Centro Politécnico – Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Pelotas – RS – Brasil REDES II Evandro Brasil Fonseca, Marlos Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Ferramentas Livres para Gerência de Redes e Sistemas Finais
Noções de Sistemas Operacionais
UML Visões – Parte 2.
Roteamento IP.
GERENCIAMENTO DE REDES PIM
Configuração de um servidor FTP
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Especialização em Tecnologias para Sistemas de Informação
Gerenciamento de dispositivos
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Formação de Administradores de Redes Linux LPI – level 1
Técnico em Informática
Sistemas Embarcados com Linux
Mobilidade Cláudia Ribeiro.
Ferramenta de Gerenciamento
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Aula 9 - Camada de aplicação
Rodrigo de Souza Couto Redes de Computadores II
Estratégias Cliente-Servidor para SIGWeb
O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol)
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Arquitetura Cliente /Servidor
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Segurança em Computação Distribuída
Curso de Web Master Php – 1ª Aula.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Professor: Augusto Baía.
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
Cont. gerenciamento de rede Prof. Eliane Teresa Borela 2°p redes de Computadores.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Fernandes Gonçalves Redes de Computadores.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
Firewall Luidi V. A. Andrade. Firewall  Um firewall protege rede de computadores de invasões hostis que possa comprometer confidencialidade ou resultar.
MONITORAMENTO DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO O CACTIEZ E SNMP
SENAC Rio Gerência de Redes
Monitoramento com software livre!
Gestão SNMP. Planeamento Montagem e Manutenção de Redes e Equipamentos Informáticos 2 SNMP- Simple Network Management Protocol Nos primeiros dias da Arpanet,
Aguilar Figueira Dias Orientador Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves
Java – Remote Method Invocation (RMI)
1 Programação Distribuída em Java Aula Na aula de hoje veremos: Introdução Conceito de Rede Protocolos Modelo ISO/OSI Modelo TCP/IP Modelo Cliente/Servidor.
CloudSim Um framework para modelagem e simulação de infraestrutura e serviços de Computação em Nuvem.
Arquitetura de segurança – Redes
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Sistemas operacionais Prof. Dr. Francisco Prosdocimi.
Ciência da Computação I
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Equipe Danilo Miguel Elias Lacerda Felipe Riguete Henderson Garcia
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
Simple Network Management Protocol
Servidores Formanda: Raquel Pimentel Formador: Nuno Veríssimo.
Gerenciamento de Redes
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
1 Wireshark um Analisador de Pacotes Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi.
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Introdução ao Gerenciamento de Redes de Computadores Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Capítulo 01 Gerenciamento de Redes.
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
Sistemas Operacionais de Redes DNS
Projeto Integrador I Implementação de Servidor de Arquivos Eliane Linhares Mota 1.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Funcionalidades da.
Wireshark Marcelo Wurdig - Marçal Pizzi UCPEL Centro Politécnico Ciência da Computação Redes II.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento Simei Tabordes Gonçalves SERVIÇO.
PRTG Traffic Grapher Uma ferramenta da apoio ao Administrador.
Pandora FMS Leandro Ferreira Canhada
Pandora FMS Aluno: Diego Porto Jaccottet Professor: Adenauer Correa Yamin UCPEL 4/5/2010.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Julio Borba SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Instalação e análise de gráficos da ferramenta NTop Redes de Computadores.
Transcrição da apresentação:

Centro Politécnico – Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Pelotas – RS – Brasil REDES II Evandro Brasil Fonseca, Marlos Martins da Rocha, Nagios

INDICE  Histórico  Motivação e objetivos  Principios de funcionamento e sua arquitetura  Características do Nagios  Arquitetura  Exemplos de uso  Monitorando hosts Linux/Unix  Monitorando hosts Windows  Monitorando impressoras  Algumas empresas E PAÍSES que utilizam o Nagios  Outras ferramentas opensource  Referências

HISTÓRICO Nagios é uma popular aplicação de monitoração de rede de código aberto distribuído sob a licença GPL. Foi criado sob o nome de Netsaint, escrito e atualmente mantido por Ethan Galstad, junto com diversos desenvolvedores que ativamente mantêm plugins oficiais e não-oficiais.

