Tecnologia de Produção de Biomassa Energética

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPERAÇÃO DE CORTE DE ÁRVORES COM MOTOSSERRA
Advertisements

Prof. Sebastião Renato Valverde DEF/UFV
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Dej- Departamento de estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado Prof:
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO A NÍVEL MUNDIAL
EXPLORAÇÃO FLORESTAL.
SISTEMAS DE EXPLORAÇÃO OU COLHEITA FLORESTAL
Os ambientes continentais
PAISAGENS NATURAIS DO PLANETA
Representações do espaço Amazônico
Eduardo Pagel Floriano Santa Maria 2007
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
(c) Produção de laranja, plantação de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO REINO
CURSO DE PLANTIO FLORESTAL
Estrutura fundiária brasileira Histórico
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos com Ensino Secundário da Chamusca Disciplina: Conservação da Natureza Professor(a): Isabel Horta Ano lectivo: 2009/ Data:
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
4º Ano Professora Alessandra Stock
Professor: José Maria Inácio
Profª. Graziella Fernandes de Castro
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Biomas brasileiros.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
BIOMASSA.
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Silvicultura.
Potencial de investimento na cadeia da Silvicultura
Seminário Cana de açúcar
Revisão para prova de Geografia
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
A exploração dos recursos naturais
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Biodiversidade compreende, portanto:
Regiões geoeconômica ou complexos regionais
A distribuição da população a nível mundial
GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos
Case II - Fazenda Triqueda: Integração Pecuária-Floresta
Geografia OCEANIA.
Avaliação de maciços florestais
Legenda 1 • Amazônia, 2 • Centro-Sul, 3 • Nordeste
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
SUMÁRIO A LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA AGRICULTURA TRADICIONAL E DA AGRICULTURA MODERNA. AS PRINCIPAIS FORMAS DE AGRICULTURA TRADICIONAL E DE AGRICULTURA.
Técnico em Meio Ambiente
Biomassa vegetal como fonte de energia e novos materiais
Seminário: Parâmetros de Qualidade da Madeira e Derivados
4º período de Engenharia de Produção
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Carlos Freire 2014 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
O Espaço Geográfico Rural
Grandes formações vegetais.
Análise da expressão gênica em Eucalipto
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Silvicultura.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
A distribuição da população mundial
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
© 2004 Accenture – Todos os direitos reservados. Accenture, seu logotipo e Accenture Resultado Alta Performance são marcas registradas da Accenture
EUA 8º Ano.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia de Produção de Biomassa Energética Capítulo 2 – Florestas Energéticas

Bibliografia indicada Biomassa para energia Capítulo 4 Florestas Energéticas no Brasil (págs. 93 a 108) Capítulo 3 Tópico 3.2 - Colheita da madeira (págs. 74 a 89)

Definições Floresta Energética Plantações florestais com grande número de árvores por hectare e de curta duração, que possuem uma maior produtividade de biomassa por área em menor espaço de tempo, com o objetivo dessa biomassa ser usada como insumo energético.

Definições Silvicultura Ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, é aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.

Principais Espécies Principais espécies utilizadas em Florestas Energéticas Acácia Negra (Acacia measrnsii) Eucaliptos (Eucalyptus grandis)

Principais Espécies Acácia Gênero Acacia possui mais de 700 a 800 espécies. Principais espécies energéticas Acacia measrnsii Acacia mangium Acacia auriculiformis Acacia branchystachya Acacia cambagei Acacia cyclops E outras

Principais Espécies Acácia São originárias das savanas da Austrália, África, Índia e América do Sul. Crescem em regiões de clima mais ameno e em altas latitudes. Desenvolvem-se em regiões de baixa precipitação média anual (500 a 800 mm). Toleram solos pobres e profundos.

Principais Espécies Acácia Negra (Acacia measrnsii) Principal espécie cultivada na região sul do país. A madeira é densa (0,7 a 0,85 g/cm3). Poder calorífico varia de 3500 a 4000 kcal/kg. Produz lenha e carvão de excelente qualidade. Produtividade entorno de 13 a 20 m3/ha.ano

Principais Espécies Eucaliptos Gênero Eucaliptus possui mais de 700 espécies. Principais espécies energéticas Eucalyptus grandis Eucalyptus saligna Eucalyptus citriodora Eucalyptus urophylla Híbridos entre essas espécies E outras espécies

Principais Espécies Eucaliptos Originário da Austrália e introduzido no Brasil por volta do início do século XX. A partir da década de 1940, foi plantado em larga escala para produção de carvão vegetal, sendo usado na siderurgia. Devido a sua produtividade e adaptabilidade regional se tornou uma das melhores alternativas para a produção de biomassa energética.

Principais Espécies Eucaliptos Principal espécie cultivada no país. Densidade da madeira varia de 0,479 a 0,687 g/cm3 . Poder calorífico varia de 4312 a 5085 kcal/kg. Produtividade entorno de 30 a 40 m3/ha.ano Produz carvão para indústria siderúrgica.

Reflorestamento Definição Implantação de florestas em áreas naturalmente florestais que, por ação antrópica ou natural, perderam suas características originais. Chama-se "florestamento" à implantação de florestas em áreas que não eram florestadas naturalmente.

Reflorestamento Área de reflorestamento Brasil está entre os 10 maiores país com área de reflorestamento (6,4 milhões de hectares). 16 Estados brasileiros possuem área de reflorestamento. Principais destinos: Produção de madeiras (78%) Preservação ambiental (22%)

Reflorestamento

Colheita de Madeira Corte Manual Com machado ou serra manual Trabalho braçal Mão de obra pouco qualificada Lenta produtividade Baixo custo Baixo investimento em equipamento. Substituído pelo semi-mecanizado no Brasil desde 1960

Colheita de Madeira Corte semi-mecanizado Com a moto-serra Deveria ser realizado por pessoal treinado e preparado Melhor rendimento que o corte manual com machado Possui técnicas para o corte e derrubada de árvores Atualmente está muito associado ao desmatamento descontrolado.

Colheita de Madeira Corte mecanizado Utiliza diversos equipamentos que permitem: O corte da árvore O desgalhamento Traçamento das toras E corte final

Colheita de Madeira Corte mecanizado Apresenta maior custo inicial Melhor produtividade Menor custo com mão de obra Melhor qualidade da madeira Exige mão de obra qualificada