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Mercado Turístico O mercado consiste em um conjunto de pessoas que compartilham de uma necessidade/desejo específico, dispostos e habilitados a realizar.

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1 Mercado Turístico O mercado consiste em um conjunto de pessoas que compartilham de uma necessidade/desejo específico, dispostos e habilitados a realizar transações de troca que satisfaçam sua necessidade O tamanho do mercado depende do número de pessoas que mostram a mesma necessidade, que tenham recursos e estejam dispostas a oferecer estes recursos em troca do que desejam Para o turismo, o papel do governo é fundamental, pois é responsável pelo ambiente (infra-estrutura) e desenvolvimento urbano (serviços essenciais de transporte, comunicações, saneamento, segurança) de um determinado destino turístico A consolidação de um mercado não consiste somente em sustentar os destinos turísticas atuais, mas também incrementar o mercado com sólidas políticas mercadológicas

2 Demanda turística Diversos fatores vêm contribuindo para o incremento da demanda turística no Brasil: –Estabilização monetária, quedas das taxas de inflação –Prolongamento dos prazos de pagamento –Promoções e redução de preços passagens aéreas –Menor taxa de desemprego, crescimento do PIB Esse aumento da demanda correspondeu a um aumento da oferta de bens e serviços turísticos: transporte, hospedagem, alimentação, entretenimento, etc. A demanda por turismo é composta por bens e serviços que se complementam entre si. A decisão turística será feita a partir das preferências do indivíduo que se baseiam em diversos fatores: –Espaciais (recursos naturais e urbanos, meio ambiente, clima) –Temporais (tempo livre) –Outros

3 Demanda turística O estudo da demanda turística baseia-se em 3 grupos de perguntas, relativas à: –Características sócio-econômicas (sexo, estado civil, nível de escolaridade, de renda, profissão) –Características quantitativas e qualitativas específicas da viagem (motivação, estadia, tipo e características da hospedagem utilizada, meio de transporte, atrativos) –Opiniões dos visitantes sobre aspectos da atividade turística (nível de satisfação e fidelidade, opinião sobre preços e qualidade dos serviços prestados) Os estudos sobre sazonalidade turística e características de demanda são de fundamental importância para o planejamento estratégico do turismo de uma localidade, pois para atender as necessidades do consumidor é preciso conhecê-lo.

4 Características da demanda turística Elasticidade: grau de sensibilidade às mudanças na estrutura de preço ou nas diversas condições econômicas do mercado Sensibilidade: a demanda turística é muito sensível às condições sócio-políticas e às mudanças da moda e status em viagens. No turismo internacional, a variação cambial também é responsável pela atratividade turística do país Expansão: diversos fatores provocam a ascensão crescente da demanda turística, como o avanço nos meios de transporte e comunicação, aumento da riqueza, globalização, etc. Sazonalidade: variações da demanda turística em função de determinadas épocas, provocando altos e baixos no fluxo turístico (baixa/alta temporada/estação) Heterogeneidade: o estudo da demanda é complexo pois não segue um modelo sistemático e envolve diversos serviços complementares e demandas

5 Demanda turística nacional (doméstica) Pesquisa Ministério Turismo Domicílios com Pessoas que Realizam Viagens Domésticas, por classe de renda e região de origem (em %) Região Classe de Renda Mensal Familiar Total De 1 a 4 SMDe 4 a 15 SMAcima de 15 SM 20012005200120052001200520012005 Centro12,717,525,839,349,654,021,227,7 Nordeste33,819,655,234,372,354,541,324,1 Norte15,415,239,919,363,142,626,217,5 Sudeste26,832,641,454,065,872,237,944,1 Sul25,432,143,554,969,172,037,944,6 Total26,726,842,549,065,767,436,737,3

6 Demanda turística nacional : análise de resultados da pesquisa O resultado indica que 37,3% do total dos domicílios urbanos brasileiros com renda familiar mensal superior a um salário- mínimo, tiveram um ou mais dos seus membros realizando pelo menos uma viagem doméstica em 2005. O detalhamento desse resultado confirma o senso comum e a expectativa de que o principal determinante desse fenômeno é efetivamente a renda familiar. A configuração dos resultados em termos regionais também é consistente com essa tese da importância da renda na determinação das viagens. As regiões mais desenvolvidas, como o Sudeste e o Sul, com PIB per-capita de R$ 12.540,00 e R$ 12.081,00 respectivamente em 2004, foram as que apresentaram as maiores proporções de domicílios com viajantes

7 Sazonalidade da demanda turística Causas: férias escolares ou de trabalho, tempo livre, fatores mercadológicos (moda, concorrência), fatores ambientais (guerras, situações políticas), ecológicos (clima, desastres), econômicos (variações câmbio e poder aquisitivo), estruturais (violência) Efeitos: –Alto fluxo turístico: incentiva o mercado, gera faturamento das empresas turísticas, inflação no núcleo receptor, degradação do meio ambiente –Baixo fluxo turístico: desemprego, queda no faturamento das empresas turísticas, altera promoções e preços dos produtos turísticos

8 Segmentos do mercado turístico Critérios de segmentaçãoSegmentos IdadeTurismo infantil, jovens,3ª idade Nível de rendaTurismo popular, c.média, luxo Meio de transporteTurismo aéreo, rodoviário, marítimo Duração da permanênciaTurismo curta, média, longa duração Distância da origem-destinoTurismo local, nacional, internacion. Tipo de grupoTurismo individual, grupos, famílias Sentido do fluxo turísticoTurismo emissivo, receptivo Condição geográfica destinoTurismo praia, campo, neve Aspecto culturalTurismo étnico, religioso, histórico Grau de urbanizaçãoTurismo metrópoles, rural Motivação da viagemTurismo de negócios, eventos, lazer, educacional, aventuras, esportivos

9 Oferta e trade turístico Além dos atrativos naturais que geram fluxo turístico, a oferta de bens e serviços turísticos contribui para atrair turistas em determinada região A oferta constitui a matéria-prima da atividade turística mediante um conjunto de recursos naturais e culturais, aos quais se agregam serviços turísticos como transporte, hospedagem, alimentação e outros, que formam em conjunto o produto turístico. O trade turístico é composto por um conjunto de empresas que isoladamente não elaboram, por si só, o produto final ao consumidor. Ele engloba todas as áreas econômicas envolvidas nas prestações de serviços para atender às necessidades comuns dos turistas: transportadores, meios de hospedagem, agências de viagens, organizadores de eventos, etc

10 Oferta e trade turístico Para identificar as empresas de turismo, ou seja, aquelas que compõem o trade, basta selecionar aquelas que fornecem prestações de materiais ou serviços turísticos e que desempenham papel significativo para o turismo. Os serviços turísticos são originados a partir das necessidades turísticas e constituídos por: –Hospedagem: hotéis, pousadas, motéis, pensões, albergues, acampamentos –Alimentação: restaurantes, bares, lanchonetes, confeitaria, cafés –Entretenimento: boates, cinemas, teatros, parques, shoppings –Transporte: taxi, ônibus, metrô, trem, embarcações, aviões –Serviços de apoio: agências de viagens, postos de informações, locadoras de imóveis/veículos, casas de câmbio, bancos, segurança, representações diplomáticas, lojas de artesanato


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