Cidade, Comércio e Poder Professora Janaina Maranhão História – 6º Ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A MESOPOTÂMIA “ TERRA ENTRE RIOS ”.
Advertisements

Capítulo 5 As relações de poder na Mesopotâmia; A vida sob as ordens do rei; Babilônia; cidade real e religiosa.
Origem das cidades. Éfeso – Turquia..
PRÉ-HISTÓRIA Professor Sebastião Abiceu 6º ano
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
O Neolítico A idade da pedra polida
O SURGIMENTO DAS CIDADES
TEMA DA AULA.
Os donos da terra.
Sociedade e cultura dos nativos americanos
Os povos da Mesopotâmia
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
Mesopotâmia.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Duas vezes abandonado, duas vezes adotado. Sábado 11 de Julho de 2009.
Fenícios /Hebreus / Persas
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Formaram o primeiro Exército organizado e. MESOPOTÂMIA A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Essa região localiza-se.
Dinastias e legado..   Os primeiros humanos se fixaram há cerca de 30 mil anos;  Em 5000 a.c. surgem as primeiras aldeias a margem dos rios;  Desenvolvimento.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
DA PRÉ-HISTÓRIA ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
“Arte Mesopotâmica e a Arte Egípcia ” Prof° Joyce de Sousa História da Arte Módulo 2 – Escola Quarup.
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
O POVOAMENTO DA AMÉRICA
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
O nascimento da Filosofia
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
Correção da Ficha Formativa. 1. Diz em que consistiu o Iluminismo? Movimento intelectual que surgiu na Europa do Séc. XVII e XVIII e que acreditava no.
Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta.
PENICHE ... NA PRÉ-HISTÓRIA.
História do Brasil – 5º ano
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
HISTÓRIA DAS VIAGENS E TURISMO PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
A PRÉ-HISTÓRIA Custom animation effects: horizontal scrolling text
Antiguidade Oriental: Persas, Fenícios e Hebreus Prof. Alan.
Os contributos das primeiras civilizações urbanas
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Com a economia produtora, o Homem deixa de ser nómada, para passar a ser sedentário (passa a viver num lugar fixo). Razões Razões:  Como produz os seus.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
A Necessidade de Contar
“O Egito é uma dádiva do Nilo.” Heródoto -A vida cotidiana no antigo Egito girava em torno do Rio Nilo, e das terras férteis ao longo de suas margens.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
Terra entre rios..
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
CAPÍTULO 3: AS PRIMIERAS SOCIEDADES Professora Arluce Dantas Bezerra.
Paleolítico. Modo de vida- África Os primeiros homens: viviam em pequenos grupos que habitavam cavernas ou grutas. Isso garantia proteção contra animais.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Silvia Helena.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Transcrição da apresentação:

Cidade, Comércio e Poder Professora Janaina Maranhão História – 6º Ano

Da Aldeia  à Cidade   A agricultura proporcionou aos grupos humanos se fixarem na terra;  Quando se fixavam na terra, construíam casas de pedra e madeira, formando aldeias.   Nas aldeias o trabalho era dividido de acordo com o sexo e com a idade; Mulheres: preparavam alimentos e cuidavam dos filhos; Homens: caçavam, cuidavam dos rebanhos e plantavam.  O trabalho tinha como objetivo a sobrevivência do grupo familiar  ;

O comércio:  Quem produzia trigo ou azeite, trocava seus produtos por um jarro de cerâmica ou uma espada... Assim nasceu o comércio.  Com o aumento da população, da oferta de alimentos e o surgimento do comércio, algumas aldeias enriqueceram e se transformaram em cidades.  Esse processo envolveu a divisão do trabalho e a centralização do poder.

Centralização do Poder:

 Antes do nascimento da cidade, a família tinha um importante papel na comunidade. Todas as decisões relativas à vida da aldeia eram discutidas por um conselho formado pelos chefes das famílias;  O chefe da família mais poderosa, aquela que tinha mais membros e terras, era o líder da aldeia.

Centralização do Poder:  Quando havia disputas de terra, o chefe da aldeia vencedora passava a ter controle sobre a vencida, recebendo como imposto parte de sua produção agrícola.  Ainda havia alianças entre chefes de aldeias diferentes. Aquele que controlava várias aldeias passou a ser chamado de Rei;  O Rei governava de sua grande residência, o palácio, com ajuda de auxiliares.  As aldeias eram controladas pelos funcionários do rei que cobravam impostos que eram pagos em forma de produtos.

Estado:  Poder político centralizado que se estende sobre um determinado território, controlando seus habitantes por meio da cobrança de impostos, da administração da justiça e de uma força militar;

As primeiras cidades:  Mesopotâmia;  Situada entre os rios Tigre e Eufrates;  Terreno plano que facilitava ataques de povos nômades;  Construção de muralhas visando a defesa da cidade;

Religião e Poder :  Cada cidade cultuava um divindade especial;  O prestígio do rei baseava-se na crença de que ele era o verdadeiro representante do deus na cidade;  O rei-sacerdote tornava-se dono de enormes riquezas, pois, como representante de um deus, tinha o direito à maior parte das terras e dos bens oferecidos aos deuses ou obtidos nas guerras;  Poder-se dizer que o poder político do rei baseava-se de um lado, na força das armas e, de outro, na religião.

