituto da Agência Nacional de Telecomunicações Brasília, 19 de novembro de 2013.
LEVY & SALOMÃO A D V O G A D O S A Regulamentação da Lei /2011 pela Ancine Aspectos Contratuais Rio de Janeiro, 25/08/14.
JARBAS JOSÉ VALENTE Superintendente de Serviços Privados Brasília, 10 de outubro de 2002.
A UDIÊNCIA P ÚBLICA – S ENADO F EDERAL EDUARDO LEVY B RASÍLIA, 09 DE J ULHO DE 2013 D ESTINAÇÃO E L ICITAÇÃO DA F AIXA DE 700 MH Z.
PLS 181/2014 Audiência Pública Senado Federal Brasília, 02 de dezembro de 2014 Eduardo Levy.
Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal
INTERFERÊNCIA Ganha, Ganha, Ganha, Ganha, Ganha Trabalho de equipe, detalhado e completo, sem atalhos, com as durações adequadas, coordenado pelo Ministério.
1ª Reunião Técnica dos Gerentes Operacionais de Fiscalização – REGOF Gerência de Acompanhamento Abril / 2008.
Transcrição da apresentação:

SRF-RFFC 1

2 SUPERINTENDÊNCIA DE RADIOFREQÜÊNCIA E FISCALIZAÇÃO EDILSON RIBEIRO PALESTRA ASPECTOS TÉCNICOS E LEGAIS DAS TELECOMUNICAÇÕES

SRF-RFFC 3 OBJETIVOOBJETIVO APRESENTAR E DISCUTIR ASPECTOS TÉCNICOS IMPORTANTES NO CONTEXTO DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS REGENTES DA ORGANIZAÇÃO DAS TELECOMUNIÇÕES BRASILEIRAS.

SRF-RFFC SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL SUPERINTENDENTE CONSELHO DIRETOR CONSELHO CONSULTIVO COMITÊS PRESIDÊNCIA EXECUTIVA SUPERINTENDENTE EXECUTIVO SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS SUPERINTENDENTE SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS PRIVADOS SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA SUPERINTENDÊNCIA DE RADIOFREQUÊNCIA E FISCALIZAÇÃO SUPERINTENDENTE GABINETE DO PRESIDENTE ASSESSORIA INTERNACIONAL ASSESSORIA DE RELAÇÕES COM OS USUÁRIOS ASSESSORIA TÉCNICA ASSESSORIA PARLAMENTAR E DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PROCURADORIA CORREGEDORIA ANATEL CGE II CAS II 2 CCT V CCT II 6 CA I 7 CA II 5 CAS I 4 CCT V 6 CCT III CGE I CAS II CCT V CCT IV CCT II CGE II CCT IV CA III CAS I CAS II 2 CCT II CCT I CGE II 3 CCT V CA III CCT II CGE II 2 CCT V CA III CCT II CGE II 3 CCT V CA III CCT II CGE II 2 CCT V CA III CCT II CGE II 2 CCT V CA III CCT II CGE II 2 CCT V CA III CCT II OUVIDORIA CEDIDOS 70 CD I CD II

SRF-RFFC 5CENÁRIO UNIVERSO A FISCALIZAR

SRF-RFFC 6 PROVIDÊNCIAS PRODUÇÃO DE FILME PALESTRA JUIZES/PROCURADORES/DELEGADOS CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A PF AÇÃO FISCALIZADORA IMPLANTAÇÃO DO SGME

SRF-RFFC 7 PALESTRA JUIZES/PROCURADORES/DELEGADOS

SRF-RFFC 8 RESUMO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS DA LEI GERAL DE TELECOMUNICAÇÕES DO ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIA DA INTERFERÊNCIA DA CLANDESTINIDADE CONCLUSÃO

SRF-RFFC 9 DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS Fontes: CF, Art. 21, XI, XII, a. LGT, Art. 18 LGT, Art. 19 PONTOS A ABORDAR COMPETÊNCIA DA UNIÃO COMPETÊNCIA DO PODER EXECUTIVO COMPETÊNCIA DA ANATEL

SRF-RFFC 10 DA LEI GERAL DE TELECOMUNICAÇÕES VISÃO GERAL OUTORGA ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIA PONTOS A ABORDAR.

