Uso Racional da Água. Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Advertisements

01Secretaria da Educação do Estado de São Paulo PROPOSTA – (TOMADOR RECURSOS FEHIDRO) RESUMO DO EMPREENDIMENTO Objetivo: Continuidade da implementação.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Projeto Bahia Saneamento Emissário Submarino
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Resíduos de Construção Civil
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
Uma visão da água e do esgoto para as cidades sustentáveis do futuro
A MONTANTE DO SISTEMA CANTAREIRA
O problema do lixo termina
RENOVAÇÃO DAS OUTORGAS DO SISTEMA CANTAREIRA ASPECTOS DE QUALIDADE
COBRANÇA DO USO DA ÁGUA ASPECTOS DE QUALIDADE
PLANO DE BACIAS 2004/2007 Audiência Pública:
SISTEMA CANTAREIRA PROCESSO DE RENOVAÇÃO DA OUTORGA – 2013/2014
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
APRESENTAÇÃO PÚBLICA: OUTORGA DO SISTEMA CANTAREIRA
SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: CONSUMO DE ÁGUA
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico - CT-MH
DIFUSÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HÍDRICOS POLI PROJETO ÁGUA E EDUCAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO DOS CURSOS DE DIFUSÃO PERFIL DAS ATIVIDADES.
NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Caracterização das Bacias PCJ
Região Metropolitana de Campinas. Cidades atendidas pelas Bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ)
As Lições da Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo
Fernando Girardi de Abreu
O SAAE CRIADO PELA LEI 1.925/2005. OBJETIVO: OFERECER SERVIÇOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO. É UMA AUTARQUIA MUNICIPAL, COM PERSONALIDADE JURÍDICA.
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Uberlândia (MG), 6 de maio de 2014
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
Metas – Gestão Índice de Eficiência no Prazo de Atendimento – IEPA
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
A Questão Hidrológica e as Soluções de Engenharia
Camila Comassetto e Amanda Scherer
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Incentivo às Construções Sustentáveis nos financiamentos da CAIXA
“A água faz parte do patrimônio do planeta.
Fórum experiências exitosas
Água a energia da vida.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
Sobre a CPaNN A Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto é grupo de extensão fundado por alunos da graduação FDUSP sob coordenação da Profa. Patrícia.
Tratamento de Água e Esgoto
4ª Reunião Extraordinária do CBH Piancó-Piranhas-Açu Pombal - PB
Presidenciáveis 2014 Mariana e Isabella 702. Dilma Rousseff PT.
PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE Iúna
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
REDUÇÃO DE PERDAS REAIS DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE ITAPIRA/SP ATRAVÉS DA PESQUISA E COMBATE DE VAZAMENTOS Autor: Denis Augusto Mathias Coautor: Daniel Manzi.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
ANÁLISE DAS DEFICIÊNCIAS NO ABASTECIMENTO PÚBLICO E NAS INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA Thiago Garcia da Silva Santim Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
Hidrometração Individualizada
3 ° VERSÃO - Programa “Poupe na Rede” Vitória – ES, Julho
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
USO RACIONAL DA ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS-REÁGUA Claudio Medeiros Cristiane Costrov Silva Miras.
O Movimento pela Redução de Perdas de Água na Distribuição é uma inciativa da Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas, alinhada aos Objetivos.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento Autora: Samira Marchesini Raimundo Coautor: Lucas Pereira Gardinali Coautor: Denis Augusto Mathias.
Transcrição da apresentação:

Uso Racional da Água

Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Em 2001, recebeu da prefeitura a responsabilidade de gerir os resíduos sólidos e se tornou Saneamento Ambiental de Atibaia. Em 2011, passou de autarquia para empresa pública, podendo selar parcerias com empresas privadas para aprimorar a prestação de alguns serviços. Projeto da nova ETA Central, prevista para 2016

Atibaia e o Sistema Cantareira Atibaia faz parte das Bacias PCJ. As bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí abrangem 59 municípios paulistas e 4 mineiros, com uma população estimada de 5,2 milhões de habitantes. O rio Atibaia é formado pela junção dos rios Cachoeira e Atibainha e, diferente do que muitos pensam, as águas do rio Atibaia não são captadas apenas pelo nosso município. O rio Atibaia abastece também Itatiba, Valinhos, Jundiaí, Paulínia e Campinas. Além disso, o rio Atibaia vai se unir ao rio Jaguari, em Americana, para formar o rio Piracicaba.

