CHUVA ÁCIDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Chuvas ácidas.
Advertisements

Chuvas ácidas.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
QUIMICA & E MEIO AMBIENTE Professor :Sérgio Moraes
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Poluição do ar: CHUVA ÁCIDA PROFESSOR: CLEVERSON CHACAL
ILHA DE CALOR Fenômeno climático que resulta no aumento incomum das temperaturas. O termo “ilha” é empregado por se tratar de um fenômeno que se resume.
Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
ENERGIA SOLAR.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
A PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. FONTES ENERGÉTICAS PRIMÁRIAS: Combustíveis fósseis: (petróleo / carvão / gás natural) Minérios Atômicos: (urânio /
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
História das células a combustível
Problemas Ambientais Profº Me. Alfredo Rosendo COMPONENTES DE RADIAÇÃO DO PLANETA TERRA Radiação infravermelha emitida (ROL) (EFEITO-ESTUFA) Radiação.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Meio Ambiente.  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Simbologia de perigo.
Métodos para combate à Corrosão
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
Planeta terra A Terra como um sistema.
ESPÉCIES PISCÍCULAS NO GRANDE LAGO DE ALQUEVA. ESPÉCIES PÍSCICOLAS GASTRONOMIA A PESCA.
Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
AS PAISAGENS CAPTADAS PELOS SATÉLITES
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Ciências Naturais – 8.º ano
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
Rochas Sedimentares Formação.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
A desflorestação Escola Secundária Dr. Augusto da Silva Ferreira Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: Geografia Docente: Zilda Vasconcelos.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A Atmosfera dá sustento.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
José Cláudio Junqueira Ribeiro José Cláudio Junqueira Ribeiro Assessor Especial SEMAD As oportunidades do mercado de carbono do Sudeste e na região da.
Como se alimentam as plantas?
Quimica 11º.
Petróleo Profª Beatriz Derisso.
“Tributação e subsídios para uma economia de baixo carbono ” Contexto para consideração do Tema CMMC Brasília, 28 de Maio de 2014 Adriano Santhiago de.
Baseado no site da Educopedia. VOCÊ SABIA QUE A ATMOSFERA TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM OS PROCESSOS VITAIS DOS SERES VIVOS COMO A RESPIRAÇÃO E A FOTOSSÍNTESE.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
Funções da folha A maioria das folhas são verdes devido à presença de uma substância chamada clorofila. A sua principal função é captar a luz solar, para.
1 ANÁLISE AMBIENTAL DO PROCESSO DE HIDROGENAÇÃO E ISOMERIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS PARA A PRODUÇÃO DE “GREEN DIESEL” João Prelhaz Dissertação apresentada.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
MOVIMENTO DE ÁGUA NA PLANTA (ABSORÇÃO, TRANSPORTE E PERDAS) Professor: Clovis Pereira Peixoto.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
ÁLCOOIS OBTENÇÃO INDUSTRIAL.
Professora Manuela Cardoso Poluição atmosférica. A ação humana tem aumentado a quantidade e a frequência das emissões de poluentes para a atmosfera pondo.
Produção industrial dos principais
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
PH Conceito H 2 O  H + + OH - 2H 2 O  H 3 O + + OH - K eq = [H+].[OH-] / [H 2 O] K w = [H + ].[OH - ] K W (25 o C) = log K w = - log [H + ]
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Biocombustíveis líquidos a partir de celulose por reacção em líquidos iónicos Pedro Brito Correia
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
TRABALHO DE GEOGRAFIA Poluição do Ar Clima Subtropical Erika-nº7
Chuvas Ácidas.
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
O Que é a Qualidade do Ar? Hugo Tente Pav. Conhecimento 18 Mar 2002.
Transcrição da apresentação:

CHUVA ÁCIDA

INTRODUÇÃO As emissões de dióxido de enxofre e de óxidos de azoto têm crescido quase continuamente desde o início da Revolução Industrial. Robert Angus Smith, num estudo realizado em Manchester, Inglaterra, fez em 1852 a primeira demonstração da relação entre a acidez da chuva e a poluição industrial, cunhando em 1872 a designação chuva ácida.

O QUE É CHUVA ÁCIDA? A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada.