SRF-RFFC 11 DA LEI GERAL DE TELECOMUNICAÇÕES É COMPETÊNCIA DA UNIÃO DISCIPLINAMENTO FISCALIZAÇÃO DEVER DO PODER PÚBLICO VISÃO GERAL ORGANIZAR A EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES Fonte: Art. 1º DIREITOS DO USUÁRIO

SRF-RFFC 12 DA LEI GERAL DE TELECOMUNICAÇÕES VISÃO GERAL OUTORGA ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIA PONTOS A ABORDAR

SRF-RFFC 13 DA LEI GERAL DE TELECOMUNICAÇÕES Fonte: Art´s 83, 131 e 163 CONDIÇÃO SINE QUA NON PARA: EXPLORAÇÃO DE SERVIÇOS; USO DE MEIOS E BENS  DIRETAMENTE PELA UNIÃO OU  POR TERCEIROS MEDIANTE OUTORGA CONFIGURA-SE A CLANDESTINIDADE

SRF-RFFC 14 DA LEI GERAL DE TELECOMUNICAÇÕES VISÃO GERAL OUTORGA ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIA PONTOS A ABORDAR.

SRF-RFFC 15 DA LEI GERAL DE TELECOMUNICAÇÕES ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS “É UM RECURSO LIMITADO, CONSTITUINDO-SE EM BEM PÚBLICO, ADMINISTRADO PELA AGÊNCIA.” Fonte: Art. 157

SRF-RFFC 16 ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS NATUREZA JURÍDICA RESUMO GRÁFICO ADMINISTRAÇÃO DO ESPECTRO ATRIBUIÇÃO DESTINAÇÃO DISTRIBUIÇÃO E CONSIGNAÇÃO PONTOS A ABORDAR

SRF-RFFC 17 O ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS É UM BEM PÚBLICO, É ESCASSO, É ONEROSO, POR ISSO DEVE SER BEM ADMINISTRADO NATUREZA JURÍDICA

SRF-RFFC 18 DIVISÃO DO GLOBO TERRESTRE PELA UIT REGIÃO 2 REGIÃO 1 REGIÃO 3 BRASIL ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS

SRF-RFFC 19 A União Internacional de Telecomunicações (UIT) é uma organização internacional, através da qual governos e setor privado coordenam as redes globais de telecomunicações e os serviços. UIT ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS

SRF-RFFC 20 ELFVLFLFMFHFVHFUHFSHFEHF IVUVXGAMACÓSMICOS LUZ VISÍVEL RÁDIO E TV Micro Ondas e RADAR ESPECTRO DE R. F. ESPECTRO DE RADIOFREQUÊNCIAS RAIO X RAIO GAMA ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS RESUMO GRÁFICO ELF - Freqüências extremamente baixas VLF - Freqüências muito baixas LF - Freqüências baixas MF - Freqüências médias HF - Freqüências altas VHF - Freqüências muito altas UHF - Freqüências ultra altas SHF - Freqüências super altas EHF - Freqüências extremamente altas IV - Infra-vermelho UV - Ultra violeta

SRF-RFFC 21 PORQUE ADMINISTRAR 4É BEM PÚBLICO, ESCASSO E ONEROSO 4GARANTIR A UTILIZAÇÃO EFICIENTE E ADEQUADA DO ESPECTRO 4GARANTIR QUE SISTEMAS OPEREM HARMONIOSAMENTE, MINIMIZANDO INTERFERÊNCIAS; 4ATENDER AO INTERESSE PÚBLICO; REALIZAR AS ATIVIDADES DE ATRIBUIÇÃO, DESTINAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FAIXAS DE RADIOFREQÜÊNCIAS; ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS

