Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/2016 18:48 1 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) O Modelo Entidade-Relacionamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Abordagem Entidade Relacionamento
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Modelo Entidade-Relacionamento
APSOO Aula 03.
DESENHO de BASE de DADOS RELACIONAL
O Modelo E-R Definição: Características
Modelo Entidade-Relacionamento
Org. e Projeto de Banco de Dados
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Engenharia de Requisitos Requisito – sistema Caso de uso - usuário
Trabalho CAPA 1ª Parte – Apresentação da Organização e Conceitos de Qualidade Nome da Organização Descrição da Organização O que é qualidade para a empresa?
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
SGI Sistema de Gestão Industrial
Tecnologias de Linguagens para Banco de Dados I
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante
Prof. Alfredo Parteli Gomes
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software - BDD
SGE Sistema de Gerenciamento de Estabelecimentos
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
Análise MER: Fábrica de Calçados
Diferenças entre DER e Engenharia de Informações
Campus de Caraguatatuba Aula 6: Modelo Entidade Relacionamento (3)
Ferramentas de modelagem do SI
Fase de Elaboração: Fluxo de Análise Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Profª Daniela TLBD.
Curso Técnico em Mineração
Modelagem de processos de negócio com Diagrama de Atividades
Modelagem de processos de negócio com Diagrama de Atividades
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Laboratório de Programação
Financeiro – Controle de Cheque
Financeiro – Controle de Cheque IdentificaçãoFIN_015 Data Revisão09/10/2013.
Expansão dos Casos de Uso
Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.
Professora: Sílvia C. Matos Soares
Modelo Entidade-Relacionamento
Projeto de Banco de Dados
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
URCAMP – Curso de Informática
Banco de dados e tipos de programação
Banco de Dados I Aula 4 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
Banco de Dados I Aula 3 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
4 Projeto de Banco de Dados Carlos Alberto Heuser.
Banco de Dados I Aula 5 - Projeto Conceitual de Banco de Dados
Projeto de Banco de Dados Ceça Moraes Dezembro/09.
1 Fórmula Visual RM. 2 Prática 05 – Criando uma Fórmula Visual de Processo Fórmula Visual RM Prática 05: criar uma fórmula visual que possa ser.
Análise e Projeto de Sistemas
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante.
Modelo Entidade-Relacionamento (ER)
Modelo de Entidade-relacionamento
Financeiro - Controle de Cheque. Objetivo Cadastrar os cheques recebidos pela empresa; Realizar os depósitos dos cheques; Cadastrar as situações dos cheques.
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I - WEB Prof. João Ricardo Andrêo 29/5/ :40 1 Atividades: 1 - Criar uma base de dados para uma empresa.
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :17 1 Atividades: 1 – Descreva os tipos de dados existentes no Microsoft.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
Modelagem de Banco de Dados através do ERwin
T ABELAS Banco de dados. Banco de dados = Conjunto de dados armazenado eletrônicamente Relação = Conjunto de elementos da mesma estrutura R ELAÇÃO.
Prof. Thales Castro.  Histórico  Vantagens & Desvantagens  DFD’s  Exercício.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 1 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) O Modelo Entidade-Relacionamento foi desenvolvido com o objetivo de criar um protótipo, em escala menor, de uma solução que deseja-se implementar. O protótipo (modelo), permite uma comparação ao desenvolvimento do produto final, com menor custo, tempo e trabalho. Através do modelo pode-se criar e testar funcionalidades, avaliando o projeto antes da implementação final. O Modelo Entidade-Relacionamento propõe definições e regras para o projeto de banco de dados, assim como a relação dos dados com as funcionalidades que esses devem implementar. O projeto pode passar por refinamento até chegar a fase final, que é chamado de projeto físico (DER). Há vários componentes do Modelo Entidade-Relacionamento, os quais conhecemos no DER: entidade, atributo (chave e não chave) e relacionamentos.

