Breve revisão da aula passada...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas?
Advertisements

Reprodução A reprodução é fundamental á espécie humana e aos seres vivos em geral. Relações sexuais e reprodução envolvem emoções: Mas as relações sexuais.
Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida.
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Objetivos:
Sistema Reprodutor Masculino
Sistema reprodutor masculino
REPRODUÇÃO HUMANA Definição de reprodução
Agrupamento de escolas Gil Paes Projecto Saber+saúde 7ºB
Transmissão da vida.
Sistema Reprodutor.
Transmissão de vida no Homem
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Dimorfismo sexual A espécie humana é uma espécie com dimorfismo.
Reprodução humana.
CIÊNCIAS Profª. Lidiane Resende.
Diferenças no corpo: sistemas reprodutivos
Uma Viagem maravilhosa!
A REPRODUÇÃO HUMANA.
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
Como se desenvolve a sexualidade
ASSER Profa Camila Papini
GAMETOGÊNESE Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna. GAMETOGÊNESE MEIOSE A gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento dos gametas ou células.
Reprodução humana e crescimento
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
Doenças Sexualmente Transmissíveis
COMO SE DESENVOLVE A SEXUALIDADE?. QUANDO SE INICIA A PUBERDADE? Como sabemos se os nossos órgãos reprodutores entraram em funcionamento?
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
- Abstinência Periódica - Contracepção Cirúrgica.
Desde cedo, tendo em conta as caraterísticas do nosso corpo, é-nos atribuído um sexo: MasculinoFeminino Apresentam órgãos sexuais externos diferentes.
Transmissão da vida. -O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 100 mil milhões de células, a maioria das quais tem menos de um décimo de milímetro.
OVOGÊNESE E FOLICULOGÊNESE
Este cariótipo será masculino ou feminino?
O SISTEMA REPRODUTOR 8º ano Professora Natália. Cobrado como um adulto e tratado como uma criança.
dos órgãos reprodutores
Desenvolvimento do sistema reprodutor (gônadas e gametogênese)
Uma das funções que caracteriza os seres vivos é a reprodução. É através dela que é assegurada a continuidade da vida. É pela reprodução que os seres.
Ciências Naturais – 9.o ano
Sistema Reprodutor Humano Disciplina de Biologia
Ciclos ovárico e uterino
Sistema Reprodutor Masculino
Fisiologia e anatomia sexual e reprodutiva
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
Enf:saray.
Profa. Adriana Nogueira
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
Reprodução Humana e Manipulação da Fertilidade Unidade 1.
Comportamento Sexual e Sistema Nervoso
Reprodução ASSEXUADA SEXUADA Presença de gametas  fecundação.
BIOLOGIA PROF. CALINA GREINER.  Vulva (parte externa)  Vagina  Útero  Tubas uterinas  Ovários.
Diplofase Haplofase semelhante em ambos os sexos7.ª semana de vida diferenciação dos órgãos sexuais As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se.
Diplofase Haplofase semelhante em ambos os sexos7.ª semana de vida diferenciação dos órgãos sexuais As estruturas masculinas e femininas desenvolvem-se.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Reprodução Humana Prof.: Edi.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Sistema reprodutor masculino e feminino
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Sistema reprodutor masculino e feminino
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares
EMBRIOLOGIA Profa Briseidy Soares
SISTEMA REPRODUTOR.
Prof: Marcus Ferrassoli
Orientações de estudo SISTEMA NERVOSO
8º ano Professora Natália
Transcrição da apresentação:

Breve revisão da aula passada...

Cariótipo Humano O que é o cariótipo? O que são autossomas? E cromossomas sexuais?

Gâmeta masculino ? Gâmeta feminino

Desenvolvimento das estruturas femininas e masculinas

Ambos evidenciam a presença de: Complementaridade funcional entre os Aparelhos Reprodutores de ambos os sexos Ambos evidenciam a presença de: Um par de gónadas; Um par de canais que transportam as células sexuais; Um aparelho reprodutor externo.

Componentes da sexualidade Componente biológica Determinada pela presença de um par de cromossomas (XX ou XY) Componente psicológica Consequência da inteligência superior da espécie humana Componentes sociocultural e ética Concepção de família, convicções religiosas,..

Sexualidade A espécie humana possui dimorfismo sexual. Caracteres sexuais primários Diferenças no sistema reprodutor (existem mesmo antes do nascimento). Caracteres sexuais secundários Diferenças morfológicas visíveis a partir da adolescência.

Caracteres Sexuais Secundários Rapazes Raparigas Mudança da voz Desenvolvimento corporal por aumento de massa muscular Aumento do tamanho do pénis e dos testículos Aparecimento do acne Aparecimento de pêlos nas axilas, órgãos genitais, etc. Maior secreção da hormona testoterona. Deposição de gordura preferencialmente na zona abdominal Alargamento das ancas. Maior acumulação de gordura no tecido adiposo das ancas e peito. Desenvolvimento dos seios e das ancas. Aparecimento do acne. Aparecimento dos pêlos nas axilas, órgãos genitais Maior secreção das hormonas estrogénio e progesterona.

Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino Pavilhão da trompa Trompa de Falópio Útero Cavidade uterina Colo do útero Vagina clitoris Pequenos lábios Intestino grosso vulva  Grandes lábio uretra bexiga

Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino Trompa de falópio Pavilhão da trompa Cavidade uterina Ovário Útero Ligamento do ovário Vagina Qual é a função da vagina? Colo do útero Qual é a função dos ovários?

Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino Perimétrio Miométrio Qual é a estrutura do útero? Tem a forma de uma pera invertida. É musculoso (miométrio). É elástico. Tem grande irrigação sanguínea (Endométrio) Endométrio Colo do útero

Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino Clítoris Monte de vénus Oríficio urinário O que é a vulva? É a parte externa do aparelho reprodutor feminino Clítoris tem a função de receber sensações durante o acto sexual A função dos pequenos lábios e grandes lábios é a protecção física impedem que partículas entrem. Hímen Grandes lábios Pequenos lábios

MENSTRUAÇÃO Fenómeno que consiste na desagregação do revestimento interno do útero. É vulgarmente chamada período. Ocorre, em média, de 28 em 28 dias. Conjunto de perturbações anteriores ao período, sentidas por algumas mulheres: - depressão - fadiga - sensação de distensão do abdómen - hipersensibilidade mamária - dores de cabeça - mau humor - nervosismo

A HIGIENE DURANTE A MENSTRUAÇÃO Durante o período menstrual, os cuidados com a higiene pessoal devem ser ainda maiores. A higiene dos órgãos genitais deve ser realizada todos os dias e com a frequência necessária. Quando os restos de sangue e da mucosa uterina entram em contacto com o ar, produzem um odor que pode ser desagradável aos outros. É possível que nem dês por isso, uma vez que te acostumas facilmente aos teus odores. Há dois tipos de protecção para absorver o fluxo menstrual: Pensos higiénicos Tampões ( lembra-te que não deves depositar os pensos higiénicos na sanita, deposita-os sempre num caixote )

Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino Qual é a função dos testículos? Vesícula seminal Canal deferente Próstata Glândula de Cowper Epidídimo Testículo Pénis Escroto Glande Uretra

Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino Bexiga Vesícula seminal Próstata Canal deferente Uretra Epidídimo Testículo Tubo seminífero Prepúcio Glande

Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino O esperma e a urina misturam-se alguma vez? Corpo cavernoso Corpo esponjoso Uretra Prepúcio Glande

Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino Por que razão o escroto fica no exterior do abdómen?

PÉNIS O pénis é a parte do corpo na qual a maioria dos rapazes mais pensa. Muitos têm medo que ele seja mais pequeno do que o dos outros. O prazer sexual de um casal não depende do tamanho do pénis. A vagina das mulheres é elástica e adapta-se à forma e tamanho do pénis. Nenhum pénis se assemelha exactamente a outro. Na realidade muitos homens têm o pénis virado para um lado. O crescimento dos órgãos genitais termina por volta dos 20 anos.

CIRCUNCISÃO É uma pequena operação que consiste em retirar o prepúcio – pele elástica que cobre a glande. Motivos que levam à operação: - ritual religioso ou cultura; - como medida de higiene; - razões médicas, por exemplo para evitar erecções dolorosas.

ERECÇÃO Bebés, na altura da higiene. Pensamentos eróticos. Desde muito pequenos que os rapazes têm erecções: Bebés, na altura da higiene. Pensamentos eróticos. Alguns exercícios físicos. Diferenças de temperatura. Vibração de um motor. Erecções nocturnas provocadas por sonhos eróticos.

EJACULAÇÃO É a expulsão do esperma pelo pénis em erecção. As primeiras ejaculações acontecem na puberdade e assinalam que os órgãos de reprodução estão a partir desse momento aptos a funcionar.

Masturbação É a actividade durante a qual se procura, conscientemente, uma erecção e uma ejaculação. Não é perigosa para a saúde, no entanto, uma pessoa que se concentra unicamente neste hábito solitário pode imaginar que se pode viver sem o amor do outro, o que já é um problema.

Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino Frio ou Quente? Para que serve o sémen?

Uma visão mais pormenorizada da morfologia dos aparelhos reprodutores

O que é a Gametogénese?

O que é a Espermatogénese? E a ovogénese? E a Ovógenese ?

Ovogénese / Espermatogénese Ovogónia Espermatogónia Ovócito I Espermatócito I Ovócito II +1º g.p Óvulo + 2º g.p. Espermatídeos Espermatozóides