INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Engenharia de Software
Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas
Sistemas de Informação Valor da informação e suas características
Tabela de Banco de Dados Relacional
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Introdução a Bancos de Dados
Professora: Aline Vasconcelos
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Data Warehouse Um Data Warehouse é um armazém de dados, contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa. De acordo com INMON (1997), um.
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Configuração de manutenção
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Análise Estruturada.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Gerenciamento de Dados
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Tecnologia da informação e estado
Tecnologia da Informação
Business Intelligence:
Christien Lana Rachid6.1d.1 Técnica de BD - Dicionarização UNIPAC 2º SEMESTRE 2007.
4. Decisões Estruturadas 4.1. Data Warehouse (DW)
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
J OÃO C ARVALHO Data Warehouses. D EFINIÇÃO Um Data Warehouse é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às actividades.
Curso Técnico em Mineração
O Processo de desenvolvimento de software
Contexto da disciplina
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
PRINCÍPIOS BÁSICOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Introdução a Banco de Dados Aula 04
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
ASSUNTO Facilitando a Tomada de Decisão em um Ambiente Móvel Mohamed A. Sharaf Panos K. Chrysanthis Felipe Menezes Cardoso COPIN – UFCG Banco de Dados.
Trabalho de Engenharia de Software II
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Prof. Ana Martins – UCB Unidade 02 Aula 03
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Banco de Dados II Prof. Dra. Carla Lanzotti
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
DADOS São os fatos em sua forma primária; Tipos: Dados Alfanuméricos;
Capítulo 1 Sistemas de Banco de Dados
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
B. I., DATAMINING e OLAP Henrique Liduario Joab Esequiel
Formulários.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Sistema de Informações Gerenciais
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Janeiro/2013 Ceça Moraes Data Warehouse Janeiro/2013 Ceça Moraes
Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão Conceituação de Data Warehouse.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 9 - Modelagem de Data Warehouse.
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
Controladoria.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 7 - Data Warehouse.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Conteúdo Programático desta aula  Conceitos e principais características dos Metadados  Principais operações OLAP

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL METADADOS A definição mais simples de metadados é que eles são dados sobre dados – mais especificamente, informações (dados) sobre um determinado conteúdo (os dados). Os metadados são utilizados para facilitar o entendimento, o uso e o gerenciamento de dados. Um registro de metadados consiste de alguns elementos pré- definidos que representam determinados atributos de um recurso, sendo que cada elemento pode ter um ou mais valores.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL METADADOS “Metadado é uma abstração do dado capaz, por exemplo, de indicar se uma determinada base de dados existe, quais são os atributos de uma tabela, tais como: tamanho e/ou formato.” (IMMON, Willian H. Enterprise meta dada. DM Review Magazine, v.8. n. 10, Nov 1998)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL METADADOS O metadados é extremamente importante para a organização pois transforma dados em informação empresarial, aumentando a produtividade e melhorando a tomada de decisão As regras de negócio das aplicações alternam de forma muito rápida, o que implica no fato das aplicações precisarem ser desenvolvidas rapidamente e de forma flexível. ( Adaptado de: Cristofoli, F – Metadados – FEA/USP, disponível em acesso em 26 de março de 2012)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL IMPORTÂNCIA DO METADADOS Os metadados asseguram a correta interpretação ( baseado em atividades, objetos, relações e regras) do que os dados realmente significam para o negócio. Exemplo: O que é lucro? Lucro = receita das vendas menos os custos de produção ( Adaptado de: Cristofoli, F – Metadados – FEA/USP, disponível em acesso em 26 de março de 2012)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL IMPORTÂNCIA DO METADADOS Ou, é um cálculo mais complicado como: “O Total das receitas anuais, menos A soma do custo médio real por produto, menos Overhead deduzido de cada produto acumulado da produção anual, menos Gratificações, menos Cupons de descontos, dividido por doze” ( Adaptado de: Cristofoli, F – Metadados – FEA/USP, disponível em acesso em 26 de março de 2012)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Será que toda organização tem a mesma compreensão de lucro? Existe somente um cálculo para o lucro? Se existem diversas interpretações para o lucro, todas são verdadeiras? IMPORTÂNCIA DO METADADOS ( Adaptado de: Cristofoli, F – Metadados – FEA/USP, disponível em acesso em 26 de março de 2012)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Se existirem várias versões para o cálculo de lucro, vários elementos devem ser criados, cada um com o seu próprio nome, sua definição, regras, conteúdo, relacionamentos... e assim por diante. Toda esta informação sobre lucro é metadado. “A finalidade principal dos metadados é documentar e organizar de forma estruturada os dados das organizações, com o objetivo de minimizar duplicação de esforços e facilitar a manutenção dos dados” (Moriarty) IMPORTÂNCIA DO METADADOS ( Adaptado de: Cristofoli, F – Metadados – FEA/USP, disponível em acesso em 26 de março de 2012)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL TIPOS DE METADADOS Em um projeto de DW, os metadados devem gerar e gerenciar uma documentação sobre o levantamento de dados, do banco de dados, relatórios a serem gerados, origem dos dados que alimentam do DW, processos de extração, tratamento e rotinas de carga dos dados, as regras de negócio da empresa e todas as suas mudanças. São divididos em dois grupos:  Técnicos  Negócios

