OFICINA TÉCNICA: MONITORAMENTO, ALERTA E ALARME Sistema de Monitoramento e Alerta do Estado de Santa Catarina Frederico de M. Rudorff Gerente de Monitoramento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
Conhecendo grandes bancos de dados públicos brasileiros Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel.
HIDROMETEOROLOGIA EVENTOS EXTREMOS E AVISO PRÉVIO EM MOÇAMBIQUE
Secretaria de Estado da Saúde
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
3° Seminário Nacional sobre SAÚDE EM DESASTRES
Projeto EMATER Implantação do SegHidro na EMATER-PB
Avaliação de Riscos no Estado de Santa Catarina
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS MUNICIPAIS PARA PREVENÇÃO
Serviço Geológico do Brasil – CPRM
Gestão de bacias hidrográficas para mitigação de desastres naturais
CEOPS - CENTRO DE OPERAÇÃO DO SISTEMA DE ALERTA DA BACIA DO RIO ITAJAÍ
RIO DE JANEIRO 1 – IE INFRAESTRUTURA. Seleção de Escolas Problema: Tempo definido para visitar as escolas e realizar a seleção - prazo curto, época de.
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
Importância e Uso da Rede Agrometeorológica no Estado de São Paulo: INFOSECA Centro de Monitoramento e Mitigação de Seca e Adversidades Hidrometeorológicas.
Monitoramento Hidrometeorológico
Apoio à Prevenção de Desastres Naturais
Proposta Técnica Preliminar
Inundações: alerta e monitoramento
Clima e suas características
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Seminário de Atualização Profissional em Defesa Civil TEMA
Centro de Controle Operacional
O Radar Meteorológico como ferramenta de prevenção.
Ferramentas para Previsão de Eventos Meteorológicos Extremos e Aplicações em Inundações Urbanas, Deslizamento de Encostas e Impactos Sócio-Econômicos Recife.
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
Eng. Agr. Dr. Zenório Piana Diretor
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
I Workshop sobre Meteorologia Operacional e Defesa Civil Cachoeira Paulista, 11 – 18 de novembro de 2009.
Gerência de Monitoramento e Hidrometria – GEMOH/AESA
Mapeamento de Áreas de Risco MODELAGEM PARA SELE Ç ÃO DE MUNIC Í PIOS COM VULNERABILIDADE A EVENTOS DE ENXURRADAS.
Catástrofes naturais Tiago Santos Nº15 T-IOSI.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Instituto para a Valorização da Educação e Pesquisa (IVEPESP) Laboratório de Hidrometeorologia do IAG-USP.
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Alerta para Inundação em São Paulo – Prevenir e Minimizar
PREVISÃO de TEMPO SITES INTERESSANTES:
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Arthur Chaves de Paiva Neto PROJETO: Sistema de Monitoramento Hídrico e de Alerta de Secas - SISMHAS.
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE EDEFESA CIVIL
Audiência Pública Audiência Pública Ações e Medidas para Controle de Riscos Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários.
SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS DA ANA
PPA 2016 – 2019 Programa, objetivos, metas, iniciativas e indicadores.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE FUNDO CLIMA Brasilia, 05 de agosto de 2014.
X FÓRUM NACIONAL DE DEFESA CIVIL 25 a 27 de setembro - Joinville/SC.
POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL A Lei , de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê expressamente.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
Epagri/Ciram Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
MIPE - Mostra integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão Marcos Rodrigo Momo, Dirceu Luís Severo, Mário Tachini, Ademar Cordero, Júlio Cesar Refosco, Hélio.
D ESAFIOS DO CONTROLE INTERNO FRENTE AO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA.
PAINEL: RISCOS CLIMATICOS, AMBIENTAIS E CIBERNETICOS.
Joinville, 26 de setembro de 2013 Prevenção e Mitigação de Eventos Hidrológicos Críticos: Atlas de Vulnerabilidade a Inundações.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Mediadora: Suelen dos Anjos, Consultora da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária –
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Recursos Hídricos no Rio Grande do Sul. Distribuição das chuvas nov-dez/2011 (Fepagro) % do normal.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Transcrição da apresentação:

OFICINA TÉCNICA: MONITORAMENTO, ALERTA E ALARME Sistema de Monitoramento e Alerta do Estado de Santa Catarina Frederico de M. Rudorff Gerente de Monitoramento e Alerta

Clima em SC Transição entre climas quentes de baixas latitudes e climas mesotérmicos das latitudes médias Grandes constrastes de regimes de precipitação e temperatura Variabilidade latitudinal e de relevo, maritimidade/continentalidade e atuação de variados sistemas tropicais e extratropicais de latitudes médias

DESASTRES

DESASTRES EM SANTA CATARINA – 1991 a 2010 Fonte: CEPED UFSC. Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. Volume Santa Catarina, 2011.

DESASTRES EM SANTA CATARINA – 1991 a 2010 Fonte: CEPED UFSC. Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. Volume Santa Catarina, 2011.

Demonstrativo mensal das ocorrências por tipo de desastres naturais no Estado de Santa Catarina (1980 a 2003). Fonte: Atlas Ceped (2005) ESTUDO DOS DESASTRES

Desastre de 2008

Pellerin et al., CEPED/UFSC

MIRIM DOCE – JAN 2011

RIO DO CAMPO – JAN 2011

O Pacto pela Defesa Civil vai investir R$ 600 milhões na prevenção de desastres Sobre-elevação de barragens de contenção de cheias em Taió e Ituporanga Construção de uma barragem de médio porte no Rio Itajaí-Mirim, em Botuverá Melhoramento Fluvial no Rio Itajaí-Mirim Construção de pequenas barragens Melhoramento de rios e construção de cerca de cinco pontes em Taió, Timbó e Rio do Sul Aquisição e instalação de um radar meteorológico Implantação do sistema de monitoramento de alerta e alarme do Estado Estudos ambientais e socioambientais para melhoramento fluvial em Timbó e Rio do Sul

Aquisição e instalação de um radar meteorológico Banda S no município de Lontras, SC

Boletins Hidrometeorológicos Elaborados com base na previsão do tempo, clima ou sistemas hidrológicos e visam antecipar a ocorrência de eventos adversos, como chuvas intensas, tempestades, vendavais, granizo, inundações, alagamentos, estiagens, entre outros. Sistema de Monitoramento e Alerta Antecipado

Um sinal, sistema ou dispositivo de vigilância que tem por finalidade alertar sobre um perigo ou risco eminente ou previsível a curto prazo e que deixa a defesa civil de prontidão. Para o acionamento de alertas geralmente são utilizados dados de monitoramento em tempo real, tais como pluviômetros ou medidores de nível de um rio ou córrego. Alerta

Diagnóstico de Redes de Monitoramento Disponíveis para o Monitoramento e Alerta

Previsão Meteorológica x Previsão de Desastres x

Desenvolver e implementar modelos operacionais para previsão meteorológica, hidrológica, de operação de barragens e de inundações

Aquisição de uma ferramenta informatizada para para organização e estruturação de dados, criação de painéis de gestão estratégica baseada em indicadores para o Sistema Estadual; Aquisição de Ferramenta Informatizada para integração e análise de dados ambientais e elaboração e emissão de avisos e alertas; Construção de um Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres; Aquisição e instalação de equipamentos e infraestrutura para o Centro Estadual; Desenvolvimento, Implementação e Validação de Procedimentos Operacionais do Sistema Estadual; Demais Investimentos

Ampliação da Rede Estadual Monitoramento Hidrometeorológico; Desenvolvimento, Implementação e Validação de Procedimentos Operacionais do Sistema Estadual; Elaboração de procedimentos operacionais para a elaboração e emissão de boletins hidrometeorológicos e alertas; Desenvolvimento de produtos para a previsão de eventos críticos (inundações, estiagem, deslizamentos, granizo, descargas atmosféricas, tempestades, ressacas, geada, e outros); Serviços de previsão 24x7; Mapeamento de risco de desastres; Integração do Plano Estadual, Regional e Planos Municipais de Contingência. Capacitação técnicos da SDC e dos municípios para operar o Sistema Estadual. Demais Investimentos

Obrigado pela atenção! 40 ANOS