CAUSAS DAS PRECIPITAÇÕES ÁCIDAS A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. CO2 (g) + H2O (l) ⇌ H2CO3 (aq) 2 H2O (l) + H2CO3 (aq) ⇌ CO32- (aq) + 2 H3O+(aq)

PRINCIPAIS POLUENTES E SUAS FONTES DE EMISSAO Principais fontes de emissão CO (monóxido de carbono) Carros a gasolina (49%), carros a álcool (17%), veículos a diesel (28%).   PI (partículas inaláveis) Veículos a diesel (30%), indústrias (10%), Carros a gasolina (10%). O³ (ozônio) É formado pela reação dos hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio na presença de luz solar. HC (hidrocarbonetos) Principais fontes: Queima incompleta e evaporação dos combustíveis (álcool, gasolina e diesel) e outros produtos voláteis NO² (dióxido de nitrogênio) Processo de combustão em geral SO² (dióxido de enxofre) Veículos a diesel (77%), indústrias (15%), Carros a gasolina (8%).

EFEITOS DA PRECIPITAÇÃO ÁCIDA PREJUÍZO HISTÓRICO VERDE CORROÍDO TERRA ARRASADA BANHO PERIGOSO

As gotas ácidas destroem objetos de calcário, mármore e cobre, monumentos. Rompe até mesmo as camadas de resina que protegem as pinturas dos carros, fazendo a carroceria enferrujar

As gotas ácidas queimam as folhas das plantas, produzindo manchas amareladas e pequenos buracos. reduzindo a capacidade de obter energia por meio da fotossíntese.

No solo, a chuva ácida dissolve os principais nutrientes das plantas No solo, a chuva ácida dissolve os principais nutrientes das plantas. Além de liberar alumínio e cádmio, compostos tóxicos para plantas e animais do local

Se molhar em uma chuva ácida deixa a pele ressecada Se molhar em uma chuva ácida deixa a pele ressecada. Se inalar os poluentes por muito tempo, causam náusea, dor de cabeça e doenças respiratórias graves

Os lagos ácidos afeta toda a vida aquática Os lagos ácidos afeta toda a vida aquática. Os mais atingidos são os peixes: espécies sensíveis, como a truta, desaparecem rápido. No nordeste dos Estados Unidos, existem lagos ácidos sem um único peixe

A FORMAÇÃO DA CHUVA ÁCIDA Quando o pH da chuva atinge níveis inferiores a 4,5 ela se torna uma questão ambiental (pH abaixo de 7). Nos últimos anos, o fenômeno tem se tornado mais intenso, já que o consumo de combustíveis fósseis, uma das razões de sua formação, vem se acentuando, o que dá origem a chuva ácida

A água de chuva já é naturalmente ácida? Sim. O gás carbônico (CO2) atmosférico dissolve-se nas nuvens e na chuva para formar um ácido fraco: o ácido carbônico (H2CO3). Este ácido confere à chuva um pH (uma escala logarítmica que mede o grau de acidez) de 5,6.

A chuva ácida - causa natural Em algumas regiões, a chuva pode ser acidificada por emissões naturais provenientes da atividade geotérmica (vulcões e fontes termais), da queima de biomassa e através de processos metabólicos em algas.

REGIÕES MAIS AFECTADAS As regiões mais afetadas pela chuva ácida são as que apresentam maior grau de industrialização, como a maior parte da Europa, grande parte dos Estados Unidos, sudeste do Canadá e da China. Regiões potencialmente afetadas nas próximas décadas incluem o sul da Ásia, a África do Sul, o subcontinente indiano, o Sri Lanka e partes da África Ocidental.

Através da imagem podemos observar, o vermelho, os países onde existe uma maior ocorrência de precipitação ácida. Canadá Europa EUA China

SOLUÇÕES Hoje o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para suprir 75% dos gastos com energia. É possível cortar estes gastos pela metade e ter um alto nível de vida. Eis algumas sugestões para economizar energia Transporte coletivo Utilização do metrô Utilizar fontes de energia menos poluentes Purificação dos escapamentos dos veículos

Escola Estadual Professora Marlene Carmo Grupo: TURMA: Iara Ferreira Gomes João Paulo Emanuel Ricardo Gabriel Samylle de Oliveira Wynnie Martins Borges 1º ano Rubi Escola Estadual Professora Marlene Carmo Rio Pardo de Minas - 2014