“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
MISSÃO EM SENTIDO AMPLO.
DOCUMENTO DE APARECIDA
Importância dos ritos, símbolos, celebrações na realidade humana
IGREJA E ESPIRITUALIDADE
COMPROMISSO CRISTÃO.
C C CONVERSÃO.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
Missão Continental.
CAMPANHAS Nossas Campanhas.
A Alegria do Evangelho.
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Formação de Mensageiro(a)
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
Diocese de Amargosa.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Um Processo de Inspiração Catecumenal
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Igreja: comunidade de comunidades
PROJETO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
COORDENADORES DE COMUNIDADE
Ide e Evangelizai.
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
Fraternidade: Igreja e sociedade
Paradigmas da missão Pe. Roberto Nentwig.
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
DGAE Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
4ª Urgência: Igreja: comunidade de comunidades
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
ONDE ESTAMOS: realidade do MT
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
A catequese na missão da Igreja. 1.Qual o nosso conceito de catequese? - O que pensam as pessoas, em geral, acerca da catequese? - O que pensamos nós.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. A Ascensão faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Cristo terminou a sua missão terrena elevando-se ao.
Transcrição da apresentação:

“Permanecei na cidade” (Lc 24,49)

O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso olhar sobre a realidade, como discípulos missionários de Jesus, se dá em meio a luzes e sombras de nosso tempo. As grandes mudanças nos afligem, mas não nos confundem. Antes, desafiam-nos a discernir os sinais dos tempos à luz do Espírito Santo para nos colocar a serviço do Reino...” (DGAE n. 12)

A meta Viver e comunicar a vida nova e plena de Jesus Cristo; chegar aos “poços” onde o povo de Guarulhos espera fazer o encontro com Cristo, pois, busca água viva para sua sede de vida e de Deus. “Com alegria vamos a todas as pessoas para compartilhar o dom do encontro com Cristo, que preenche nossas vidas de sentido e de esperança, e nos coloca no caminho da realização do Reino de Deus” (DGAE n. 211)

A exigência Uma Igreja em estado permanente de missão; a conversão pastoral e a renovação eclesial “Nós, Igreja no Brasil, assumimos o compromisso com a Missão Continental, conforme a inspiração de Aparecida, compromisso que exigirá aprofundar e enriquecer todas as razões e motivações que convertem cada cristão em discípulo missionário...A Igreja necessita de uma forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença, à margem do sofrimento dos pobres do Continente” (DGAE n. 211)

ETAPAS “Quando a proclamação do Evangelho atinge o coração da pessoa, desperta a própria pessoa para um caminho de fé. As etapas desta caminhada, descrita pelo DA, são: encontro vivo com Jesus Cristo, a vivência comunitária, o discipulado e o compromisso missionário. Essencialmente essas etapas do DA se articulam perfeitamente com as 4 exigências da nossa ação evangelizadora

EXIGÊNCIAS DA EVANGELIZAÇÃO De fato, a conversão nasce do anúncio e por ele se sustenta; por sua vez, o discipulado deve traduzir-se sempre em serviço à vida; a comunhão deve traduzir-se em testemunho de comunhão ao interno da comunidade cristã; bem como em diálogo dos que buscam o Reino de coração sincero, numa atitude missionária. A missão preconizada pelo DA engloba as quatro exigências da evangelização”. (DGAE n. 53)

1. ENCONTRO COM CRISTO Uma Igreja em estado permanente de missão a serviço da vida plena de nosso povo depende de discípulos missionários que tenham feito uma experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo

2. VIVÊNCIA COMUNITÁRIA Feita a experiência do encontro pessoal com Cristo, é preciso que o discípulo missionário encontre um grupo que lhe possibilite viver comunitariamente sua fé

FORMAÇÃO PARA O DISCIPULADO A vocação e o compromisso de ser discípulo missionário requer uma clara e decidida opção pela formação dos membros de nossas comunidades

4. COMPROMISSO MISSIONÁRIO A experiência pessoal de fé, a vivência comunitária e a formação bíblico-teológica são a exigência e a motivação para a comunidade toda assumir o compromisso missionário

As prioridades pastorais da 9ª Assembléia

Conversão pastoral e renovação missionária

Acolhida

Família

Opção pelos pobres

Catequese

Comunicação

Resumo do Plano Pastoral O ponto de partida: a realidade que nos desafia A meta: comunicar a vida de Cristo A exigência: conversão pastoral e renovação missionária Os caminhos: encontro com Cristo – vivência comunitária – formação dos discípulos – compromisso missionário Vamos fazer este caminho, fiéis às 4 exigências evangélicas, para concretizar pastoralmente as 6 Diretrizes da 9ª Assembléia Diocesana

Permanecei na cidade! Neste mundo em rápida transformação, o evangelho não muda! O discípulo missionário deve anunciar a Boa Nova de sempre: Cristo morreu e ressuscitou para nos salvar. Este anúncio é possível se formos “revestidos da força do alto” (Lc 24,49), isto é da força do Espírito do ressuscitado. Para recebê-la é preciso, como disse Jesus aos apóstolos não nos afastar de Jerusalém, permanecer na cidade (Lc 24,49) onde aconteceu o mistério da salvação e os apóstolos receberam os dons do Espírito Santo. Permaneçamos firmes nesta cidade de Guarulhos para que se renove a experiência original de Pentecostes e recebamos novamente a força do alto!