Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms

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Transcrição da apresentação:

Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms. Leandro Andrade da Rocha “[...]DUAS COISAS SEMPRE ME ENCHEM A ALMA DE CRESCENTE ADMIRAÇÃO E RESPEITO, QUANTO MAIS INTENSA E FREQUENTEMENTE O PENSAMENTO DELAS SE OCUPA: O CÉU ESTRELADO ACIMA DE MIM E A LEI MORAL DENTRO DE MIM.”

Kant nasceu, viveu e morreu em Konisberg, uma cidade da Prússia Oriental (Alemanha). Filho de um comerciante de descendência escocesa. Recebeu uma educação pietista. Frequentou a Universidade como estudante de filosofia e matemática. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor na Universidade de Konisberg. Foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna. Morreu aos 80 anos.

Sua obra pode ser dividida em dois períodos fundamentais: o pré-crítico e o crítico. O pré-crítico: O primeiro período(até 1770) corresponde à filosofia dogmática, influenciada por Leibniz e Wolf. O crítico: O segundo período corresponde ao despertar do "sono dogmático" provocado pelo impacto que nele teve a filosofia de Hume.

A Ciência e a Metafísica

No campo filosófico as investigações sobre a realidade pertencem a metafísica, que busca a realidade fundamental das coisas ou seja a sua essência. Nesse sentido surge uma investigação mais especifica pelo ser. O ser é um termo usado para se referir a qualquer coisa que existe. Por exemplo, sabemos que uma pedra é um ser, como uma mesa também é, mas sabemos que os dois não podemos confundi-los um com o outro, e assim percebemos que cada ser tem uma coisa essencial que os diferencia, que os constitui e os determina. Dessa forma, um ser pode ser definido como aquilo que uma coisa é ou tem, que lhe é próprio e que não depende de outros seres para existir.

Então, Immanuel Kant passou a adotar a expressão “coisa em si”, que nada mais é do que no primeiro sentido seria a coisa, e no segundo o que ela é.

Método

O método de Kant é a "crítica“’, a análise reflexiva O método de Kant é a "crítica“’, a análise reflexiva. Consiste em remontar do conhecimento às condições que o tornam eventualmente legítimo. Considerado o maior filosofo do iluminismo alemão, para ele a filosofia deveria responder a quatro questões fundamentais: O que posso saber? Como devo agir? O que posso esperar? E, por fim, o que é o ser humano?

A Teoria do Conhecimento

Existiu a teoria do racionalismo , que atribui exclusivamente confiança à razão humana como instrumento de conhecer a verdade. Também existiu a teoria do empirismo que diz que todas as nossas ideias vem das nossas experiências e depois de nossas percepções sensoriais (visão, audição, tato, paladar e olfato). E por ultimo a teoria do apriorismo kantiano, que é como um meio termo entre racionalismo e empirismo, que foi formulada pelo filósofo Immanuel Kant.

Kant afirmava que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nos da o conhecimento. A experiência forneceria a matéria do conhecimento, enquanto a razão organizaria essa matéria de acordo com suas formas próprias, com as estruturas existentes no conhecimento. Em sua Teoria do Conhecimento, Kant classificou o tangível e o abstrato em dois grupos: Aquilo que podemos conhecer- são coisas que as pessoas podem presenciar, tocar, ver e experimentar, como uma mesa ou um cachorro. Aquilo que são por si desconhecidas- como Deus e o conceito de liberdade, cujas existências, segundo Kant, se baseiam em pressuposições necessárias.

Teoria da moral e ética

A filosofia moral de Kant afirma que a base para toda razão moral é a capacidade do homem de agir racionalmente. O fundamento para esta lei de Kant é a crença de que uma pessoa deve comportar-se de forma igual a que ela esperaria que outra pessoa se comportasse na mesma situação, tornando assim seu próprio comportamento uma lei universal.

Principais Ideias Kantianas para o Vestibular

No debate epistemológico de Kant existe uma tentativa de ligação entre a postura dos racionalistas, que valorizam o sujeito, e dos empiristas, que valorizam o objeto. Para Kant não se pode confiar totalmente na razão, também não se pode confiar totalmente nos sentidos. Para Kant, o conhecimento acarreta a apreensão dos conteúdos pela experiência empírica e pela razão humana. “... o nosso conhecimento experimental é um composto do que recebemos por impressões e do que a nossa própria faculdade de conhecer de si mesma tira por ocasião de tais impressões”. O homem é um ser moral, responsável e livre. Para Kant, a moralidade é uma dimensão autônoma e livre de interesses.

EXPLICA AS INTENÇÕES CRITICAS DE KANT Crítica da Razão Pura EXPLICA AS INTENÇÕES CRITICAS DE KANT CONFESSA QUE HUME O HAVIA DESPERTADO, PELA PRIMEIRA VEZ, DO SEU “SONHO DOGMÁTICO” E INSTITUI O QUE FICOU CONHECIDO COMO “ TRIBUNAL DA RAZÃO”.

Kant distingue duas formas básicas do ato de conhecer: Conhecimento empírico: Aquele que se refere aos dados fornecidos pelos sentidos, isto é posterior a experiência. Um exemplo disso pode se citar a afirmação “este livro tem a capa verde” para ter conhecimento que a capa do livro era verde foi preciso primeiro ter a experiência de ver o livro e assim conhecer o livro, portanto, trata- se de um conhecimento posterior à experiência. Conhecimento puro: Aquele que não depende de qualquer dado dos sentidos, nascendo puramente de uma operação racional. Exemplo: a afirmação “duas linhas paralelas jamais se encontrão no espaço” se refere a todas as linhas e não a esta ou aquela linha paralela. Assim constitui um conhecimento universal.