Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GUERRA CIVIL AMERICANA ( GUERRA DE SECESSÃO )
Advertisements

OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
- INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS - OS EUA NO SÉCULO XIX
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
Independência dos Estados Unidos
Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
A GUERRA DE INDEPENDÊNCIA - EUA
Os Estados Unidos no século XIX
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
GUERRA DA SECESSÃO AMERICANA PROF. CAP QUEIROZ
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
Trabalhos para o Ensino Médio
Geografia Brasileira Mr. Erich Lauer.
1 - Independências das nações latino-americanas:
1 - Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
O papel transformador da esperança e do sonho
Revolução Americana.
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Estados Unidos Séc XIX Prof. Delzymar Dias.
1 - Independências das nações latino-americanas:
AULA: A INDEPENDÊNCIA DOS EUA PROFESSOR: TALES AUGUSTO
OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA
A Inglaterra e Estados Unidos no século XIX
Estados Unidos da América
Imperialismo ou Neocolonialismo
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX - OS EUA NO SÉCULO XIX.
Refletindo sobre a solução de conflitos
Guerra Civil Americana
Expansão dos Estados Unidos
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX.
A Guerra de Secessão A GUERRA TOTAL: EUA ( )
Os Estados Unidos no século XIX
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
A Colonização Inglesa Ideias Gerais:
Independência dos Estados Unidos
OS EUA Século XIX.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Enfermidade psicológica da
Parte 1: Território e Nação
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
Evandro Albuquerque de Andrade
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Capítulo 17 Por que a escravidão durou tanto tempo no Brasil?
Revisão final enem 2013 historiativanet.wordpress.com.
Independência dos EUA PROF. MAX DANTAS.
O CAPITALISMO EM CRISE A CRISE DE 29.
América Século XIX Estados Unidos.
Revolução Russa.
HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
HOJE, NÓS TE PERDOAMOS, AMÉRICA!
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
NAZISMO E FASCISMO.
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
CANADÁ.
Estados Unidos FATOS HISTÓRICOS.
1) CONTEXTO DAS GUERRAS NAPOLEÔNICAS:
SITUAÇÃO DO PAÍS EM 1860  NORTE INDUSTRIALIZADO E PROTECIONISTA;  SUL AGRÁRIO, ESCRAVOCRATA E LIVRE- CAMBISTA;  ELEIÇÃO DE ABRAHAM LINCOLN – PROMESSA.
Cap Crise do 2º Reinado.
Independência dos eua e séc xix
Agora vamos mudar o nosso olhar
As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
As Treze Colônias Guerra de Secessão ( ) Após a consolidação de sua Independência, os Estados Unidos viveram um próspero período marcado.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
E.E.M PLACIDO ADERALDO CASTELO 2º Ano “B” HISTORIA Professora: Raquel Equipe: Ana Géssica Daniele Cristina Gabriela Gabriel Emanuel.
IDADE CONTEMPORÂNEA AMÉRICA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS - OS EUA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS.
  Comércio Proibido desde 1 de janeiro de 1808  Conflito Civil  Compromisso do Missouri – 1820  Conflitos entre Norte e Sul  Abraham Lincoln Escravidão.
Transcrição da apresentação:

Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota

Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir

Objetivos para aula 1 – Exposição do conteúdo pelo professor; 2 – Realização de atividades pelos alunos; 3 - Entender o processo da Guerra da Secessão; 4 – Encontrar permanências e heranças da Guerra de Secessão na História Ocidental

1. Questões econômicas e sociais: um país divido. AtividadesNorteSul EconomiaPequena propriedadeLatifúndio TrabalhoTrabalho livreEscravos Produção Comércio/Manufatura s Exportação IndústriasIncentivos locaisExportação de algodão Organização Mobilidade social e vida urbana Sociedade hierarquizada Escravidão Abolição e formação de mercados Produção escravocrata Comércio Alfândegas protecionistas Comércio com a Inglaterra Em comum: afro-americanos considerados inferiores e sem direitos políticos

2. Uma nação dividida: A Guerra de Secessão -O debate sobre a abolição e os conflitos de interesse da cada região (norte e sul) levou a Guerra de Secessão -Estados da União e Estados Confederados da América (liderados pela Carolina do Sul).

3. A marcha para o Oeste: Escola do Rio Hudson -A ocupação do Oeste americano estava baseada em uma ideia inevitável e evidente: o Destino Manifesto. Os colonizadores acreditavam e defendiam os valores morais de levar a “civilização” aos “selvagens” e “atrasados.

- 1860: Eleições presidências de Abraham Lincoln, Como abolicionista moderador, Lincoln, defendia o fim da escravidão, embora, não fosse um defensor da igualdade entre brancos e negros. O presidente tentou se aproximar dos estados sulistas, porém, não obteve êxito.

Um dos grupos existentes nos Estados Unidos neste momento era a Ku Klux Klan. Defendiam a superioridade dos descendentes europeus, e perseguiam “brancos liberais”, judeus, chineses e negros, considerados inferiores. A discriminação racial persistiu até as lutas de Malcon X, Rosa Parx e Luther King.

A Ku Klux Klan (KKK) foi uma organização racista secreta que nasceu no final do século 19 nos Estados Unidos. Ela foi fundada em 1866, no Tennessee, como um clube social que reunia veteranos confederados, ou seja, soldados que haviam lutado pelos estados do Sul, o lado derrotado, na Guerra Civil Americana ( ).

5. A guerra: triunfo do norte e a destruição do sul. Início: Estados Confederados da América ao forte de Sumter. Reagindo, Lincoln enviou tropas militares, levando ao massacre de mais de 600 mil pessoas em 5 anos de conflitos.

Norte: produção industrial capitalista, transformando as manufaturas, expandindo novas tecnologias de produção, investimentos em educação e universidades, houve um rápido progresso econômico. Sul: Destruição nos territórios confederados, somado a paralisação agrícola, queda de exportação, escassez de combatentes, e os prejuízos causados pela abolição aprovada por Lincoln (embora muitos combates do Sul fossem os negros).

6. Permanências e heranças 1.Nem sempre a luta por “liberdade” representa a luta por “igualdade”; 2. Negros e Brancos não devem ser tratados com diferenças ou ausências de direitos, liberdade, implica em igualdade racial. 3. Uma nação dividida em seus ideais, ao invés de progresso, colhe guerras e derrotas.

Agora é sua vez Faça a atividade no caderno. - Para refletir: Crie o hábito de ser proativo! Você é livre para escolher e é responsável pelas suas escolhas. Você escolherá a tristeza ou felicidade? O medo ou coragem? Sucesso ou fracasso? Dedicação ou distração? Seja seguro em fazer uma boa escolha.