Discípulos missionários da família Por Cristo, com Cristo e em Cristo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
Advertisements

ORIENTAÇÕES 2008.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Documento de Aparecida
Igreja: comunidade de comunidades
Encontros para Novos Casais
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
organicidade de conjunto na Pastoral
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Comunhão Eclesial Serviço do Povo de Deus
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
Um presente de família que ilumina nosso caminho e faz com que o carisma siga sendo atual.
XI PLANO DE PASTORAL TESTEMUNHA DE JESUS CRISTO NA CIDADE Qual é o primeiro objetivo da presença da Igreja em São Paulo? Ser testemunha de.
O CAMINHO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
UMA TENTATIVA. RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado.
VAI E VEM 2016 Campanha Nacional de Ofertas para a Missão.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Encontros para Novos Casais
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
8. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos?. Como é a Família Que Todos Nós Almejamos? Texto Bíblico “Ora, o homem natural não compreende as coisas do.
Catecismo da Igreja Católica nº 2360 “A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento, a intimidade.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Mt, 21:28.
Novos Casais e a Amoris Laetitia
Transcrição da apresentação:

Discípulos missionários da família Por Cristo, com Cristo e em Cristo

Nosso objetivo pastoral é... EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, (cf Jo 10,10) rumo ao Reino definitivo.

Os últimos 10 anos da Igreja Eleição de Bento XVI 19/5/2005 Sínodo da Eucaristia 10/2005 Ano da Eucaristia 10/2004 Morre João Paulo II 2/4/2005 Sacramentum Caritatis 13/3/2007 Conferência de Aparecida 5/2007 Sínodo da Palavra 10/2008 Verbum Domini 30/9/2010 Ano da Fé 11/10/2012 Sínodo da Nova Evangelização 10/2012 Renúncia de Bento XVI 2/2013 Eleição de Francisco 12/3/2013 Lumen Fidei 29/6/2013 JMJ RIO /2013 Ano da Fé Evangelii Gaudium 24/11/2013 Anúncio do Sínodo Extraordinário 29/6/2013

EM 10 ANOS FIZEMOS UM CAMINHO O ESPÍRITO SANTO ESTÁ COM SUA IGREJA Percebamos...

Caminhada pastoral CENTROALIMENTOENCONTRO DEUS QUE NOS FALA CRERCONFIARENTREGAR

A Fé Não é um processo solitário, mas é algo que se tem que acontecer na pessoa. Não é um processo solitário, mas é algo que se tem que acontecer na pessoa. Porém há como ajudar e ser ajudado na caminhada da Fé... Porém há como ajudar e ser ajudado na caminhada da Fé... Por isso a nossa caminhada é mais sólida se for feita dentro da Igreja. Por isso a nossa caminhada é mais sólida se for feita dentro da Igreja.

Eucaristia Palavra Fé UNIDADE Vivemos dentro da comunidade um ciclo

É importante viver em comunidade

DOCUMENTO DE APARECIDA Crescem os esforços de renovação pastoral nas paróquias, favorecendo o encontro com Cristo vivo, mediante diversos métodos de nova evangelização que se transformam em comunidade de comunidades evangelizadas e missionárias. Contata-se em alguns lugares um florescimento de comunidades eclesiais de base, segundo o critério das Conferências Gerais anteriores, em comunhão com os Bispos e fiéis ao Magistério da Igreja. Valoriza-se a presença e o crescimento dos movimentos eclesiais e novas comunidades que difundem sua riqueza carismática, educativa e evangelizadora. Tem-se tomado consciência da importância da pastoral Familiar, da Infância e Juvenil. (nº 99, item “e”)

O Encontro com Cristo na Comunidade e na Pastoral

Dinâmica orgânica da comunidade comunhão Casa da Palavra Casa do Pão Casa do Ágape

Casa de portas abertas e Cristãos em saída! “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos.” (Evangelii Gaudium, nº 49) “Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo!”

Evangelizadores com o Espírito “Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo. No Pentecostes, o Espírito faz os Apóstolos saírem de si mesmos e transforma-os em anunciadores das maravilhas de Deus, que cada um começa a entender na própria língua. Além disso, o Espírito Santo infunde a força para anunciar a novidade do Evangelho com ousadia (parresia), em voz alta e em todo o tempo e lugar, mesmo contra- corrente.” (Evangelii Gaudium, nº 259) 13

Evangelizadores com o Espírito “Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que rezam e trabalham. Do ponto de vista da evangelização, não servem as propostas místicas desprovidas de um vigoroso compromisso social e missionário, nem os discursos e ações sociais e pastorais sem uma espiritualidade que transforme o coração. Estas propostas parciais e desagregadoras alcançam só pequenos grupos e não têm força de ampla penetração, porque mutilam o Evangelho. É preciso cultivar sempre um espaço interior que dê sentido cristão ao compromisso e à atividade.” (Evangelii Gaudium, nº 262) 14

POR QUE VIVENCIAR OS “NOVOS CASAIS”?