As regras, a escrita e as leis:  Com o surgimento das cidades foi preciso fixar normas para organizar o convívio entre os habitantes;  Com a invenção da escrita foram redigidas as primeiras leis;  A escrita foi inventada, provavelmente, pelos sacerdotes sumérios;  A invenção da escrita possibilitou à humanidade armazenar idéias e experiências e transmiti-las às novas gerações.

“Abraço Eterno” Arqueólogos na Itália descobriram um casal enterrado no período Neolítico, entre e anos atrás. Arqueólogos na Itália descobriram um casal enterrado no período Neolítico, entre e anos atrás. O casal foi encontrado abraçado em 2007 – Itália. O casal foi encontrado abraçado em 2007 – Itália.

A Cidade de Ur Reconstituição da cidade suméria de Ur, antiga Mesopotâmia, onde viviam mais de 30 mil pessoas. Observe as plantações entre os canais e as valas de irrigação.

Stonehenge Monumento do período Neolítico, localizado na Inglaterra. Monumento do período Neolítico, localizado na Inglaterra. Os monumentos do período Neolítico eram feitos com grandes blocos de pedra e cumpriam uma função religiosa e funerária. Os monumentos do período Neolítico eram feitos com grandes blocos de pedra e cumpriam uma função religiosa e funerária. os monumentos constituídos de uma única pedra cravada verticalmente no solo recebem o nome de menir (pedra longa). os monumentos constituídos de uma única pedra cravada verticalmente no solo recebem o nome de menir (pedra longa).

Stonehenge - Círculo Uma série de menires agrupados em círculos, semicírculos, retângulos ou sem nenhuma ordem aparente recebe o nome de cromeleque. Uma série de menires agrupados em círculos, semicírculos, retângulos ou sem nenhuma ordem aparente recebe o nome de cromeleque. O mais famoso é o de Stonehenge, na Inglaterra, provavelmente construído para realizar cerimônias de culto ao Sol e à Lua. O mais famoso é o de Stonehenge, na Inglaterra, provavelmente construído para realizar cerimônias de culto ao Sol e à Lua. Atualmente muito se discute se Stonehenge foi um templo ou calendário Atualmente muito se discute se Stonehenge foi um templo ou calendário

Placa em Cuneiforme Placa em Cuneiforme, a mais antiga forma de escrita, encontrada no Palácio do Rei Dario I, na região do atual Irã. Placa em Cuneiforme, a mais antiga forma de escrita, encontrada no Palácio do Rei Dario I, na região do atual Irã. O desenvolvimento da agricultura, do comércio e da centralização política tornou a escrita uma necessidade. O desenvolvimento da agricultura, do comércio e da centralização política tornou a escrita uma necessidade. A escrita foi um dos principais resultados do surgimento das cidades, surgiu por volta de a.C. Isso se deveu a vários fatores: A escrita foi um dos principais resultados do surgimento das cidades, surgiu por volta de a.C. Isso se deveu a vários fatores: * A necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos arrecadados pelos servidores do rei; * O levantamento da estrutura das obras, que exigiu a criação de um sistema de sinais numéricos para realizar cálculos geométricos.

Tradução da Escrita Cuneiforme

Estandarte de Ur Mosaico feito em mármore com arenito vermelho, lápis-lazúli e conchas. Mosaico feito em mármore com arenito vermelho, lápis-lazúli e conchas. Peça do terceiro milênio a.C. Peça do terceiro milênio a.C. O mosaico mostra guerreiros mesopotâmicos levando para o Rei produtos pilhados e inimigos capturados em combate. O mosaico mostra guerreiros mesopotâmicos levando para o Rei produtos pilhados e inimigos capturados em combate.

Çatal Huyuk Uma cidade Neolítica; Uma cidade Neolítica; Descoberta em 1950, na Turquia; Descoberta em 1950, na Turquia; Sociedade urbana surgida antes do Estado centralizado; Sociedade urbana surgida antes do Estado centralizado; Construções de Çatal feitas de tijolos de barro; Construções de Çatal feitas de tijolos de barro; Praticamente não havia ruas e as casas eram construídas umas nas outras; Praticamente não havia ruas e as casas eram construídas umas nas outras; As portas e as janelas das casas ficavam no teto, e era por ali que as pessoas transitavam; As portas e as janelas das casas ficavam no teto, e era por ali que as pessoas transitavam; Para passar de um teto a outro e para entrar nas casas, os moradores usavam escadas de madeira; Para passar de um teto a outro e para entrar nas casas, os moradores usavam escadas de madeira; Não havia palácios na cidade e não foi encontrado nenhum vestígio que indicasse existirem grupos privilegiados no local. Não havia palácios na cidade e não foi encontrado nenhum vestígio que indicasse existirem grupos privilegiados no local.