Geo = terra ; Grafia = estudo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SURGIMENTO DAS CIDADES
Advertisements

Geografia: A Paisagem, o espaço e lugar
Camila Comassetto e Amanda Scherer
Luzia A vitória-régia ou victória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática da família das Nymphaeaceae, típica da região amazônica.
ÁGUAS CONTINENTAIS – CAPÍTULO 12
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Ciências Ciclo da água. Quando bebemos um copo de água, não imaginamos que já foi utilizada milhares de vezes, pois a quantidade de água na Terra é sempre.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.
A TECTÔNICA DE PLACA NO CONTINENTE AMERICANO E O RELEVO
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Sumário: Importância da água para a vida na Terra.
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
6º GBM - Nova Friburgo - Setembro 2011
T ERRACEAMENTO Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o semiárido.
Tipo de Costa Arribas baixas praia Arribas Arribas
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
ASPECTOS NATURAIS DATA: 29/05 PERÍODO: MANHÃ E TARDE
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Hidrografia - Características
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
A desflorestação Escola Secundária Dr. Augusto da Silva Ferreira Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: Geografia Docente: Zilda Vasconcelos.
TERRA: PLANETA ÁGUA A água (H2O) é uma substância inorgânica essencial à vida e uma das mais abundantes no nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da.
Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Isto é realmente fascinante. Transtorna e deslumbra vê-lo desta maneira.
ESTRUTURA FUNDIÁRIA A distribuição das Terras no Brasil Alqueire – m 2 Alqueirão – m 2 Hectare – m 2 Qual é a origem dos problemas.
A Necessidade de Contar
“O Egito é uma dádiva do Nilo.” Heródoto -A vida cotidiana no antigo Egito girava em torno do Rio Nilo, e das terras férteis ao longo de suas margens.
Avanço Automático Toninho Vendramini Formatações.
A Estrutura da Terra Prof. Viana. Placas Tectônicas.
MOVIMENTO DE ÁGUA NA PLANTA (ABSORÇÃO, TRANSPORTE E PERDAS) Professor: Clovis Pereira Peixoto.
As grandes regiões culturais
Projeção cartografica
A distribuição da população a nível mundial
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Trabalho elaborado por: Carolina Ramos nº5 Cheila Ferreira nº6 Duarte Neves nº10 Francisca Costa nº12 Joana Pinto nº16 Escola básica nº2 e 3 de Arganil.
REGIÃO NORTE.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE SENAC – SANTOS Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos ECOLOGIA Aula 6 21 jan
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
SUDÃO السوٌدان.
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
Avançar Voltar Avançar Voltar Avançar Voltar.
Transcrição da apresentação:

Prof. Gilberto Pires

Geo = terra ; Grafia = estudo Geografia é a ciência que estuda a terra, a interação entre os grupos humanos e destes com o meio em que vivem.

Espaço geográfico È a natureza transformada pelo trabalho dos seres humanos, um conjunto constituído por diferentes paisagens. Este pode ser grande ou pequeno, movimentado ou não apresentando elementos naturais ou culturais e elementos invisíveis. O espaço é construído e reconstruído permanentemente pelo trabalho humano e pela natureza.

Lugar Pode-se dizer que lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos em interação com uma paisagem (...), lugares com os quais criamos uma identidade, ou seja, que tem importância e significado para nós.

A Terra é vista do espaço como um planeta azul por ser praticamente 70% coberta por superfícies aquosas. Além disso, veremos como as formas de uso dos recursos hídricos se transformam ao longo da história humana.

Ciclo das águas: *

Apesar da abundância dos recursos hídricos na Terra, sua distribuição é bastante desigual pelos continentes.

 

Segundo a Associação de Defesa e Orientação do Cidadão a respeito do consumo residencial de água: Cinco minutos com a torneira do banheiro meio aberta - 80 litros; 15 minutos de banho de chuveiro - 144 litros; seis segundos de válvula da descarga - 30 litros; 15 minutos com a torneira da cozinha aberta - 243 litros; lavadora de roupas de cinco quilos - 135 litros; 15 minutos com a torneira do tanque aberta - 279 litros; 30 minutos com a mangueira aberta para lavar o carro - 216 litros; 15 minutos com o esguicho aberto para lavar a calçada - 243 litros.

Que medidas tomar, para um consumo mais responsável e economizar o volume de água no seu dia a dia?

Viver sem água?

A água e os assentamentos humanos: Muitas cidades na Antiguidade surgiram ao redor de rios localizados no norte da África e na Ásia; Núcleos urbanos que surgiram às margens do Rio Nilo, como Tebas, Luxor, Mênfis e Assua; outro exemplo são os rios Tigre e Eufrates, em cujas margens surgiram as cidades de Ur, Lagash, Nínive, Mari e Kish; na Índia, os núcleos urbanos às margens do Rio Indo e, na China, ao redor dos rios Huang-ho e Yang tsé-kiang.

O rio Nilo foi muito importante para a civilização que se desenvolveu no Egito antigo e ainda tem grande importância ecológica e econômica. Até atingir sua foz, no Mar Mediterrâneo, o Nilo percorre uma região desértica. Do ponto de vista ecológico, são suas águas que mantêm a vida naquela região. Sem ele não teria havido condições para o desenvolvimento da agricultura. O Nilo foi também fundamental para a comunicação entre diferentes assentamentos humanos pertencentes à civilização egípcia. *

 O rio Nilo, nasce na África Central, sendo chamado de Nilo Branco, transforma-se em Nilo Azul no atual Sudão e depois se ramifica num gigantesco delta que se lança no Mar Mediterrâneo. Com seus seis mil e setecentos quilômetros, é conhecido como tendo o curso mais longo do mundo.Sem o Rio Nilo, o Egito seria uma vasta extensão desértica e estéril, que provavelmente jamais teria dado origem a uma civilização brilhante e avançada. As terras aráveis eram tão raras e preciosas na região que, no decorrer do tempo, foram todas exploradas e cultivadas, em prejuízo da vegetação nativa , como caniços, lótus e papiros e dos muitos hipopótamos e crocodilos que povoavam o rio. Essa estreita faixa de terra que culmina no delta era fertilizada uma vez por ano, de agosto a setembro, por grandes cheias. Isto ocorria devido à grande quantidade de chuvas que abatiam-se sobre as montanhas na Etiópia, na cabeceira do rio, e levavam consigo uma enorme massa de água e lama, que se derramava por todo o vale. Ao término da inundação, o Nilo voltava ao seu leito, abandonando uma espessa camada de terra negra, o humo, próprio para o cultivo agrícola.   

Em áreas mais planas, os rios inundam uma extensa área ao seu redor nos períodos das cheias. Nos períodos da estiagem, o volume das águas diminui, expondo os solos de sua várzea. É o que acontece com o Rio Amazonas.

Parte das populações ribeirinhas amazônicas se pro­tege dos efeitos potencialmente danosos das variações sazonais do rio construindo palafitas:

Fontes: Caderno do aluno 2014 disponível em < https://docs.google.com/file/d/0B0pn-iEbiKlDYTc0MmNhMTItYzBhZC00Mjc0LWI3M2QtOWNhNzJjMzBhNmI4/edit?ddrp=1&hl=en#> acessado em 27/08/2014. Currículo Geografia, São Paulo.