Volume operacional da represa do Jaguari em 07/05/2012: 74,68% Volume operacional da represa do Jaguari em 04/04/2014: 5,79% A crise do Sistema Cantareira

Crise Hídrica em Atibaia Atibaia vinha passando, como todos os municípios da região, por um período de seca. Com o baixo índice de chuvas, o volume de água do Rio Atibaia que abastece a maior parte do nosso município vinha diminuindo gradativamente, no entanto sem falta d´água. Mas não ficamos livres do ônus da crise hídrica, tivemos muitos períodos de água amarelada e dificuldades para captação. DECRETO ANA – DAEE DECRETO DE EMERGÊNCIA

Crise x Faturamento

O QUE ATIBAIA ESTÁ FAZENDO Programa Ação Água Investimento no combate a perdas ( Implantação das novas redes em PEAD ; Instalação de Macromedidores; Caça Vazamentos - Geofonamento noturno, que faz uma varredura de vazamentos “não visíveis”) Construção da Nova ETA Prioridade no conserto de vazamentos Decretação do Estado de Emergência Lei de incentivo à redução do consumo de água Educação Ambiental (Campanhas de incentivo ao uso racional da água) Programa de recuperação de créditos para pessoas física e jurídicas – PRC

Programa Ação Água Novas redes em PEAD Combate a Perdas Geofonamento Noturno Substituição de hidrômetros

Combate a Perdas Instalação de macromedidores

Nova ETA Central

Escolas visitam ETA III e Captação Educação Ambiental Palestras sobre uso racional da água em empresas e escolas

Lei de Incentivo à redução do consumo de água

Programa Ação Água O programa surgiu em meio à crise hídrica vivida nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, para promover ampla substituição de dispositivos hidráulicos antigos por tecnologias mais modernas e econômicas. Trata-se de um projeto de gestão sustentável da água no município, faz parte do Programa Atibaia Município Sustentável, e visa reduzir em 50% o consumo do recurso natural nos prédios públicos da cidade e do consumo de água das famílias, através da atualização das suas instalações residenciais, especialmente dos banheiros onde o consumo de água é sabidamente maior.

Objetivos do programa  Substituição de produtos sanitários antigos e ineficientes, por produtos novos e economizadores;  Conscientização e sensibilização dos usuários;  Redução do consumo hídrico ponto a ponto;  Dessobrecarregamento do sistema abastecedor;  Consequente retorno financeiro aliado a sustentabilidade;

Primeira Onda Substituição da totalidade das bacias e metais sanitários das instalações públicas para atualização dos sistemas por Economizadores de Água, o que equivale a aproximadamente: bacias sanitárias e metais sanitários de 191 instalações. A compra e instalação dos produtos é de responsabilidade da Empresa CAB Ambiental, responsável pela coleta e tratamento do esgoto no município de Atibaia através de uma PPP - Parceria Pública Privada. Etapas do programa

Válvula Hydra Max Antiga x Nova Hydra Duo Foto: PEA - CIE JOSE AP. FERREIRA FRANCO

Foto: PEA - EEPG PROF ZILAH B. PACCITI Mictório coletivo x Mictório individual com válvula automática

Foto: Sede SAAE. Torneira de mesa comum x Torneira de mesa fechamento automático

LOGOTIPO

CAMPANHA DE INCENTIVO

FOLDER

BANNER E CARTAZ

PLACA

MUITO OBRIGADA FABIANE SANTIAGO SUPERINTENDENTE – SAAE (11)