Três momentos importantes 16

Qual a realidade dos jovens casais hoje?

Realidade pastoral 50 a 80 casamentos por ano 50 a 80 casamentos por ano Onde estão? O que fazer? Comunidades vazias Comunidades envelhecendo Comunidades vazias Comunidades envelhecendo Onde irão seus filhos, netos, sobrinhos...?

Vivenciar os “Novos Casais” porque... 1.Urgência e necessidade de uma evangelização e catequese pré e pós- matrimoniais, feitas por toda a comunidade cristã. (cf Familiaris Consortio, 68) 2.Olhar para as famílias jovens que vivem num contexto de novos valores e responsabilidades e estão mais expostas a eventuais dificuldades.” (cf. Familiaris Consortio, 69) 19

Vivenciar os “Novos Casais” porque... 3.É preciso construir uma comunidade paroquial viva, capaz de acolher os novos esposos e testemunhar os valores da família, com agentes de pastoral preparados. (cf. Diretório da Pastoral Familiar, 280) 20

Vivenciar os “Novos Casais” porque... 4.“A ação pastoral organize equipes de apoio para desencadear um processo pedagógico de aproximação ou manutenção do vínculo dos novos casais com a comunidade eclesial. Seja por meio de visitas domiciliares e conversas, seja por meio de reuniões de grupo, retiros e encontros.” (cf. Diretório da Pastoral Familiar, 282) 21

Vivenciar os “Novos Casais” porque Estimular projetos que promovam famílias evangelizadas e evangelizadoras. (item b) Estimular e promover a educação integral dos membros da família, (...) incluindo a dimensão do amor e da sexualidade. (item e) (cf. Documento de Aparecida, 437) 22

Vivenciar os “Novos Casais” porque... Porque queremos que todos os jovens casais amadureçam juntos e vivam o Amor até que a morte os separe. 23

QUAIS OS NOSSOS OBJETIVOS?

1.Solidificar as bases para a construção da vida matrimonial, que passa por problemas. má propaganda em torno do matrimônio, o consumismo, o utilitarismo cada vez maior, entre outras. 2.Encontrar caminhos para o diálogo permanente, pois somente com ele os primeiros anos da vida matrimonial poderão ser superados. A conversa a dois é importantissima para a caminhada de vida e a construção de um lar verdadeiro. 25

3.Refletir sobre as deficiências de cada cônjuge, principalmente as que foram adquiridas durante o período do namoro. Ajudar no reparo de namoros vividos na superficialidade. Mostrar que existe um lado “difícil” no outro. 4.Formar pequenas comunidades ou grupos de famílias interessados na construção de uma nova realidade social. 5.Motivar para a participação ativa na comunidade eclesial. 26

Construir a família com base sólida...

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha.

Construir a família com base sólida... Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou,

Construir a família com base sólida... porque estava construída sobre a rocha.

Construir a família com base sólida... Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.

Construir a família com base sólida... Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!” (Mt 7,24-27)

CONFORMAR-SE A JESUS “A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão a toda a sua pessoa ao saber que Cristo o chama pelo nome. É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida.” (DA 136 – parecidos com o Mestre)

Pedir a ajuda ao Espírito Santo Invocar o Espírito Santo para podermos dar o testemunho de proximidade que entranha proximidade afetuosa, escuta, humildade, solidariedade, compaixão, diálogo, reconciliação, compromisso com a justiça social e capacidade de compartilhar, como Jesus o fez. (Cf DA 363)

Maria, mãe dos Discípulos Missionários Fixar o olhar em Maria e reconhecemos nela a imagem perfeita da discípula missionária. Ela pede que façamos o que Jesus nos diz (cf. Jo 2,5) para que Ele possa derramar sua vida em nosso meio. Junto com ela, queremos estar atentos uma vez mais à escuta do Mestre, e ao redor dela, voltarmos a receber com emoção o mandato missionário de seu Filho: “Vão e façam discípulos todos os povos” (Mt 28,19) (Cf DA 364)

Convertei-vos e creiam... A conversão pessoal desperta a capacidade de submeter tudo ao serviço da instauração do Reino da vida. Do bispo ao leigo, todos são chamados a assumir atitude de permanente conversão pastoral, que implica escutar com atenção e discernir “o que o Espírito está dizendo às Igrejas” (Ap 2,29) através dos sinais dos tempos em que Deus se manifesta. (DA 366)

Um Pentecostes diário “O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros;”

Um Pentecostes diário “identifica-nos com o Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais;”

Um Pentecostes diário “e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que todos ‘tenham vida nEle.”