O conceito de consumo sustentável passou a ser O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
Advertisements

Boas práticas para o consumo sustentável
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
CONSUMO CONSCIENTE.
Quer um planeta legal! 1 - Introdução 2 - 1ª Meta
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
COLETA SELETIVA Conheça algumas medidas importantes para não poluir o meio ambiente na hora de jogar fora o seu lixo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
RECICLAGEM METAL NATALIA E CLEITON PROFESSORA JANE 6 ANO B
A Reciclagem do Vidro Trabalho de ciências.
ALUNAS:MARIA BIANCA Nº19,ERIKA Nº6,NATALIA Nº21
Tema: Reduzir, reutilizar e reciclar Objectivo:
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Meio Ambiente..
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
“EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA”
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Economize Água * Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água!! * Se tiver piscina, mantenha-a.
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
COMO RECICLAR?.
Trabalho realizado por John Severino
Razões para utilizar a logística reversa
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Oficina de Reaproveitamento de papel usado.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Protege a Natureza! Recicla.
Hoje é terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira, 17 de junho de 2014terça-feira,
Educação para a Sustentabilidade
Os 4’Rs.
Hoje é sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado, 21 de junho de 2014sábado,
Processo de Reciclagem do Vidro
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Hoje é quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira, 22 de outubro de 2014quarta-feira,
Como se tornar um consumidor consciente? Isso é possível?
Palestra sobre meio ambiente realizada pela Cerâmica Modenesi
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Reciclagem Espaço para imagem.
Hoje é quarta-feira, 8 de abril de 2015quarta-feira, 8 de abril de 2015quarta-feira, 8 de abril de 2015quarta-feira, 8 de abril de 2015quarta-feira,
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
Projeto EcoCepel ago/2010 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
10 Diretivas do Município Verde Azul
A decomposição do lixo:
Meio Ambiente.
Pegada Ecológica.
Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
Água a energia da vida.
Hoje é quinta-feira, 10 de dezembro de 2015quinta-feira, 10 de dezembro de 2015quinta-feira, 10 de dezembro de 2015quinta-feira, 10 de dezembro de 2015quinta-feira,
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
TREINAMENTO BÁSICO INTRODUTÓRIO – TBI
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
Separação e Reciclagem Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8º A.
“Por um mundo mais sustentável” Autores: Alunos do 3º ano A – 2011 Professoras: Andréia Rossetto e Fabiana Faria de Oliveira Comunidade Educacional “O.
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Transcrição da apresentação:

O conceito de consumo sustentável passou a ser O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é uma tarefa de todos: governos, cidadãos e cidadãs. Você já pensou na quantidade de água que utiliza para escovar os dentes, tomar banho lavar a louça, a roupa ou o carro? Ao deixar um cômodo você apaga a luz? Você se preocupa em casa, na escola, no trabalho em reciclar o papel que não tem mais utilidade ou o joga diretamente no lixo? Quando vai fazer compras, você adquire realmente o que necessita, ou, por atos compulsivos, ou sugestões de publicidades, vai adquirindo produtos supérfluos? Você prepara comida suficiente apenas para o consumo, ou faz a mais para depois jogar fora? Você se dá conta de que, se não começar a pensar nessas questões, além de consumir os recursos naturais do Planeta, que vão comprometer a vida das gerações futuras, esse consumismo desenfreado tem também impacto no seu bolso?

Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Recife, capital de Pernambuco, em vários períodos do ano é submetida a um racionamento rigoroso, em outros, não tem água mesmo. O racionamento também já chegou à São Paulo, podendo atingir 3 milhões dos 10 milhões de habitantes da capital paulista. 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos.

Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade. Para nós consumidores também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.

Evite vazamentos de água Os vazamentos podem ser evidentes como uma torneira pingando ou escondidos, no caso de canos furados ou de vaso sanitário. Para esse último, verifique o vazamento jogando cinzas no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação da cinza ou se ela sumir, há vazamento. Outra forma de detectá-los é através do hidrômetro (ou relógio de água) da casa: feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água (só não feche os registros na parede que alimentam as saídas de água). Anote o número indicado no hidrômetro e confira depois de algumas horas para ver se houve alteração ou observe o círculo existente no meio do medidor (meia- lua, gravatinha, circunferência dentada) para ver se continua girando. Caso haja alteração nos números ou movimento do medidor, há vazamento.

Reutilizar, reduzir, reciclar. A reciclagem de lixo é uma ação das mais importantes para a questão ambiental. - Com a reciclagem de 1 tonelada de papel, economizamos 20 árvores. - Reciclando 1 tonelada de metal, preservamos 5 toneladas de bauxita. - O vidro é 100% reciclável, mas não se decompõe tão rapidamente. - O lixo orgânico constitui mais da metade do lixo doméstico. - As reservas minerais do Chumbo, Zinco e Estanho, só poderão durar mais duas décadas. (Mas se reciclarmos, isso poderá mudar!) - Por dia, são jogadas em aterros sanitários toneladas de lixo. - O biodigestor é um aparelho que transforma restos orgânicos em adubo.

Como separar o lixo Basicamente, é preciso separar os resíduos orgânicos (restos de comida, papel higiênico, pontas de cigarro, poeira, etc..) dos inorgânicos (vidros, plásticos, metais e papéis). Os diferentes recipientes em que os materiais serão coletados são identificados por cores:

O que deve ir para a coleta seletiva: Papel: Jornais, revistas, papelão, formulários, papéis brancos, cartões, aparas de papel, papel-toalha, cartolina, embalagens de ovo, fotocópia, envelopes e caixas em geral. Plástico: Copos plásticos, vasilhas, embalagens de refrigerante, sacos de leite, frascos de shampoo e de detergentes, embalagens de margarina, tubos de canos de PVC. Vidro: Copos, garrafas, potes, frascos e cacos. Metal: Chapas metálicas, latas de alumínio, panelas, fio, arames, pregos, sucatas de ferro e cobre. O que não deve ir para a coleta seletiva: Papel: Etiquetas adesivas, papel carbono e de estêncil, papel plastificado, fita crepe, papel de fax, papel metalizado, papéis sujos de alimentos e guardanapos. Plástico: Tomadas, cabos de panela, embalagens de biscoito, náilon e poliéster. Vidro: Espelho, lâmina, pirex, porcelana, cerâmica e tubos de TV. Metal: Clips, esponjas de aço e grampos.

Observamos quanto o comportamento consumista sobrecarrega o ecossistema e aquece o clima do planeta, questionando-nos sobre o que poderá acontecer se nada mudar, se nada for feito, se o consumo não for mais consciente, se não desenvolvermos uma visão sistêmica sobre a integração de todas as coisas como meios de produção, etc. Os jornalistas, os comunicadores em geral, são convidados a dar a sua contribuição pautando mais e melhor a questão ambiental, ajudando as pessoas a refletirem mais sobre seus hábitos de consumo. Os próprios empresários dos meios de comunicação já revelam sensibilidade com a questão quando inserem nos intervalos da programação eletrônica, por exemplo, pequenas chamadas, sem custos, a favor da preservação ambiental, para que não se entupam os bueiros das cidades com lixo, que não se jogue lixo em terrenos baldios, que se tenha comportamento solidário com os idosos, os portadores de alguma deficiência etc. Afinal, quando está em jogo a sobrevivência da própria vida na Terra, nada, nem mesmo a perda de algum lucro financeiro, pode justificar um comportamento omisso de cada um de nós, seja produtor de conteúdos, seja receptor desses mesmos conteúdos. Quando a casa está em perigo, todos devem se empenhar na recuperação das fundações para que o telhado não nos caia na cabeça. Todos, sem distinção. Conclusão !

“Águas que movem moinhos São as mesmas águas Que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra... Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água... “

Alunos: Victor Queiróz Miraldo Locidiomar Pablo Rebeca Sirlei Priscila Carvalho Priscila Barbosa Rosimeire Leandro Yasmin Jéssica Maiara