SRF-RFFC 22 PLANO DE ATRIBUIÇÃO NO BRASIL 300 GHz Não atribuída D i v e r s o s S e r v i ç o s Radio Navegação Móvel Marítimo Diversos fixo VLF LF MF HF VHF UHF SHF EHF 3-30 kHz kHz kHz 3-30 MHz MHz MHz 3-30 GHz GHz FixoR.ATV FM N. Atr. Navegação Aeronáutica Fixo AeronáutFixoDiversosRadiodifusão OM TVFixoDiversos FixoT VNaveg. AeroDiversosFixo Fixo Sat.DiversosFixo Sat.Diversos Serviços 3 kHz Quadro Resumo ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS

SRF-RFFC 23 4 DESTINAÇÃO DE FREQÜÊNCIAS ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS

SRF-RFFC 24 POR QUE DESTINAR AS FAIXAS? ò Emprego Racional e Econômico do Espectro; ò Interesse pelo uso para aplicações específicas; ò Regulamentação Internacional (Decisões Conferências Mundiais e Recomendações UIT ); ò Uso corrente e futuro da faixa em estudo; ò Disponibilidade de Produtos no Mercado; ò Atualizações Tecnológicas; ò Área Geográfica (Rural, Urbana, etc); ò Demanda a ser atendida, Tráfego. ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS

SRF-RFFC 25 4 DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS

SRF-RFFC 26 4 CONSIGNAÇÃO DE FREQÜÊNCIAS ESPECTRO DE RADIOFREQÜÊNCIAS

SRF-RFFC 27 DA INTERFERÊNCIA PONTOS A ABORDAR CONCEITO GERAL CONCEITO DE PREJUDICIAL QUEM FAZ JÚS À PROTEÇÃO ASPECTOS A CONSIDERAR EFEITOS PREJUDICIAIS Fonte: CBT

SRF-RFFC 28 DA INTERFERÊNCIA CONCEITO “ É QUALQUER EMISSÃO, IRRADIAÇÃO, INDUÇÃO OU RUIDO ELETROMAGNÉTICO QUE VENHA INTER- ROMPER, PERTURBAR OU SE INTRODUZIR NA RECEPÇÃO DE SINAIS DE TELECOMUNICAÇÕES.” Fonte: CBT

SRF-RFFC 29 DA INTERFERÊNCIA PREJUDICIAL É A INTERFERÊNCIA QUE COMPROMETE O FUCIONA- “É A INTERFERÊNCIA QUE COMPROMETE O FUCIONA- MENTO DE UM SERVIÇO DE RADIONAVEGAÇÃO OU OUTROS SERVIÇOS DE SEGURANÇA, OU QUE DEGRA- DE GRAVEMENTE, INTERROMPA REPETIDAMENTE OU IMPEÇA O FUNCIONAMENTO DE UM SERVIÇO DE RADIOCOMUNICAÇÃO EXPLORADO DE ACORDO COM AS NORMAS.” Fonte: ONU/UIT/RR

SRF-RFFC 30 DA INTERFERÊNCIA QUEM FAZ JÚS À PROTEÇÃO Fonte: CBT  ESTAÇÕES LICENCIADAS PELA ANATEL/MC  ESTAÇÕES REGISTRADAS NA UIT  APARELHOS DISPENSADOS DE LICENÇA PARA FUNCIONAMENTO MAS CERTIFICADOS E DE USO PERMITIDO PELA ANATEL  RECEPÇÃO DE SINAIS RADIADOS POR ESTAÇÕES LICENCIADAS PELA ANATEL/MC

SRF-RFFC 31 DA INTERFERÊNCIA ASPECTOS A CONSIDERAR ò LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA ò FREQÜÊNCIA UTILIZADA ò POTÊNCIA EFETIVA IRRADIADA ò SISTEMA IRRADIANTE ò EQUIPAMENTOS UTILIZADOS  INTERMODULAÇÃO ò ESPÚRIOS ò HARMÔNICOS

