19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro 1481-82 Fresco Capela Sistina, Vaticano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Co-responsabilidade na Igreja
Advertisements

fidelidade do sacerdote»
Centro Estigmatino de Pastoral Brasília - DF
O fim do homem: dar glória a Deus, conhecê-Lo e amá-Lo
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
I. Objectivos  Perceber o que é ser Igreja – povo.
20 A comunhão dos santos PRETI, Mattia Cristo na Glória (detalhe)
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
A Revelação e sua transmisão
Nova Lei, que nos redimiu mediante o seu sacrifício.
SACROSANCTUM CONCILIUM
Conhecer bem as funções do Pároco na Paróquia.
35 O sacramento da Ordem CRESPI, Giuseppe Maria Ordenação 1712
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
Escola da Fé.
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Professor Uelinton Jorge Dias
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA DEVOÇÃO DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XXVI.
ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL
O SACERDOTE.
Comemoramos também o dia do Papa
SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM VOCAÇÃO
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LITURGIA
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Escola da Fé.
Sacrosanctum Concilium
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
Jesus está realmente presente na Eucaristia 29 GOYA Y LUCIENTES, Francisco de A última comunhão de São José de Calasanz 1819 Escolas Pias de Santo Antão,
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Outros pps você encontrará em: Visite-nos em:
NA NOVA ALIANÇA, o verdadeiro templo já não é produto de mãos humanas: o Templo de Deus por excelência é a santa Humanidade de Jesus. Ele mII. AS IGREJAS.
Igreja visível “São fiéis cristãos aqueles que,
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
I. Objectivos Compreender a missão do Padre.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
Missão para quem ?.
Terceiro mandamento: santificarás as festas 47 BROWNSCOMBE, Jennie Augusta ( ) Manhã de domingo Colecção privada.
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Sinais da presença de Deus
Sacramento DA ORDEM.
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários.
A Eucaristia, mistério de fé e de amor
Na Confirmação recebe-se o Espírito Santo 27 GRECO, El Pentecostes Museu do Prado, Madrid.
O mistério da Santíssima Trindade 05 BALEN, Hendrick van Santa Trindade 1620s Sint-Jacobskerk, Anberes.
REDESENHAMENTO DAS PRESENÇAS Encontro Continente Americano 11 maio 2010 Com um só coração… com uma só alma… rezemos pelo Brasil.
Quarto mandamento: honrarás teu pai e tua mãe
MAGISTÉRIO E TEOLOGIA, 1 Jesus Cristo é sacerdote, rei e profeta. Nestes três ofícios, repre- senta toda a Trindade: no seu carácter próprio é sacerdote,
 ESQUEMA SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – O documento “Inter Mirifica” “Inter Mirifica” aprovado aos 27 de novembro de 1963, com votos, 15 contrários.
MISSÃO NA TERRA, 1 Ad gentes divinitus 2 Ad gentes divinitus 2: “A Igreja peregrina é, por natureza própria, missionária, pois toma a sua origem da missão.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
Dc Julio Bendinelli Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica – CND Manaus – AM 22 de agosto de 2012.
Jesus Cristo fundou a Igreja 18 Basílica de São Pedro Roma.
IGREJA VISÍVEL, 1 “São fiéis cristãos aqueles que, incorporados a Cristo pelo Baptismo, se integram no Povo de Deus e, feitos partícipes, a seu Modo e.
O que celebram os cristãos quando se reúnem 24 ISENBRANT, Adriaen Missa de São Gregório.
Celebração litúrgica da Eucaristia: a Santa Missa 31 SIMONE MARTINI Missa milagrosa (detalhe) Fresco Capela de São Martino, Lower Church, São Francisco,
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano

Compêndio do Catecismo 177. Quem são os fiéis? Os fiéis são aqueles que, incorporados em Cristo pelo Baptismo, são constituídos membros do povo de Deus. Tornados participantes, segundo a sua condição, da função sacerdotal, profética e real de Cristo, são chamados a exercer a missão confiada por Deus à Igreja. Entre eles subsiste uma verdadeira igualdade, na sua dignidade de filhos de Deus.

