Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CHUVAS ÁCIDAS.
Advertisements

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
               CHUVA ÁCIDA.
CHUVAS ÁCIDAS.
               CHUVA ÁCIDA.
Chuva Ácida Beatriz Alves Moreira – E4MA.
Poluição do ar: CHUVA ÁCIDA PROFESSOR: CLEVERSON CHACAL
Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°01 9ºAno.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
ENERGIA SOLAR.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
Professora Cláudia Bacchi Óxidos. Professora Cláudia Bacchi Óxidos São compostos binários, sendo que o oxigênio é o mais eletronegativo entre eles. Observação:
História das células a combustível
Problemas Ambientais Profº Me. Alfredo Rosendo COMPONENTES DE RADIAÇÃO DO PLANETA TERRA Radiação infravermelha emitida (ROL) (EFEITO-ESTUFA) Radiação.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Meio Ambiente.  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora.
A Atmosfera e a Radiação Solar
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Simbologia de perigo.
Métodos para combate à Corrosão
Água: destilada, pura e da chuva
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
: Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria UNIDADE 2 : Na Atmosfera da Terra: Radiação e Matéria Evolução da Atmosfera Atmosfera actual: Componentes,
Ciências Naturais – 8.º ano
CHUVA ÁCIDA.
Rochas Sedimentares Formação.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Mecanismos Básicos Meios Corrosivos
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A Atmosfera dá sustento.
Aula 15 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Professor; Albino nunes
Quimica 11º.
Baseado no site da Educopedia. VOCÊ SABIA QUE A ATMOSFERA TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM OS PROCESSOS VITAIS DOS SERES VIVOS COMO A RESPIRAÇÃO E A FOTOSSÍNTESE.
A distinção entre os diferentes materiais pode ser feita com base na origem, na textura, na cor, na cor e no estado físico, entre outras características.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
 Energia Eólica.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Prof. Alan Carter Kullack Disciplina: GRN Turma: 1º Período CURITIBA 2014 FONTE DA VIDA !
Professora Manuela Cardoso Poluição atmosférica. A ação humana tem aumentado a quantidade e a frequência das emissões de poluentes para a atmosfera pondo.
Produção industrial dos principais
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
PH Conceito H 2 O  H + + OH - 2H 2 O  H 3 O + + OH - K eq = [H+].[OH-] / [H 2 O] K w = [H + ].[OH - ] K W (25 o C) = log K w = - log [H + ]
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Chuvas Ácidas.
               CHUVAS ÁCIDAS.
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
Transcrição da apresentação:

Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida

Introdução Conceito Chuva ácida forma-se quando óxidos de enxofre e nitrogênio se combinam com o vapor d’ água da atmosfera gerando os ácidos sulfúrico e nítrico, que podem ser conduzidos pelas correntes de ar a grandes distâncias, antes de se depositarem em forma de chuva.

Introdução Escala de pH A medida da acidez da chuva é feita na escala de pH: quanto menor o pH, maior a sua acidez. O pH é igual a sete (7) para material neutro. Veja abaixo, alguns valores para materiais do cotidiano e algumas ocorrências de chuvas ácidas.

Introdução Lagos ácidos Lagos ácidos tendem a ter águas claras ou avermelhadas, porque contêm pouca ou nenhuma alga. Também podem não conter peixes. Uma ligeira acidificação da água aumenta a solubilização dos fosfatos, fazendo com que maiores quantidades de fósforo solúvel passem à água em menos tempo.

Tipos de chuvas Chuva normal Em ambientes limpos, a chuva é naturalmente ácida, porque arrasta gases da atmosfera. O gás dióxido de carbono (CO2), que existe na atmosfera como resultado da respiração dos seres vivos e da queima de materiais orgânicos, ao se dissolver na chuva, a torna ácida, por causa das reações: CO2     +     H2O     g    H2CO3 CO2     +     H2O     g    H+   +   HCO3-

Tipos de chuvas Chuva ácida em ambiente não poluído, em dias de raios e relâmpagos Sob as ação de raios e relâmpagos, os gases nitrogênio e oxigênio da atmosfera reagem formando óxidos NO e NO2, que por sua vez reagem com a água da chuva, formando os ácidos nitroso e nítrico. É um processo natural, que a natureza incorpora. Veja as reações N2  +  O2  + raios   g    2 NO 2 NO  +  O2   g    2 NO2 2 NO2  +  H2O   g   HNO3  +  HNO2