MOTIVAÇÃO E OBJETIVOS O Nagios atende a necessidade de fazer a manutenção e o monitorar de redes em larga escala. Possui diversas ferramentas que proporcionam um melhor controle tráfego. Principais motivações: software livre possui excelentes funções/plugins que podem ser instalados separadamente de acordo com a necessidade de cada usuário. É util quando: É necessário monitorar um grande número de máquinas; Existem serviços críticos (servidores que em hipótese alguma podem parar, por exemplo); É necessária a geração de relatórios de estatísticas de acompanhamento;

PRINCIPIOS DE FUNCIONAMENTO E SUA ARQUITETURA Desenvolvido para rodar sobre plataformas Linux e outras derivadas do Unix, mas pode monitorar tanto máquinas Linux/Unix quanto máquinas Windows, Netware e até mesmo dispositivos de rede (roteadores, switches, improssoras, etc). Requisitos: A máquina deve possuir: Compilador da linguagem C Para interface gráfica é necessário também: Servidor Apache. Biblioteca GD.

Características do Nagios É distribuído sob os termos da GPL General Public License. Checagem de serviços paralelizada(threads). Permite definir a hierarquia de hosts na rede e exibe um grafo com a topologia. Notifica a ocorrência de problemas e quando esses são solucionados as notificações podem ser enviadas por , SMS ou de outras formas definidas pelos usuários. Define grupos de usuários que receberão os alertas. Define tratadores de eventos para correção de problemas.

Arquitetura 1: Processos do Nagios 2: Hosts monitorados: 3: Arquivos de configuração: 4: Web server: 5: Administradores da rede:

EXEMPLOS DE USO Através do Nagios é possível monitorar: Qualquer tipo de host e de serviços disponibilizados através de redes. Dispositivos de rede (roteadores, switches, impressoras, etc.). Também é possível monitorar: Hosts Linux/Unix Hosts Windows Impressoras Roteadores e switches Serviços.

Monitorando hosts Linux/Unix Requisitos: Add-on NRPE: Este permite a execução remota de plugins que serão executados pelo NRPE, e irão checar os recursos e os atributos locais dos hosts (utilização de disco, memória, carga de CPU, etc.). plugin check_by_ssh: Com este temos as mesmas funcionalidades do NRPE, mas este pode causar sobrecarga na CPU da máquina utilizada para monitorar, quando essa monitora muitos hosts.

Monitorando hosts Windows Requisitos: Necessario a instalação de um agente no host. Este pode ser visto como um proxy entre o plugin de monitoramento e os atributos/serviços da máquina windows. Exemplo de agente: Add-on NSClient++: trabalha em conjunto com o plugin check_nt. Este ultimo é responsavel pela comunicação do Nagios com o NSClient++.

Monitorando impressoras Requisitos: Suporte ao protocolo JetDirect. Aspectos monitorados: Papel trancado; Falta de papel; Impressora offline; Intervenção requirida; Pouco toner.

Monitorando roteadores, switches e hubs: Requisitos: Possuir um endereço IP A complexidade do monitoramento depende do equipamento e dos atributos que serão monitorados. É possível monitorar: Perda de pacotes através do ping Se o roteador suportar SNMP, pode-se monitorar o estado das portas. Com MRTG pode-se monitorar a largura de banda através do plugin check_mrtgtraf.

Monitorando serviços Requisitos: Serviços podem ser monitorados sem qualquer requisito especial de acesso, já que eles podem ser acessados diretamente através da rede. Serviços: Os mais usados: HTTP, POP3, IMAP, FTP e SSH. possui plugins para realizar o monitoramento destes, encontrados em NagiosExchange.org. possibilidade de escrever o próprio plugin.

ALGUMAS EMPRESAS E PAÍSES QUE UTILIZAM O NAGIOS

OUTRAS FERRAMENTAS OPEN SOURCE Cacti Fpring Mtr Mulicast Beacon dast.nlanr.net/Projects/Beacon/ Nedi Slide 15nedi.web.psi.ch H.323 Beacon Tool More.groupware

REFERÊNCIAS AB&url=http%3A%2F%2Falesauer.googlepages.com%2FNagios- 1slide.pdf&ei=A2LBS__oG8aqlAeezp3aBA&usg=AFQjCNGL8rlsi5QI5wTHOw 8IORIz1XT-6w&sig2=ajh-acjmREz8JMm-0r6ZTA

FIM