Introdução São Paulo compara a Igreja - Corpo de Cristo - com o corpo humano, que é um só com membros diferentes.  No corpo da Igreja a cabeça é Jesus Cristo, e os membros, os cristãos: os da terra, os do purgatório e os do céu. Esta realidade singular da Igreja é conhecida como o Corpo Místico de Cristo. A missão que os cristãos hão-de levar a cabo tem formas distintas, segundo a função que cada um desempenha na Igreja, mas todos têm a sua responsabilidade. BRAMANTINO Cristo ressuscitado c Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid

Ideias principais

1. A Igreja é governada pelo Papa e pelos bispos O Papa e os bispos constituem a Hierarquia, que governa o povo de Deus - assistida pelos presbíteros e diáconos -, a quem temos de amar e obedecer. A missão que recebeu consiste em  ensinar a doutrina de Jesus Cristo;  santificar mediante a administração dos sacramentos;  governar, ditando leis que obrigam em consciência, julgando e castigando, se for preciso. GHIRLANDAIO, Domenico Vocação dos apóstolos 1481 Fresco Capela Sistina, Vaticano

2. O Papa O Romano Pontífice é o sucessor de Pedro, Vigário de Cristo na terra e cabeça visível de toda a Igreja, com jurisdição suprema sobre todos e cada um dos pastores e fiéis. Além disso - por vontade divina - o Papa é infalível e não pode equivocar-se quando define doutrinas de fé e de moral, como mestre supremo de toda a Igreja.

3. Os Bispos Por instituição divina os Bispos são os sucessores dos Apóstolos. Em união com o Papa, apascentam o povo de Deus, como mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e reitores da grei que se lhes encomenda (de ordinário uma pequena porção da Igreja denominada diocese). “(…) dão a conhecer infalivelmente a doutrina de Cristo quando, ainda que dispersos pelo mundo, guardam a comunhão entre si e com o sucessor de Pedro (…)” (Lumen gentium, 25). MESTRE DESCONHECIDO, Catalão Cristo e os doze apóstolos c Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona

4. Os presbíteros ou sacerdotes de segunda ordem, e os diáconos Os presbíteros são os ministros de Cristo que, sob a autoridade do bispo,  cooperam com ele na pregação do Evangelho,  na santificação dos fiéis e na direcção do povo cristão,  sobretudo mediante os sacramentos da penitência e da Eucaristia. Os diáconos receberam o grau inferior do sacramento da Ordem, mas não são sacerdotes;  Ordenam-se para o serviço do povo de Deus em união com o bispo e seu presbitério, no ministério da liturgia, da pregação e da caridade.

5. Os laicos ou seculares Os laicos são os fiéis cristãos – excepto clérigos e religiosos – que, incorporados a Cristo pelo baptismo, formam o povo de Deus e participam, a seu modo, da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, exercendo na Igreja e no mundo – segundo a sua condição – a missão de todo o povo cristão. Devem ser testemunhas de Cristo em todos os lugares onde vivam, e estão chamados a ser santos, como os demais membros da Igreja. BASSANO, Jacopo Adoração dos pastores Oil on canvas, 139,5 x 219 cm Royal Collection, Windsor

6. Os religiosos Os religiosos são os fiéis que vivem afastados do século para professar os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência;  com que proporcionam um admirável testemunho de que o mundo não pode ser transformado nem oferecido a Deus sem o espírito das bem-aventuranças. Desta maneira contribuem para o bem de toda a Igreja e para a realização da sua missão salvadora. MAGNASCO, Alessandro Oração dos monges penitentes Colecção privada

Propósitos de vida cristã

Um propósito para avançar Medita no encargo de Cristo, que deixou a todos os cristãos a responsabilidade de que se cumpra a missão da Igreja, e tira consequências. Reza com frequência pelo Papa e pelos Bispos. Sobretudo pelo bispo da tua própria diocese; pode fazer-se de modo especial na Santa Missa.