Tipos de chuvas Chuva ácida por poluição Ocorre em todos os lugares onde a chuva está servindo como meio de transporte para a poluição, principalmente de gases de nitrogênio e de enxofre. Chuva ácida causada pela queima de combustíveis que contém enxofre como impureza (gasolina e óleo diesel): Queima do enxofre: S + O2  SO2 Transformação do SO2 em SO3: SO2+ ½ O2  SO3

Formação Formação da chuva ácida

Efeitos Efeitos na saúde humana 1- Nariz e garganta: mais casos de asma e sinusite. 2- Olhos: maior probabilidade de conjutivite. 3- Brônquios maior predisposição à proncopneumonia. 4- Pulmões: riscos de enfisema. 5- Coração: mais doenças cardiovasculares

Efeitos Efeitos no meio ambiente As chuvas ácidas não ocorrem só na região geradora de poluição. Correntes de ar carregam as nuvens carregadas de poluição até regiões distantes. Danos ambientais graves podem ocorrer: florestas inteiras com suas árvores ressecadas...

Efeitos Efeitos no meio ambiente Desmatamentos A chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Imagine uma floresta com muitas árvores utilizando mutuamente, agora duas árvores são atingidas pela chuva ácida e morrem, algum tempo após muitas plantas que se utilizavam da sombra destas árvores morrem e assim vão indo até formar uma clareira. Essas reações podem destruir florestas

Efeitos Efeitos no meio ambiente Agricultura Chuva ácida afeta as plantações quase do mesmo jeito que das florestas, só que é destruída mais rápido já que as plantas são mesmo do mesmo tamanho, tendo assim mais áreas atingidas

Efeitos Efeitos no meio urbano Obras de artísticas e arquitetônicas A chuva ácida pode ser responsável pela corrosão de pedra, metal ou tinta. Praticamente todos os materiais se degradam gradualmente quando expostos à chuva e ao vento.

Efeitos Efeitos no meio urbano Obras de artísticas e arquitetônicas de mármore A chuva ácida acelera esse processo, destruindo os diversos materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitetura, represas, turbinas hidrelétricas, estátuas ou monumentos.

Efeitos Efeitos no meio urbano Obras de artísticas e arquitetônicas de mármore Essa chuva pode transformar a superfície do mármore em gesso. É importante saber que reparar os estragos causados pela chuva ácida em casas e prédios pode ser extremamente caro, além do mais, muitos monumentos encontram-se já muito degradados e a sua recuperação ou substituição muitas vezes é impossível.

Efeitos Influência do pH para a fauna aquática pH SIGNIFICADO >=8,5 Sob fotossíntese vigorosa 6,5 a 8,5 Normal 6 a 7 Levemente ácido 5,6 Água da chuva (referência) 5,5 a 6 Sob perigo 5 a 5,4 Estado crítico <5,4 Acidificado

Efeitos Influência do pH para a fauna aquática

Remediação Calagem Substâncias básicas (de pH superior a 7) ajudam a neutralizar ácidos. O calcário (carbonato de cálcio) moído, por exemplo, é uma base capaz de reduzir a acidez quando aplicado em lagos, rios ou solo. Esta técnica é conhecida como calagem. A quantidade necessária para corrigir a acidez e atingir um pH adequado (6,5) varia de acordo com o tamanho e o grau de acidez da área.

Remediação Conservar energia: Hoje em dia o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para suprir 75% dos gastos com energia. Nós podemos cortar estes gastos pela metade e ter um alto nível de vida. Eis algumas sugestões para economizar energia: Transporte coletivo: diminuindo-se o número de carros a quantidade de poluentes também diminui; Utilização do metrô: por ser elétrico polui menos do que os carros;

Remediação Eis algumas sugestões para economizar energia: Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidrelétrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica (dos moinhos de vento), energia nuclear (embora cause preocupações para as pessoas, em relação à possíveis acidentes e para onde levar o lixo nuclear); Purificação dos escapamentos dos veículos: utilizar gasolina sem chumbo e conversores catalíticos; Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre.