UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Quem Governa o mundo? Que Desafios tem de Enfrentar?
Globalização:.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Análise do ambiente de marketing
Economia e Globalização
GLOBALIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Sistemas de Informação Capítulo 2
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Projetos Especiais de Comunicação Eletrônica Setorial
GLOBALIZAÇÃO.
GLOBALIZAÇÃO – Produção
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
Multiculturalismo e a influencia da comunicação social
Dimensões da Globalização
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
A Indústria Cultural no Brasil
GLOBALIZAÇÃO.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
GLOBALIZAÇÃO – Financeira
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
MEIO AMBIENTE É FRATERNIDADE
Ativ.urban.
GRANDES PROBLEMAS AMBIENTAIS
Globalização: Boa ou ruim?.
Globalização.
INFORMAÇÃO E ESPAÇO GEOGRÁFICO
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
POLÍTICAS SUPRANACIONAIS DE INFORMAÇÃO: Resultados e Perspectivas das Conferências Mundiais V CINFORM – UFBA Marta Pinheiro Aun - UFMG.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A GLOBALIZAÇÃO.
SETOR AGROALIMENTAR.
Responsabilidade Socioambiental
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Globalização.
1 CONTRIBUTOS DISCIPLINARES E TRANSDICIPLINARES NA ABORDAGEM DOS PROBLEMAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA ANALISAR A EDUCAÇÃO.
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Desenvolvimento Sustentável
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
ÉTICA.
Aspectos positivos Aspectos Negativos
O que é globalização ?.
AULA 3 Marketing.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Origens e bases do mundo global.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
©2000 Prentice Hall Objetivos ä Análise das necessidades e tendências no macroambiente ä Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas,
A Globalização Economia Global.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
Ciências Naturais – 9.o ano
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
Correção da 1.ª ficha de avaliação
Revisão para a prova.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
População mundial: cidades e consumo
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das interdependências a nível mundial resultante do grande desenvolvimento dos transportes e das comunicações DIMENSÕES: económica, financeira, cultural, social, política, …

GLOBALIZAÇÃO ECONÓMICA EMPRESAS TRANSNACIONAIS (ETN) EMPRESAS TRANSNACIONAIS (ETN) Deslocalizam a sua produção para outros países Aumento da circulação de bens e serviços, pessoas, informação, tecnologiae informação, tecnologia ecapitais GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA (bancos, empresas e investidores podem fazer transferências de capitais, (bancos, empresas e investidores podem fazer transferências de capitais, a nível internacional, imediatas e em qualquer ponto do mundo)

GLOBALIZAÇÃO CULTURAL NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Novas tecnologias de informação e comunicação INOVAÇÕES - Satélites, cabos, etc. - Satélites, cabos, etc. desenvolveram as comunicações - Convergência das tecnologias dos média – multimédia - Os media tornam-se interactivos …. Aumento da circulação de fluxos de informação Comunicação em tempo real em qualquer ponto do mundo ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO CULTURAL (conhecimento de outras culturas e para a partilha de informações em tempo real à escala planetária)

GLOBALIZAÇÃO CULTURAL Meios de comunicação social e difusão cultural Rádio, cinema, livros, jornais, livros, jornais,… INTERNET TELEVISÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO Globalizou a informação e influencia atitudes e comportamentos TELEMÓVEIS Possibilidade de interagirmos uns com os outros a nível global Facilitam a comunicação em tempo real, dão acesso a múltiplas funções (comunicação, obtenção de informações, divertimento, etc.)

Globalização cultural Novos meios de comunicação (televisão, Internet, telemóvel, etc.) Aumento dos contactos a nível mundial entre pessoas de culturas diferentes As empresas ligadas aos media têm-se transformado em empresas globais Maior interdependência entre indivíduos, grupos e nações ALDEIA GLOBAL Transformações culturais ACULTURAÇÃO Será que se está a caminhar para uma cultura global dominada pelos produtos e valores da cultura ocidental? HOMOGENEIDADE CULTURAL HOMOGENEIDADE CULTURAL OU As identidades estão a transformar-se em novas formas de cultura compostas por elementos de diferentes origens culturais? FRAGMENTAÇÃO CULTURAL

6.2. Consumo e estilos de vida CONSUMOS Satisfação das necessidades Variam no tempo e no espaço - Variam no tempo e no espaço - Dependem de vários factores (económicos e sociais) - Estão associados a um valor simbólico Interiorização dos padrões de consumo criação Hábitos de consumo

6.2. Consumo e estilos de vida Práticas de consumo diferenciadas ESTILOS DE VIDA Variam no tempo e no espaço - Variam no tempo e no espaço - Grande diversidade GLOBALIZAÇÃO Uniformização do consumo a nível mundial? Persistem desigualdades entre países e grupos sociais

6.3. Ambiente — riscos e incertezas Modelos de desenvolvimento industrial Elevados padrões de consumo Países desenvolvidos Degradação do meio ambiente - Esgotamento de alguns recursos naturais - Extinção de espécies animais ou vegetais - Poluição …. Necessidade dos governos e organismos internacionais definirem políticas para tentar recuperar o equilíbrio ambiental.

Nas sociedades actuais, ainda ocorrem fenómenos naturais (ciclones, terramotos, inundações). A SOCIEDADE DO RISCO E DA INCERTEZA GLOBAIS MAS, os problemas principais são as ameaças ecológicas resultantes do impacto da industrialização sobre o meio ambiente RISCOS MANUFACTURADOS Outros riscos: -Saúde (poluição, etc.) -Segurança dos alimentos Respostas globais (movimentos sociais globais)