Escola de Ensino Médio de Croatá – Flávio Rodrigues Ensino de Língua Portuguesa 3º A e B Professora: Rosani Soares.

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ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Transcrição da apresentação:

Escola de Ensino Médio de Croatá – Flávio Rodrigues Ensino de Língua Portuguesa 3º A e B Professora: Rosani Soares

Oração Subordinada Adverbial É aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial( indica uma circunstância... ). Ex.: As notícias do acidente chegaram quando amanhecia.

Quanto à forma Desenvolvidas: trazem o verbo no indicativo (certeza)ou subjuntivo ( ação incerta). Reduzidas : apresentam o verbo no infinitivo, no gerúndio ou no particípio. Justapostas: acompanham a principal sem o auxílio de conjunção e devem ser analisados pelo sentido.

Orações Subordinadas Adverbiais Classificação Causais Comparativas Concessivas Condicionais Conformativas Consecutivas

Finais Proporcionais Temporais

Causais Indicam a causa da ação expressa pelo verbo da oração principal. Principais conjunções:porque, pois que, uma vez que, visto que, visto como, já que, porquanto, como etc. Ex.: “Margarida começou a chorar PORQUE DIRCEU PISSARA LHE O PÉ”.

Comparativas Estabelecem uma comparação com a ação indicada pelo verbo principal. Principais conjunções comparativas: que/do que (precedidos de tão, tanto, mais, menos, melhor, pior, maior, menor, na oração principal), como, assim como, assim etc. Ex.: "Não quero que meus alunos decorem QUE NEM PAPAGAIO." (S. B. Holanda)

Concessivas Indicam uma concessão à idéia expressa pelo verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado, exprime que há um obstáculo. Principais conjunções concessivas: embora, ainda que, posto que, a menos que, se bem que, conquanto, mesmo que, nem que, apesar de que, (por mais) que, (por muito), que etc. Ex.: "POR MAIS QUE EU CANTASSE, ela continuava triste e calada."

Condicionais Indicam uma condição para que o fato expresso pelo verbo da oração principal seja realizado. Principais conjunções condicionais: se, caso, exceto, salvo, desde que, contanto que, sem que, a menos que, a não ser que etc. Ex.: "CASO VOCÊ QUEIRA IR AO CINEMA, telefone-me."

Conformativas Indicam uma conformidade, um acordo entre o fato que expressam e a ação do verbo da oração principal. Principais conjunções conformativas: conforme, como, consoante, segundo. Ex.: Ele agiu COMO MANDA O REGULAMENTO.

Consecutivas Indicam a conseqüência resultante do fato expresso pelo verbo da oração principal. Principais conjunções consecutivas: (tão)... que, (tanto)... que, (tal)... que, (tamanho)... que, de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que etc. Ex.: "Era uma voz tão grave QUE METIA MEDO." (A. Meyer)

Finais Indicam o fim, o objetivo do fato enunciado na oração principal. Principais conjunções finais: para que, que (= para que), a fim de que, porque. Ex.:"A criança morre PARA QUE O HOMEM POSSA VIVER." (A. Meyer) Indicam o fim, o objetivo do fato enunciado na oração principal. Principais conjunções finais: para que, que (= para que), a fim de que, porque.

Proporcionais Indicam uma relação de proporcionalidade com o verbo da oração principal. Principais conjunções proporcionais: à proporção que, à medida que, ao passo que, (quanto mais)... mais, (quanto mais)... menos etc. Ex.:"Quanto mais pensava no recado, MAIS ENFEZADO IA FICANDO." (J. J. Veiga)

Temporais Indicam a circunstância de tempo em que ocorre a ação do verbo da oração principal. Principais conjunções temporais: quando, enquanto, assim que, logo que, até que, depois que, desde que, que, apenas, mal, sempre que, cada vez que, antes que etc. Ex.:Ele a ama,DESDE QUE A CONHECEU.