SUPERESTRUTURA: SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO / CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO / LEI GERAL DO TURISMO / LEI ORGÂNICA OFERTAMERCADO DEMANDA Procura de.

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SUPERESTRUTURA: SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO / CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO / LEI GERAL DO TURISMO / LEI ORGÂNICA OFERTAMERCADO DEMANDA Procura de Bens e Serviços I – Variáveis Endógenas II – Variáveis Exógenas 65% turistas da Grande São Paulo. 16% turistas das Cidades Vizinhas 12% turistas de outras localidades. I – ORIGINAL ou DIFERENCIAL Naturais; Culturais; Artificiais. II – AGREGADA / Técnica (Serviços): – Agência de Turismo; – Eventos; – Transportes; – Alimentos e Bebidas; – Recreação entre outros serviços. I + II = Produto Turístico Encontro entre o fornecedor e o consumidor INFRAESTRUTURA I – Básica de acesso / II – Básica urbana PRODUÇÃOPRODUÇÃO CONSUMOCONSUMO (Fonte: Beni, Adaptado pelos alunos do 4ATMN do Curso de Turismo da USJT/2009) DISTRIBUIÇÃO Modelo Empírico SISTUR DE VINHEDO

I – ORIGINAL ou DIFERENCIAL Naturais – Floresta Semidecidual (Transição entre Mata Atlântica e Cerrado), Bosque José Carlos G., (Fauna – Macaco, Bugio, Sagui, Onça, Suçuarana, Gato Mourisco, Cotia, Veado de Mão Curta, Pica-Pau de Barriga Branca, Guaxinim, Paca, Gato do Mato e Aves / Flora -, Pau d’alho, Pau de Jacaré, Copaíba, Cedro, Jequitibá, Guaçatonga, Macaúba, Jemeri, Ipê Amarelo, Figueira, Jerivá); Culturais – Edificações (Igreja de Sant’ana, Mosteiro de São Bento, Capela Nossa Senhora de Lourdes), Eventos Populares (Festa da Uva, Aniversário da Cidade, Festa de Sant’ana, Festival de Inverno, Festival de Música de Vinhedo, Festa das Nações, Festival de Teatro de Vinhedo, Encontro de Motos entre outros), Teatro Municipal Sylvia Alencar, Estação Ferroviária de Vinhedo, Observatório, Oficinas Culturais. Artificiais – Parque de Diversões Hopi-Hari, Represas (3); PRODUÇÃOPRODUÇÃO OFERTA (Fonte: Beni, Adaptado pelos alunos do 4ATMN do Curso de Turismo da USJT/2009)

II – AGREGADA / Técnica (Serviços): – Agências de Turismo (6); – Eventos ( Espaços para Eventos (8), Espaços para Eventos em Hotéis (5), Espaços de Eventos em Parques (2), Auditórios (3) e Empresas Organizadoras de Eventos); – Meios de Transportes (Pontos de Táxi (4/18 veículos), Locadoras de Veículos (4), Fretamento Interno (7 Linhas), Intermunicipal (1 Linha); – Alimentos e Bebidas (Aproximadamente 300 empreendimentos): Adegas, Bares / Casas Noturnas, Cafés / Docerias, Restaurantes, Lanchonetes, Panificadora / Conveniência, Pastelarias, Pizzaria, Sorveterias; – Entretenimento / Recreação (Hopi-Hari, Banespa, Clube São Mateus, Clube Rocinhense, Clube Sant’ana, Pinheirinho Tênis, Ana Paula Academia de Tenis, Wooly Bully e Adler, Espaço Cultural, Teatro Municipal Sylvia Alencar, Memorial Brasil-Itália, Parque Jayme Ferragut, Praça do Aquário) I + II = Produto Turístico: Circuito das Frutas – Festa da Uva; Turismo Rural. PRODUÇÃOPRODUÇÃO OFERTA (Fonte: Beni, Adaptado pelos alunos do 4ATMN do Curso de Turismo da USJT/2009)

I – BÁSICA ACESSO: – Rodovias Estaduais: 2 (Rodovia Anhanguera e Rodovia Bandeirantes). II – BÁSICA URBANA: – Saneamento Básico: Água ; Esgoto ; Energia Elétrica: PRODUÇÃOPRODUÇÃO INFRAESTRUTURA (Fonte: Beni, Adaptado pelos alunos do 4ATMN do Curso de Turismo da USJT/2009)