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL METADADOS TÉCNICOS Fornecem aos desenvolvedores e usuários técnicos a confiança de que os dados estão corretos; São críticos para a manutenção e o crescimento contínuo do DW Exemplos: Controles de auditoria; Tabelas com a estrutura do DW; Dependência dos programas; Nomes das tabelas do DW

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL METADADOS DE NEGÓCIO São o elo de ligação entre os usuários de negócios e o DW; Mostram que relatórios, consultas e dados estão no DW, a localização dos dados, contexto dos dados, regras de transformação que foram aplicados e as origens desses dados Exemplos: Mapeamento dos campos das tabelas físicas do DW; Regras para drill-down, drill-up e drill-across; Informações sobre sumarizações e transformações dos dados; Estruturas dos dados com a nomenclatura que possa ser facilmente entendida pelo usuário final;

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL TIPOS DE METADADOS Repositório de metadados Metadados técnicos Metadados de negócios Administrador de dados Usuários técnicos (desenvolvedores e analistas) Usuários de negócios (executivos e analistas de negócios) Fonte: Machado, F.N.R.

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL METADADOS COMO INSTRUMENTO DE NAVEGAÇÃO Em um ambiente de tomada de decisões os metadados assumem um novo papel, também muito importante: o de navegação, e não apenas de documentação Pois ajudam os executivos a: Localizar Gerenciar Compreender e Utilizar os dados de um DW ( Adaptado de: Cristofoli, F – Metadados – FEA/USP, disponível em acesso em 26 de março de 2012)

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Tipos de Informação Metadados Por serem considerados um dicionário de informações os metadados devem descrever: Fonte dos dados Destino dos dados Formato dos dados Nome e Alias Definições de Negócios

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Tipos de Informação Metadados Regras de Transformação Atualização dos dados Requisitos de Teste Processos Automáticos Propriedade e responsabilidade sobre os dados Acesso e Segurança

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Camadas de Metadados Normalmente, os metadados em um DW podem ser apresentados em três camadas diferentes:  Metadados operacionais: definem a estrutura dos dado mantidos pelos bancos operacionais, usados pelas aplicações de produção da empresa  Metadados centrais do DW: são orientados por assunto e definem como os dados transformados devem ser interpretados, incluem definições de agregação e campos calculados, assim como visões sobre cruzamento de assuntos  Metadados de nível do usuário: organizam os metadados do DW para os conceitos que sejam familiares e adequados aos usuários finais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL OPERAÇÕES OLAP OperaçãoDefinição drill-downanalisa os dados em níveis de agregação progressivamente mais detalhados, ou de menor granularidade roll-upanalisa os dados em níveis de agregação progressivamente menos detalhados, ou de maior granularidade slice and dice restringe os dados sendo analisados a um subconjunto destes dados slice: corte para um valor fixo dice: seleção de faixas de valores drill-acrosscompara medidas numéricas distintas que são relacionadas entre si através de pelo menos uma dimensão em comum pivotreorienta a visão multidimensional dos dados, oferecendo diferentes perspectivas dos mesmos dados (Adaptado de : CIFERRI, C.A, CIFERRI, R.R. - Processamento Analítico de Dados -

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Drill-Down - Exemplo acesso em 24/03/2012

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Roll-Up - Exemplo acesso em 24/03/2012

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Slice-and-Dice - Exemplo acesso em 24/03/2012

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL – AULA 8 INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Pivot - Exemplo acesso em 24/03/2012