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 2 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) (continuação) Como no DER, a entidade é representada por um retângulo, com o nome da mesma no singular, conforme figura abaixo. Seus atributos são representados por pequenos círculos, vazios, ligados a entidade. O atributo chave, também recebe o mesmo tipo de representação, diferenciando apenas no preenchimento total do círculo. O relacionamento é representado por um losango, e seu conteúdo é geralmente um verbo ou locução verbal que expressa a ligação entre as entidades, conforme figura abaixo. A cardinalidade do relacionamento é representada na ligação entre as entidades. FUNCIONARIO MATRICULANOME PERTENCE N 1 DEPARTAMENTO CODIGODESCRICAO

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 3 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) (continuação) As cardinalidades do relacionamento, são as mesmas vistas no DER. Existe apenas uma exceção no relacionamento M x N. No DER quando ocorre este tipo de cardinalidade entre duas entidades, deve ser acrescentada uma terceira entidade com os atributos chaves das duas entidades, passando então a existir um relacionamento 1 x N de cada uma das entidades, com a terceira. No MER esta representação restringe- se apenas nas duas entidades, conforme exemplo abaixo. CLIENTE CODIGONOME COMPRA N M PRODUTO CODIGODESCRICAO

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 4 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) (continuação) Exemplo das representações de cada cardinalidade. FUNCIONARIO MATRICULANOME GERENCIA 1 1 DEPARTAMENTO CODIGODESCRICAO VENDEDOR CODIGONOME ATENDE 1 N CLIENTE CODIGONOME

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 5 FUNCIONARIO MATRICULANOME PERTENCE N 1 DEPARTAMENTO CODIGODESCRICAO CLIENTE CODIGONOME COMPRA N M PRODUTO CODIGODESCRICAO Modelo Entidade-Relacionamento (MER) (continuação) Exemplo das representações de cada cardinalidade.

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 6 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) Estudo de caso, para uma padaria. O Sr. Junior, possui uma padaria, que comercializa pães, frios, laticínios, lanches, refrigerantes, sucos, sorvetes, balas, chicletes, cartões telefônicos e uma enorme diversidade de produtos expostos nos balcões. Neste estabelecimento trabalham diversos funcionários que executam as funções de caixa, atendente, serviços gerais e padeiro. O proprietário deseja que os produtos vendidos sejam registrados para que o cliente efetue o pagamento na saída do estabelecimento, no caixa, e que os produtos sejam visualizados no momento do pagamento com a soma total, bastando ao funcionário confirmar, informando a forma de pagamento e o valor para que o sistema calcule o troco se necessário. Para tanto, a padaria deverá estabelecer um sistema de cartão com um código numérico (com barras) para identificação do cliente, relacionado a este os produtos adquiridos.

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 7 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) Estudo de caso, para uma padaria. (continuação) Dessa forma o Sr. Junior terá o controle dos produtos vendidos, permitindo o controle do estoque, política de reposição dos produtos, estoque mínimo e máximo, etc. Outra informação importante é dada aos fornecedores, como endereço, nome de contato, empresa, etc, para efetuar as compras e reposições necessárias. Vamos pensar então no problema proposto pelo Sr. Junior e construir um modelo por meio de diagramas que represente as entidades e os relacionamentos a fim de proporcionar a solução ideal para o Sr. Junior. Antes de iniciar a representação gráfica, devemos seguir alguns passos para auxiliar o processo da representação.

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 8 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) Estudo de caso, para uma padaria. (continuação). 1 – Listar as entidades candidatas a integrante do modelo Quando temos uma descrição da situação, devemos ler com atenção, identificando e destacando as possíveis entidades e relacionamentos, assim como os principais atributos e verbos para posterior análise, atribuindo-lhes os devidos papeis no modelo a ser criado. 2 – Analisar e selecionar as entidades que realmente fazem parte do modelo, descartando as demais. 3 – Analisar o relacionamento entre as entidades. 4 – Definir a cardinalidade dos relacionamentos. 5 – Definir as restrições dos relacionamentos. Vamos definir o valor máximo e o mínimo de cada cardinalidade.

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 9 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) Estudo de caso, para uma padaria. (continuação). 6 – Definir os atributos das entidades, as chaves primárias e relacionamentos com as chaves estrangeiras quando houver. 7 – Desenhar o diagrama.

Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 10 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) Diagrama do Sistema da Padaria.