BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

APRESENTAÇÃO SOBE A COMUNIDADE VIRTUAL DE CÚPULAS (CVC)
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
4ª. REUNIÃO DE COORDENAÇÃO GERAL DA BVS RELATORIA DA REUNIÃO DO GT ODONTOLOGIA.
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Publicações Eletrônicas
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
XII Reunião Anual de Registros de Câncer 14 de maio de 2001.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Minas Gerais.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Metodologia para textos completos
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
BVS HOMEOPATIA – BRASIL Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB – APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Ap.Fidelis Brambilla Setembro 2008.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Rio de Janeiro.
Alagoas.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
PELD PROGRAMA DE PESQUISA ECOLÓGICA DE LONGA DURAÇÃO Onivaldo Randig Março/2016 AÇÃO DO GOVERNO FEDERAL EXECUTADA PELO CNPq DESDE 1997, com destaque orçamentário.
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Fluxo de Avaliação e Critérios de Certificação de instâncias da BVS Cláudia Guzzo PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS II Reunião.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
10 ANOS DE BVS: FORTALECENDO A PSICOLOGIA BRASILEIRA E LATINOAMERICANA MARIA IMACULADA CARDOSO SAMPAIO III Reunião do Comitê Técnico da Brasil.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
Verônica Abdala abril, 2013 Contribuição da BIREME para a BVS Brasil Contribuição da BIREME para a Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 10 de Junho.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
Meta 1: Produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos (IDB) Produto 1 – Base de dados do IDB 2011 Produto 2 – Tema do IDB 2011.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Transcrição da apresentação:

BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013

A Rede BVS no Brasil 01 Nacional 25 Áreas Temáticas 08 Institucionais 16

Estágios de Evolução no Brasil e no Mundo

Fóruns de Governança Fonte: – lançamento do portal da BVS Brasil 2009 – conformação e 1 Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 2006 – Ampliação do TC 12

Convergir as redes temáticas brasileiras da BVS e integrar suas redes de fontes de informação em saúde, fortalecendo- as e dando visibilidade as mesmas por meio do Portal da BVS Brasil. As fontes de informação da BVS Brasil são oriundas das BVS Temáticas Nacionais, obedecendo aos seus controles de qualidade e metodologias. BVS Brasil Objetivo

Comitê Técnico da BVS Brasil Objetivo: apoiar o desenvolvimento da Rede BVS no Brasil, através do intercâmbio de experiências e expansão do Modelo Conformado por: –Representantes das BVS de Áreas Temáticas Nacionais Certificadas –BIREME/OPS/OMS –Representação OPAS/OMS no Brasil –Coordenação Geral de Informação e Documentação do Ministério da Saúde do Brasil Fonte:

Notas da IV Reunião do Comitê Técnico (24/04/2013) História da BVS Atribuições da Secretaria Executiva Informes de execução de 7TA ao TC50

Registro da Produção Científica e Técnica em Saúde Atenção às Prioridades Nacionais de Saúde Promoção do uso da informação nos processos de decisão em saúde Promover e facilitar o acesso à informação em saúde  texto completo dos documentos Compartilhar recursos, Desenvolvimento de capacidades locais, Trabalho em Rede, descentralizado Compromissos e Resultados da Rede BVS no Brasil 882Centros Cooperantes de 27 países 179 CC LILACS Rede Brasil 855 Revistas indexadas Títulos de 19 países 340 Revistas do Brasil 83 Revistas LILACS também são MEDLINE 258 Revistas LILACS também são SciELO 882Centros Cooperantes de 27 países 179 CC LILACS Rede Brasil 855 Revistas indexadas Títulos de 19 países 340 Revistas do Brasil 83 Revistas LILACS também são MEDLINE 258 Revistas LILACS também são SciELO

Pontos de debate Desenvolver ferramentas e interfaces mais intuitivas; Realizar estudos de usuários (conhecendo melhor os tipos de usuários da BVS pode-se desenvolver mecanismos / fontes de informação / portais que atendam melhor as necessidades dos mesmos); Traduzir os conteúdos considerando novas fontes e a potencialidade da rede BVS Melhorar/criar soluções/mecanismos de interoperabilidade entre fontes de informação já existentes (exemplo, bd teses das universidades). Indexar conteúdos das fontes de informação especializadas no Google para aumentar a visibilidade da BVS;

Pontos de debate (2) Criar agendas de capacitações para ampliar a divulgação da BVS, principalmente para o público não acadêmico; Estabelecer planos de ação em atenção às recomendações e encaminhamentos de eventos da Rede: BVS Encuentros 2011, Reuniões do CT, Reuniões da BVS (regionais e nacional); Buscar oportunidades junto à agências de fomento (FAPs, etc) para o desenvolvimento de projetos; Desenvolver um banco de especialistas/habilidades da BVS; Estabelecimento de redes de referencistas e indexadores; Maior uso de redes sociais para divulgar a BVS e para apoio à ações de capacitação; Espaços para informes de cooperação entre instituições da rede

Obrigada!!! Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da Rede BVS – PFI BIREME/PAHO/OMS

Panorama das contribuições do Brasil para LILACSRegião/Países Contribuição a LILACS em março/2013 RevistasRegistros Total Brasil (58%) América do Sul (sem Brasil) (29%) América Central (3%) América do Norte (6%) Caribe (4%) 882Centros Cooperantes de 27 países 179 CC LILACS Rede Brasil 855 Revistas indexadas Títulos de 19 países 340 Revistas do Brasil 83 Revistas LILACS também são MEDLINE 258 Revistas LILACS também são SciELO 882Centros Cooperantes de 27 países 179 CC LILACS Rede Brasil 855 Revistas indexadas Títulos de 19 países 340 Revistas do Brasil 83 Revistas LILACS também são MEDLINE 258 Revistas LILACS também são SciELO