Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O Alienista Machado de Assis.
O romantismo I – Contexto Histórico.
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
Naturalismo O discurso.
Realismo - Naturalismo
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
História.
TEATRO DRAMÁTICO.
TEATRO DO ABSURDO.
Início do Realismo O Realismo teve seu início na França em 1857, quando Gustave Flaubert publicou sua obra Madame Bovary, em que sua principal personagem.
Vertentes Realistas.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
REALISMO E NATURALISMO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Eça de Queirós ...O Realismo é uma reacção contra o Romantismo: O Romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é a anatomia do carácter. É a crítica.
Arte e representação.
A casa, uma parte de mim no mundo
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
Os períodos literários
ROMANTISMO.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
NOITES CABÍRIA DE.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
A criação artística e a obra de arte
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Revisão – professora Margarete
REALISMO.

Ruptura e Inovação Na Literatura
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
REALISMO / NATURALISMO
Realismo • A primeira das tendências anti-românticas:Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. • Segunda fase da Revolução Industrial: processo de urbanização.
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Arte século XIX.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
Arte Realista Introdução  Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Revisão de Lit.
REALISMO.
Realismo: a pintura da vida real Belmiro de Almeida.Arrufos,1887.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
REALISMO E NATURALISMO
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Teófilo Leite Beviláqua
Eça de Queirós Trabalho realizado por: Francisco Palas nº 8 Madalena Prestes nº 16 Professora: Cristina Pimentel Disciplina: Português Escola.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Transcrição da apresentação:

Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel

O que é o Realismo? Realismo é uma forma de expressão artística que procura reproduzir de forma mais ou menos evidente e naturalista o mundo e os objectos da realidade envolvente; Surgiu nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França; Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais contra o capitalismo. “O Bebedor de Absinto” de ÉDOUARD MANET

Características do Realismo: Veracidade; Contemporaneidade; Retrato fiel das personagens e da realidade circundante; Gosto pelos detalhes; Abandono das emoções espontâneas e excessivas; Materialismo do amor; Denúncia das injustiças sociais, da corrupção e dos vícios; Determinismo e relação entre causa e efeito; Linguagem próxima à realidade; Os artistas rejeitavam a artificialidade do Neoclassicismo e do Romantismo; As obras privilegiam cenas quotidianas de grupos sociais menos favorecidos, mas também da vida urbana e da burguesia.

Realismo na Literatura: Os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade na sua totalidade. Por isso, era preciso mostrar a face nunca antes revelada:  a do quotidiano massacrante;  do amor adúltero;  da falsidade e do egoísmo humano;  da impotência do homem comum diante dos poderosos. Uma característica do romance realista é o seu forte poder de crítica; Os realistas procuram apontar falhas talvez como modo de estimular a mudança das instituições e dos comportamentos humanos.

Realismo nas Artes: O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive nas suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjectivas e emotivas da realidade; o artificialismo, formalismo e sentimentalismo mórbido dos românticos. Esses novos ideais estéticos manifestaram-se em todas as artes:  Pintura  Escultura  Arquitectura  Teatro

Web grafia: romance/lr_harvester.jpg&imgrefurl= ogspot.com/2009/07/o-realismo-na-literatura- prtuguesa.html&usg=__NLgEpdK6dbCR54CnH07p48mWl4c=&h=1152&w= 908&sz=1191&hl=pt- PT&start=3&itbs=1&tbnid=yB06BE8IxYJ5kM:&tbnh=150&tbnw=118&prev =/images%3Fq%3Drealismo%2Bna%2Barte%2Be%2Bna%2Bliteratura%26h l%3Dpt-PT%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1