ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO E COMPACTAÇÃO DO SOLO
Advertisements

CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
FLUÊNCIA EM METAIS.
Diego David BAPTISTA de Souza
Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI ARIDO
ESTIMATIVA DE RECALQUES
Caracterização Geológica-Getécnica
Engenharia de Minas.
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MECÂNICA DOS SOLOS E GEOLOGIA
Aula 03.
Aula 05.
Propriedades Físicas dos Solos
Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista
E S C O A M E N T O Conceito, Classificação e Formação
GEOLOGIA, PEDOLOGIA, GEOMORFOLOGIA
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
RECUPERAÇÃO DE PÓS DE FILTRO APÓS O PROCESSO DE MOLDAGEM
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
Resistência ao Cisalhamento dos Solos
Capítulo 7: Fenômenos Capilares
IV SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA I SIMPÓSIO ESTADUAL SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA - Passo Fundo: 11 a 14 abril de 2011 Segurança.
Mecânica dos Solos Tensões nos Solos.
LEM / EPUSP - Laboratório de Estruturas e Materiais Estruturais da
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
WORKSHOP BARRAGENS DE REJEITO SUSTENTABILIDADE DE LONGO PRAZO
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
ESTUDO COMPARATIVO DE MISTURAS DE REJEITOS INDUSTRIAIS PARA CONFECÇÃO DE TIJOLOS Anderson Alves Cunha 1 Francismar Henrique.
TEXTURA E ESTRUTURA DOS SOLOS
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
Ii - Erosão Fluvial Facilitada pela desproteção da calha e pelo aumento do ES; Ocorrência no ano: TC; Tipos de processos erosivos da calha: corrosão, corrasão,
Raquel Pinheiro Reis Souza Ramalho
Daniel Alexandre Aio Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Autor Orientador ESTUDO DE POSSIBILIDADES.
ll - O trabalho dos rios i. Formas de Transporte dos Sedimentos
Bases Teóricas e Metodológicas do Condicionamento Físico
Geotecnia                              Introdução Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação.
Adensamento Camilla Borges.
INFILTRAÇÃO E ÁGUA NO SOLO
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula II
Projeto Estrutural e Segurança
Processos de Estabilização de Solos para Estradas
Propriedades Físicas dos Solos
Análise de estabilidade de taludes
Escola Politécnica Universidade de São Paulo Apresentação do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações
ORLANDO G. SANTOS; OVÍDIO J. SANTOS JR.; LUIS F. RAHUAN;
MECÂNICA DOS SOLOS I Tópicos Complementares
Disciplina Vias de Comunicacao II
Instruções para Preparação do Relatório de Caracterização de Minérios
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA JoNATHAN LUIZ LUCAS WERNER
Geologia, problemas e materiais
CCA 039 – Irrigação e Drenagem
redução da compressibilidade;
Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas.
FLUXO UNIFÁSICO.
- GENERALIDADES Compactação
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL CERÂMICO COM AGREGAÇÃO DE AREIA VERDE VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAMILA STOCKEY ERHARDT PEC II - Segundo.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E AREIA INDUSTRIAL PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
Barragem de Enroncamento
Construções pesadas Compactação.
RESERVATÓRIOS - Regra Operativa – Usinas operadas a fio d’água - AHE Santo Antonio  NA Normal 70,00 m Área=271,3 km2 Volume=2.075,13 hm3 NA Max. Max.
DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS COM MATRIZ PEBD E PEAD COM ADIÇÃO DE REJEITO DE BORRACHA SBR Química Orgânica. Cristiano Silva de Souza 1 (IC), Maria Ana.
Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse.
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS PROF. CRISTIANO SALES.
CARACTERIZAÇÃO DE SÓLIDOS
Transcrição da apresentação:

ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO

As barragens e o rejeito:

Métodos para a construção de barragens de rejeito Barragem de rejeitos – alteamento para montante Barragem de rejeitos – alteamento ao centro Barragem de rejeitos – alteamento para jusante

Obtido de : Técnicas para a disposição de rejeitos de minério de ferro Obtido de : Técnicas para a disposição de rejeitos de minério de ferro. Santos et al. – UFOP /MG.

Tipos de rejeitos de minério de ferro Finos ou lamas => mais de 90% de argila ou silte. Elevada compressibilidade no processo de adensamento; Granulares => Tem partículas nas frações areia fina a média e, em alguns casos, siltosas, sem características de plasticidade. Técnica de disposição Aterros hidráulicos;

O FENOMENO DE LIQUEFAÇÃO É um fenômeno que ocorre pela diminuição da resistência efetiva e da rigidez dos solos sob ação de forças externas Liquefação dinâmica ou espontânea Está relacionada a carregamentos dinâmicos, particularmente eventos sísmicos. Liquefação estática Elevação do nível d’água em depósitos de materiais granulares; Carregamentos rápidos; Movimentos de massa na área de influência dos depósitos de materiais granulares; Excessos de precipitação pluviométrica.

Variáveis que tendem a influenciar o fenômeno da liquefação, Depósitos de rejeitos granulares podem ser caracterizados como estruturas altamente susceptíveis à liquefação. (Pereira, 2005). Variáveis que tendem a influenciar o fenômeno da liquefação, Distribuição granulométrica e teor de finos; Compacidade e arranjo estrutural (fofa ou compacta) Composição mineralógica; Condutividade hidráulica (distribuição granulométrica); Natureza do carregamento (cíclico ou não); Velocidade de carregamento.

O POTENCIAL DE LIQUEFAÇÃO Estudos a partir de ensaios de campo e/ou de metodologias confiáveis e representativas envolvendo experimentos de laboratório.

Conclusão Um evento catastrófico em uma barragem de rejeito depende de um conjunto de fatores, dentre eles: Fatores relacionados ao tipo de material; Tipo de esquema construtivo adotado; Fatores relacionados ao tempo (chuvas intensas); Fatores relacionados ao local (terremotos); Ações impensadas de caráter antrópico. Portanto: É importante investir em monitoramento; É importante ter um sistema de fiscalização atuante; É vital ter um aparato de ESTADO capacitado e motivado; Devemos aprender com os erros corrigindo-os o mais rapidamente possível.

Alguns textos interessantes Pereira, Eleonardo Lucas. “Estudo do potencial de liquefação de rejeitos de minério de ferro sob carregamento estático”. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Dep.de Eng. Civil da Escola de Minas da UFOP. Ouro Preto, abril de 2005. Rafael, Herbert Miguel Angel Maturano. “Análise do Potencial de Liquefação de uma Barragem de Rejeito.” Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil. Rio de Janeiro , 2012. Souza, Frederico Leite Theodoro de . “Caracterização do escoamento em um vertedor tipo flauta (poço-galeria), via modelagem física e numérica”. Dissertação apresentada ao PPG SMARH / UFMG, Belo Horizonte, 2015.