A Contribuição dos Árabes na Evolução Científica Diogo dos Santos, Rafael Hanashiro Tópicos da História da Física Clássica - IFUSP Contextualização Povo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aristóteles Galileu Newton
Advertisements

DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ÀS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS (OU ESPACIAIS)
ISLAMISMO.
A Civilização Árabe.
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Ciência Política e Teoria do Estado
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
A História da Astronomia
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Observações da região do centro da galáxia. Nebulosa do Cone.
Introdução ao Heliocentrismo e Geocentrismo - Parte I Imagem: - "O Astrônomo": Pintura em óleo sobre.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
O Surgimento da Filosofia
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Unicamp EL 654 Didática Aplicada ao Ensino de Matemática
Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO.
Todas as gerações que vieram e se foram.
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
A Arábia e os árabes A península Arábica:
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
Geocentrismo e Heliocentrismo
TEMA DA AULA.
Prof. Roberto de A. Martins
MitologiaMitologia Criado por: Pedro Henrique e Emerson Luis.
O I L U M N S Professor: Odair.
Matemática Prof.: Ten Ademir.
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
Introdução à Sociologia
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
Evolução dos Modelos Atômicos
Prof. Everton da Silva Correa
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Immanuel Kant
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
Grécia principais características
CURCEP 2014 ASTRONOMIA: LEIS DE KEPLER FÍSICA A
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
MESOPOTÂMIA.
A América e o mundo Grupo 5; Cap. 8
O ILUMINISMO.
ÓTICA Natureza da luz - O que é a luz?. Teoria corpuscular da luz - Newton Nesta teoria a luz era considerada como um feixe de partículas emitidas por.
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
[Antropologia Cultural]
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Prof. Susan Brodhage Sant ´Anna
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
GEOGRAFIA.
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
Importância para as civilizações antigas
HISTÓRIA Prof. Everton da Silva Correa 1. O Renascimento científico 2.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana Sérgio Ferreira de Lima 2º Ano –
Ciência Antiga e Ciência Moderna
O que é Sociologia?.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Transcrição da apresentação:

A Contribuição dos Árabes na Evolução Científica Diogo dos Santos, Rafael Hanashiro Tópicos da História da Física Clássica - IFUSP Contextualização Povo árabe: habitantes do Oriente Médio, Norte da África. Possuem características físicas e idioma semelhantes.

Por motivos religiosos e políticos (difusão de islamismos, busca por terras férteis e expansão territorial) os árabes começam a conquistar novas regiões, como norte da África, parte da Europa e outros territórios além do Oriente Médio. Durante esta expansão, os povos árabes entraram em contato com outras culturas como a greco-romana, que resultou numa grande influência aos trabalhos posteriores desse povo. Principais áreas de estudo: medicina, alquimia, filosofia, religião, astronomia, geografia, matemática, óptica, mecânica.

Os pensadores estudados: Alhazen, Al-Khazini, Qutb, Kamal al-Din Alhazen (Ibn al-Haytham) Nascimento: Basra (atual Iraque, 965 Morte: Cairo, 1040 Possivelmente foi o mais influente nos estudos científicos entre os árabes. O estímulo ao estudo foi a procura da verdade absoluta, considerada o bem mais valioso, e o caminho à salvação (encontro com Deus). Alhazen passou por um momento de frustração ao ser chamado pelo califa da época para realizar uma obra no rio Nilo. Após este fato, ele se finge de louco (por medo do califa) e passa boa parte da vida fazendo cópias de livros (Elementos de Euclides, Almagesto de Ptolomeu)

Alhazen teve uma contribuição significativa nos estudos da óptica, mais precisamente no estudo da luz e da visão. Diferencia corpos com luz própria e corpos iluminados por fontes externas. Realiza estudos de reflexão e refração da luz, além de discutir sobre a transparência e opacidade de corpos. Ele desenvolveu uma teoria da visão que confrontava com o modelo aceito pelos gregos. Alhazen justificou que não era possível a luz que ilumina os objetos sair do olho pois esta não seria capaz de cobrir todo o céu visível apenas com o abrir repentino dos olhos. Além disso, ele dizia que quando olhávamos para uma fonte luminosa intensa o nosso olho doía como se algo estivesse adentrando-o. Figura 2: imagem usada por Alhazen para explicar o olho humano.

Al-Khazini Nascimento: Merv (atual Turcomenistão), 1115 Morte: Merv, 1130 Ele realizou muitas observações astronômicas, mapeando a posição de alguns planetas, tendo como base os estudos da astronomia ptolomaica.. Construiu tabelas com dados astronômicos (posições, magnitudes de estrelas) usadas para diversos fins: localização de Meca, elaboração de calendários, determinação de feriados religiosos. Uma grande contribuição de al-Khazini foi o estudo de hidrodinâmica e construção de balanças mais precisas que as já existentes na época para serem usadas na análise de pedras preciosas através da medição “gravidade específica”. Figura 3: a balança da sabedoria cronstruída por al-Khazini

Qutb al-Din al-Shirazi Nascimento: Shiraz, Pérsia (atual Irã), 1236 Morte: Tabriz, Pérsia, 1311 Após os estudos de Alhazen, a óptica foi deixada de lado, sendo retomada apenas por Qutb. Ele teve interesse maior em explicar corretamente a formação do arco-íris. Ele propôs um modelo onde a luz adentra uma esfera transparente e após uma reflexão interna ela sai para o meio exterior. Os estudos astronômicos desenvolvidos por ele englobava outras áreas de estudo: geometria, filosofia e religião. Ele acreditava que o estudo da astronomia possuía uma importância religiosa. Ele também confeccionava mapas de trajetos durante suas viagens. A partir das tabelas de Ptolomeu, Qutb idealizou um modelo planetário que considerava o movimento dos planetas e do Sol e que supostamente influenciou indiretamente os trabalhos posteriores de Copérnico.

Kamal al-Din Nascimento: ??? Morte: Tabriz, Pérsia, 1320 Foi aluno de Qutb e fez estudou os trabalhos de Alhazen. Centrou-se nos estudos da refração e na explicação da formação do arco-íris. Para isto ele construiu uma esfera de vidro com água no interior. Neste trabalho, Kamal acrescentou a possibilidade de duas reflexões no interior da gota. Fez vários experimentos e observações com este modelo

Comentários Finais Os estudos desenvolvidos pelos árabes possui uma grande importância para a revolução científica que surgiria posteriormente na Europa, pois eles foram a “ponte” entre os trabalhos greco-romanos e os renascentistas. Porém, percebe-se que parte dos estudos feitos pelos árabes eram destinados à praticidade e benefícios de poucos (os que governavam e as famílias nobres). Eles não podem ser vistos como apenas reprodutores da cultura grega, pois os árabes foram críticos a esses, propuseram novas ideias sobre o comportamento da natureza e criaram aparatos experimentais inovadores.