O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Globalização e as novas fronteiras do mercado e dos conflitos.
Advertisements

Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?
PIB- Produto Interno Bruto
Neoliberalismo Globalização.
O MUNDO ATUAL.
A FORMAÇÃO DA ECONOMIA GLOBAL
SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Geografia Politica.
Projetos Especiais de Comunicação Eletrônica Setorial
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Globalização, desenvolvimento e subdesenvolvimento
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Globalização O capitalismo é cada vez mais informacional e global.
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
GLOBALIZAÇÃO – Financeira
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Capitalismo Informacional
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Globalização.
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
GLOBALIZAÇÃO Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a Segunda Guerra e na Revolução Técnico-científica ou Informacional,
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
1929: A Grande depressão A Crise do Liberalismo.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Democracia Brasileira
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
Influência do Petróleo na econômia nacional e mundial
FUNDAMENTOS DA GLOBALIZAÇÃO
COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES.
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Nomes: Kátia Tatiane Veimuller Turma: 232 Número: 20
GILBERTO DUPAS. Contexto: nova lógica econômica, com avanço do capitalismo, tem gerado uma ampliação da exclusão social e, conseqüentemente uma ampliação.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Estabilidade e instabilidade num mundo unipolar
FUNDAMENTOS DA GLOBALIZAÇÃO
O processo de desenvolvimento do capitalismo
A Globalização Economia Global.
GEOGRAFIA O processo de desenvolvimento do capitalismo Ensino Médio.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
A nova regionalização do mundo
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
Fórum Econômico Mundial e Fórum Social Mundial. Um outro mundo é possível.
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
ESTADO PRODUTOR DE BENS E SERVIÇOS
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
Industrialização Brasileira
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Globalização da P&D: oportunidades para o Brasil Sérgio QUEIROZ.
CAPITALISMO FINANCEIRO E INFORMACIONAL PROF° ISRAEL FROIS.
O Estado na Economia Globalizada
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não gosta e a pôr outro de que talvez venha a se gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas em uma grande esfera e todos sabemos qual é. As grandes organizações financeiras internacionais, os FMIs, a Organização Mundial do Comércio, os bancos mundiais, tudo isso. Nenhum desses organismos é democrático. E, portanto, como é que podemos falar em democracia, se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo? Discurso de José Saramago, disponível em Acessado em 11/09/2009. Na charge acima, o cidadão sentado representa o presidente de um país emergente. Considerando a referida charge, o texto e seus conhecimentos, a) caracterize a Nova Ordem Econômica Mundial. b) analise a relação entre regime político democrático e neoliberalismo, no mundo atual. FUVEST 2010 VESTIBULARES

RESPOSTA a) A Nova Ordem Econômica Mundial destaca-se pela evolução tecnológica (3ª Revolução Industrial), na qual os grandes investimentos em P&D contribuíram para aumentar a distância entre países ricos e pobres, em função da grande necessidade de capital. O avanço tecnológico, principalmente em relação aos meios de comunicação, permitiu o aumento dos fluxos de capital especulativo, o chamado “smart money” (dinheiro esperto), aumentando a dependência dos países, principalmente os emergentes, desse tipo de fluxo. Outro elemento importante para observar na resposta é a expansão das práticas neoliberais acompanhada do fortalecimento dos oligopólios e organizações financeiras mundiais.

RESPOSTA (b) A democracia política é considerada por muitos como o regime político ideal, por permitir a cada cidadão o direito de escolher seus representantes na esfera política e, em geral, em escala nacional. Porém, à medida que se expande pelo mundo a adoção de práticas neoliberais, que pregam a mínima intervenção do Estado na economia, transferindo para o mercado (em geral controlado por grandes corporações transnacionais) os destinos econômicos, fica evidente que os cidadãos se distanciam cada vez mais das decisões nesse setor. Além disso, o avanço do processo de globalização tem ampliado o poder de organizações internacionais (como FMI e OMC) cujos líderes não são escolhidos por participação direta dos cidadãos.