Geografia Rede SESI de Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

Fonte: Comstock/Royalty Free
Indústria - II Prof.: Nobre.
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Atividade Industrial Setor secundário.
Colégio São José Espaço Industrial 2ª Série EM Prof. Márcio.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Países do Norte - desenvolvidos
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
AULA DE RECUPERAÇÃO 3º TRIMESTRE 2009
REVISÃO 6ª série P1 3º trimestre
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Industrialização TIPOS DE INDÚSTRIAS.
A ATIVIDADE INDUSTRIAL
Profª Carol - Geografia
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
Capítulo 8 – Correção pg PEA – População Economicamente Ativa, formada pelas pessoas que trabalham ou estão procurando emprego. 2. A divisão da.
Prof. Everton da Silva Correa
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
A Globalização e as desigualdades regionais
O mundo do trabalho na cidade
A Segunda Revolução Industrial
A globalização econômica nos anos 1990
Professora Carol/Geografia
Prof. Jeferson C. de Souza
A primeira Revolução Industrial
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
A indústria e a transformação da natureza
A inserção do Brasil no mundo
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afeta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Evolução Industrial.
Aula Multimídia.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
A partir do século XVIII
Capítulo 20– A geografia das indústrias
Produção Econômica da América Latina – parte II
Cap. 7 – Indústria e sociedade
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
A atividade industrial consiste no processo de transformação de matérias-primas ou semi-acabados em produtos industrializados.
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
Módulo 20 - Indústria Prof Claudinei Perencin.
UFRN- CERES PIBID - GEOGRAFIA EEAA - ENSINO MÉDIO INOVADOR
INDÚSTRIA NO BRASIL.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Desconcentração industrial
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
A indústria.
História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
Industrialização Brasileira
Industria e Agricultura no Brasil  Fylipe Alves Pág. 55 a 67.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

Geografia Rede SESI de Educação

3.1 Para uma indústria ter sucesso é necessário apenas um bom produto? O processo de industrialização e os arranjos espaciais Geografia . Aula 03 3.1 Para uma indústria ter sucesso é necessário apenas um bom produto?

3.2 O QUE É INDÚSTRIA? INDÚSTRIA é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matérias-primas em outros produtos que, em seguida, são comercializados e que possuem, normalmente, maior valor agregado.

3.3 Como funciona uma indústria? INDÚSTRIA ARTESANAL INDÚSTRIA MANUFATUREIRA INDÚSTRIA MAQUINOFATUREIRA próximo

3.4 INDÚSTRIA ARTESANAL É a produção de caráter familiar na qual o artesão possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas, desde o preparo da matéria-prima até o acabamento final, ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

3.5 INDÚSTRIA MANUFATUREIRA A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; em seguida tingir; depois tecer e, finalmente, fiar. Surgiram fábricas com assalariados sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.

3.6 INDÚSTRIA MAQUINOFATUREIRA Na maquinofatura, o trabalhador estava subordinado ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. A produtividade multiplicou com a mecanização da mão-de-obra, o produto final barateou e o desemprego cresceu.

3.7 TIPOS DE INDÚSTRIAS INDÚSTRIAS DE BENS DE PRODUÇÃO INDÚSTRIAS DE BENS DE CAPITAL INDÚSTRIAS DE BENS DE CONSUMO OUTRAS CLASSIFICAÇÕES DE INDÚSTRIAS próximo

3.8 INDÚSTRIAS DE BASE OU BENS DE PRODUÇÃO Transformam matérias-primas ou energia em produtos que vão ser usados pelas indústrias de bens de capital ou de consumo. Se localizam perto das fontes fornecedoras ou dos postos e ferrovias, onde fica fácil a recepção das matérias e a saída da produção. Ex: as siderúrgicas, as metalúrgicas e as petroquímicas.

3.9 INDÚSTRIAS DE BENS DE CAPITAL Esse tipo de indústria produz máquinas e equipamentos que serão utilizados pelas indústrias leves ou pesadas. Essas indústrias se localizam principalmente perto de seus consumidores, nos centros industriais.

4.0 INDÚSTRIAS DE BENS DE CONSUMO Produzem produtos duráveis (móveis, eletrodomésticos, automóveis, etc) ou não-duráveis (alimentos, bebidas, etc). Essas indústrias abrigam a maior parte dos trabalhadores e atingem um amplo mercado consumidor. Por isso, encontram-se nas cidades médias ou em centros urbanos. A produção destina-se à população em geral.

4.1 OUTRAS CLASSIFICAÇÕES DE INDÚSTRIAS Segundo a função:   - Indústrias germinativas: elas geram o aparecimento de outras indústrias, como a petroquímica. - Indústrias de ponta: são as indústrias dinâmicas que comandam a produção industrial. Ex. automobilística. Segundo a tecnologia: Indústrias tradicionais: são empresas que ainda estão ligadas com a Primeira Revolução Industrial. Geralmente são empresas familiares, e existem algumas dessas ainda no Brasil. - Indústrias dinâmicas: usam muita tecnologia e capital e pouca força de trabalho. Está ligada com o desenvolvimento mais recente da química e eletrônica. Operam em economia de escala.

4.2 Onde se localizam as indústrias? Por que alguns lugares possuem mais indústrias que outros?

4.3 FATORES DETERMINANTES NA LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL Os fatores locacionais   Como mencionamos, as indústrias estão distribuídas desigualmente no mundo. Isto se deve às condições ou fatores favoráveis que nem todos os lugares apresentam. Alguns fatores favoráveis são: - Fontes de energia; - Mão-de-obra; - Matéria-prima; - Mercado consumidor; - Infra-estrutura de transporte; - Rede de comunicação; - Incentivos fiscais; - Disponibilidade de água.

4.4 LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA: QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA. Qual a melhor localização, no triângulo, para as três indústrias abaixo? JUSTIFIQUE sua resposta. MÃO-DE-OBRA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA MERCADO CONSUMIDOR MATÉRIA PRIMA

4.5 A INDUSTRIALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Antecedentes: Século XVlll Transformações de ordem econômica, política, social e técnica (Inglaterra). Fases da Revolução Industrial: Primeira Revolução Industrial Segunda Revolução Industrial Terceira Revolução Industrial

4.6 A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA Acompanhou o ritmo de crescimento da população urbana. Adotou o modelo de substituição das importações. Dependência de tecnologia externa. Fases: Concentração Desconcentração nacional Presença das multinacionais

4.7 A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA Até a década de 60, a população brasileira era basicamente rural. Favorecimento da concentração industrial na Região Sudeste, sobretudo em São Paulo. Crescimento da população urbana e da mão-de-obra nas indústrias. Fabricação de Jipes

4.8 A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA Após a década de 60, a população brasileira era basicamente urbana. Início da desconcentração industrial e surgimento de novos centros industriais. Crescimento da da mão-de-obra nas indústrias.

4.9 BRASIL – INDÚSTRIAS ATUAIS Diversificação industrial Automação Presença de multinacionais e grandes grupos coorporativos Abertura de novos mercados consumidores Escassez de matéria prima Reorganização do mapa industrial mundial

5.0 SITUAÇÃO ATUAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA Atualmente, o setor secundário criou ou eliminou empregos no Brasil?