SRF-RFFC 32 INTERMODULAÇÃO MODULAÇÃO EM FREQUÊNCIA DE CADA COMPONENTE DE DE CADA COMPONENTE DE UMA ONDA COMPLEXA PELOS OUTROS Características fx=M x E1  N x E2, Onde, M e N são números inteiros pequenos 3ª Ordem: (M=2, N=1 ou vice-versa) Origina-se tanto no Transmissor como no Receptor. Decorre da não- linearidade de dispositivos. E2=80M Hz 100M Hz E3=120M Hz (2*100-80) MHz =120MHz (Interferente) E1=100 MHz S1 S2 S3

SRF-RFFC 33 Fundamental f Espúrios FREQÜÊNCIAS ESPÚRIAS Dó-1Dó-2Dó-3Dó-n Escala completa-1 Escala completa-2 Escala completa-3 Escala completa-n Faixa de Freqüência-1 Faixa de Freqüência-2 Faixa de Freqüência-3 Faixa de Freqüência-n SÃO FREQUÊNCIAS FALSAS, NÃO GENUÍNAS E ALEATÓRIAS

SRF-RFFC 34 HARMÔNICOS Fundamental f Segundo Harmônico 2xf Terceiro Harmônico 3xf Dó-n Enésimo Harmônico nxf Dó-1Dó-2Dó-3 Escala completa-1 Escala completa-2 Escala completa-3 Escala completa-n Faixa de Freqüência-1 Faixa de Freqüência-2 Faixa de Freqüência-3 Faixa de Freqüência-n FENÔMENO PERIÓDICO CUJA FREQUÊNCIA É UM MULTIPLO INTEIRO DA FREQUÊNCIA DE OUTRO

SRF-RFFC 35 DA INTERFERÊNCIA EFEITOS PREJUDICIAIS òDEGADRAR OS SINAIS DE RADIOFREQÜÊNCIAS DOS SERVIÇOS AUTORIZADOS; òCOMPROMETER 0 FUNCIONAMENTO DE UM SERVIÇO DE RADIONAVEGAÇÃO OU DE OUTROS SERVIÇOS DE SEGURANÇA; ò PROVOCAR PREJUIZOS FINANCEIROS; ò QUEBRAR A CONFIABILIDADE DAS COMUNICAÇÕES; ò REPRESENTAR PERIGO À VIDA.

SRF-RFFC 36 RADIOMONITORAGEM

SRF-RFFC 37 RADIOINTERFERÊNCIA

SRF-RFFC 38 DA CLANDESTINIDADE PONTOS A ABORDAR TIPIFICAÇÃO PENAL RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE PENAL

SRF-RFFC 39 DA CLANDESTINIDADE CRIME DE TELECOMUNICAÇÃO - TIPIFICAÇÃO DESENVOLVER ATIVIDADES DE TELECOMUNICAÇÃO SEM A COMPETENTE CONCESSÃO, PERMISSÃO OU AUTORIZAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE SERVIÇO, USO DE RADIOFREQÜÊNCIA E DE EXPLORAÇÃO DE SATÉLITE, É CRIME DE AÇÃO PENAL PÚBLICA INCONDICIONADA. PENA: DETENÇÃO DE DOIS A QUATRO ANOS, AUMEN- TADA DA METADE SE HOUVER DANO A TERCEIRO, E MULTA DE R$ ,00.

SRF-RFFC 40 DA CLANDESTINIDADE  IDENTIFICAR EMISSÕES CLANDESTINAS  INTERROMPER CAUTELARMENTE O SERVIÇO  APREENDER EQUIPAMENTOS USADOS EM ATIVIDADES CLANDESTINAS  APLICAR SANÇÃO ADMINISTRATIVA  NOTICIAR O MINISTÉRIO PÚBLICO/POLÍCIA FEDERAL RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA

SRF-RFFC 41 HISTÓRICO DE VISTORIAS REALIZADAS

SRF-RFFC 42 DA CLANDESTINIDADE  AUTORIDADE POLICIAL  MINISTÉRIO PÚBLICO  JUSTIÇA FEDERAL RESPONSABILIDADE PENAL

SRF-RFFC 43