Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Advertisements

Excreção.
SISTEMA EXCRETOR.
Sistema Excretor (extras)
SISTEMA EXCRETOR.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Aparelho Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Depura sangue Prof.César Lima
O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
ELIMINAÇÃO DOS PRODUTOS DA ACTVIDADE CELULAR.
A OSMORREGULAÇÃO.
Sistema Excretor (extras)
FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR (RENAL)
Face às variações do meio externo, de que modo é que os seres vivos podem manter em equilíbrio o seu meio interno? Trabalho realizado por: Ana Serra,
Fisiologia Humana Sistema urinário.
SISTEMA EXCRETOR.
FUNÇÃO: HOMEOSTASE OSMEORREGULAÇÃO
Sistema Excretor.
Anatomia e fisiologia animal - Excreção
Colégio Maria Imaculada
EXCREÇÃO COMPARADA.
Osmorregulação Sistema Excretor.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Aula 44 O sistema excretor.
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
Aula 45 Excreção Humana.
Eliminando os excretas do sangue.
O corpo humano sistema excretor
Sistema excretor.
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
FISIOLOGIA COMPARADA EXCREÇÃO.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
Unidade 1- SISTEMA URINÁRIO
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Fisiologia do Rim Fernando Domingos Instituto de Fisiologia Faculdade de Medicina de Lisboa.
Sistema Excretor BALA 2011.
Filo dos Cordados Componentes: Lígia Maria Lívia dos Santos Tainara Macedo.
- Coordenação Neuro-Hormonal - Termorregulação - Osmorregulação
ANATOMIA.
CirculaçãoComparada. SISTEMA CIRCULATÓRIO LACUNAR (ABERTO) SISTEMA CIRCULATÓRIO FECHADO CoraçãoPouco musculosoMuito musculoso HemocelesPresentesAusentes.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo - PORÍFEROS – Esponjas.
OS REPTÉIS 3º ano do Ensino Médio Biologia Profª Ayesa Aseff.
Sistema urinário ou excretor
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Sistema Circulatório BALA 2011.
Morfofisiologia dos sistemas de trocas gasosas
RESPIRAÇÃO Troca de gases entre o ser vivo e o meio ambiente e, em âmbito celular, a oxidação de compostos orgânicos, para a liberação da energia.
Trocas gasosas em seres multicelulares 1 Transformação e utilização de energia pelos seres vivos.
Pode ser considerado um tecido conjuntivo; * Funções do sangue no organismo * Transporte de hormônios; Proteção do corpo; Transporte de O2 e nutrientes.
REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
.  Como todos sabemos, a urina é formada nos rins, órgãos em formato de feijão e de cor marrom- avermelhada localizados na região posterior da cavidade.
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
Faculdade de Educação Física e Esporte Fisiologia – BMB 108  Segundo Semestre/2016 Ranvaud - Fisiologia Renal 31/03 – 5 ª.fM Estrutura morfo-funcional.
Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.
Sistema Excretor Excreção
Transcrição da apresentação:

Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados : difusão simples – sem estrutura especializada, excreção através da superfície do corpo Platelmintos : célula flama, estrutura simples, células especializadas( com tufos de cílios) e eliminação de água Anelídeos e Moluscos : nefridios um par de túbulos por segmento, a abertura é chamada de nefrostoma e a saída nefrideóporo, os túbulos são envolvidos por uma rede de capilares que reabsorvem os líquidos. Visando a economia de água. Insetos e Aranha : túbulos de Malpighi – túbulos mergulhados na cavidade do corpo que se abrem na parte final do tubo digestivo, os excretas são eliminados pelo intestino sob forma pastosa. (ácido úrico)

Excreção Peixes ósseos marinhos (hipotônicos) Bebem água do mar o excesso de sais é eliminado pelas brânquias - por transporte ativo Peixes ósseos dulcicolas (hipertônicos) Bebem água os sais são absorvidos pelas brânquias Peixes cartilaginosos O sangue retém altas concentrações de uréia Levando a isotonia com a água do mar Esse processo adaptativo é chamado de uremia fisiológica

Classificação quanto ao tipo de excreta: Amoniotélicos (animais que excretam amônia) → essa substância é extremamente tóxica aos organismos, sendo a alta solubilidade em água, uma propriedade química considerável durante a evolução principalmente dos invertebrados aquáticos e peixes ósseos. Ureotélicos (animais que excretam uréia) → substância solúvel em água, contudo menos tóxica que a amônia. Sintetizada no fígado dos vertebrados a partir da reação da amônia e o gás carbônico, representa uma estratégia adaptativa de certos animais terrestres: os anelídeos, os peixes cartilaginosos, os anfíbios, e os mamíferos. Uricotélico (animais que excretam ácido úrico) → substância de toxicidade baixa e insolúvel em água, uma forma mais adaptável à vida terrestre, utilizada pelos insetos, répteis e aves.

Rins Ureter Bexiga Uretra Meio Externo

O sangue chega pela aorta Artéria renal Capilares Os capilares formam os glomérulos e envolvem os túbulos Ligam-se na vênula e unem na veia renal Saindo do rim

O sangue chega em alta pressão No glomérulo Água e outras substancias penetram na cápsula de Bowman Formam um “filtrado” Quando passa pelos túbulos é reabsorvido pela rede de capilares(sais,glicose,aminoácidos e água) Sai URINA

Regulação da Diurese Hipófise libera ADH Atua no túbulo distal e coletor Facilitando a reabsorção de água pelo sangue Álcool, diuréticos e a diabetes provocam aumento da diurese pois agem inibindo o ADH